Como guardar e armazenar no quarto das crianças?
Para que guardar e armazenar no quarto das crianças não se torne uma tarefa impossível, precisamos entender qual é o tipo de armazenamento mais adequado para cada coisa e onde o colocaremos.
Existem diferentes estratégias para organizar corretamente os quartos caóticos das crianças da casa e não desanimar na primeira tentativa.
Sabemos que os quartos das crianças abrigam uma infinidade de objetos e acessórios (roupas, brinquedos, livros…) e que esses cantos abertos à imaginação, sem a devida ordem, podem acabar deixando qualquer pessoa desesperada.
Armazenar no quarto das crianças, planejamento prévio
Para ajudar uma criança a organizar o seu quarto e coisas pessoais, primeiro é necessário analisar quais problemas contribuem para a sua falta de ordem. Isso é essencial para encontrar uma solução rápida.
Você tem que se colocar no lugar deles, ou seja, olhar o espaço e os móveis do ponto de vista da criança. Desta forma, é essencial que as soluções que propomos sejam práticas para os nossos filhos, ou seja, devemos organizar o ambiente de acordo com o esforço que a criança pode fazer dependendo da sua idade.
Devemos calcular a altura da criança para colocar as roupas e os objetos mais usados nas prateleiras inferiores ou em gavetas no chão. O restante pode ser colocado nos níveis superiores.
As portas dos armários devem ser completamente removidas, a altura das barras abaixada, cabides feitos sob medida para as suas roupas, recipientes no nível do chão para guardar brinquedos e caixas plásticas abertas para guardar meias e roupas íntimas.
Armários que crescem com crianças
Armários personalizados, embutidos, modulares, ajustáveis… Trata-se de economizar espaço, facilitar o acesso da criança às suas coisas e manter sempre uma certa ordem no seu quarto.
Como sempre, os móveis personalizados e armários embutidos são os que oferecem a melhor solução para suas necessidades específicas. Os sistemas modulares também são muito úteis, pois permitem adicionar ou remover módulos. Muitos desses sistemas incluem camas altas com mesas, gavetas ou armários embaixo para economizar espaço.
Espaço extra
As camas altas com armário em baixo são uma boa opção para uma única criança. É uma estrutura compacta que inclui cama, armário, estantes e gavetas.
Nosso filho terá a sensação de estar em uma beliche, mas ao invés de ter uma segunda cama na parte inferior, terá um armário para guardar as suas coisas.
Organizadores de armário
Fabricados em metal ou madeira, são muito úteis para manter tudo no seu devido lugar. Nos armários recomenda-se que a altura das prateleiras e barras seja regulável para se adaptar ao crescimento da criança.
Prateleiras ajustáveis
As prateleiras ajustáveis também crescerão com eles. É aconselhável não as colocar acima da cama, pois não fica muito confortável. As estantes com prateleiras são feitas em todos os tamanhos e se encaixam em qualquer canto.
Armazenar no quarto das crianças, classificar e simplificar
Os quartos das crianças são geralmente pequenos e frequentemente compartilhados. As crianças não conseguem se organizar quando o armário e as prateleiras estão cheios de roupas e objetos.
Desta forma, para um melhor aproveitamento do espaço, os brinquedos e as roupas devem ser classificados, eliminando tudo o que deixou de ser usado ou ficou pequeno. Também podemos colocá-los nas prateleiras mais altas.
As etiquetas são uma grande ajuda para lembrar ao nosso filho o que deve guardar em cada recipiente. Podemos ensiná-lo a jogar de ‘guardar onde pertence’, procurando a etiqueta certa.
Outra solução bastante eficaz é comprar caixas de cores diferentes e atribuir um objeto a cada cor: por exemplo, amarelo para livros, vermelho para bonecas, azul para jogos de tabuleiro…
Outros sistemas de armazenamento
Entre as propostas mais convencionais estão os cestos, caixas de plástico transparente para que as crianças vejam o seu conteúdo, carrinhos com ou sem rodas, baús de nylon, bancos de madeira e baús com tampa que servem de assento ou superfície para pintar, escrever…
Todos eles, de cores vivas e fáceis de manusear pela criança, podem ser colocados em prateleiras, embaixo da cama ou em um canto do quarto designado para ela.
Guardar e armazenar no quarto das crianças: propostas originais
Existem outros organizadores infantis práticos que podem ser pendurados nas paredes da quarto: bolsas de malha, cestos de bicicleta, ganchos e outros cabideiros, tiras de velcro (uma parte é fixada nas costas dos bichinhos de pelúcia e a outra na parede).
Outra variante é costurar no brinquedo um anel de plástico, com mais de 3 cm de diâmetro, que será pendurado em ganchos instalados para esse fim.
Como você pode ver, evitar o caos no quarto de uma criança se tornará uma tarefa simples.