Como manter o seu guarda-roupa organizado

19 de setembro de 2018
Há uma série de recursos que você pode usar para tornar o seu guarda-roupa muito mais organizado. A seguir, daremos algumas ideias para ajudá-lo nessa tarefa.

No artigo a seguir, daremos algumas dicas e ideias para manter o seu guarda-roupa organizado com perfeição. É verdade que muitas vezes acumulamos roupas, acessórios, sapatos e começamos a guardar tudo sem nenhum critério. Por isso, fica impossível encontrar o que precisamos.

É preciso ter um bom critério para organizar nossos armários ou guarda-roupas. É importante remover as peças que não usamos há muito tempo. Não há necessidade de jogar tudo fora; podemos doar ou reciclar. Na loja da H&M, por exemplo, eles recebem sacolas de roupas usadas. Além disso, para cada sacola que você levar, eles darão cupons com descontos para as suas próximas compras. A iniciativa é conhecida como “Coleta de roupas”.

Depois de separar as roupas que realmente vamos usar, devemos colocar mãos à obra para termos um guarda-roupa bem organizado. A seguir, daremos algumas ideias para ajudá-lo.

1. Divida as roupas de acordo com a estação

Embora possa parecer uma perda de tempo, é essencial reorganizar nossos armários após as mudanças de estação. Assim, ficará mais fácil encontrar as coisas em cada época do ano.

Pense que as roupas de inverno tendem a ocupar mais espaço do que as roupas de verão, então você deve levar isso em conta ao distribuir o espaço. Se o guarda-roupa for alto, você poderá aproveitar a parte superior para guardar as roupas que você não usa o tempo todo.

Para isso, é melhor comprar caixas de tamanhos diferentes, que se adaptem bem a todo o espaço disponível, para assim, aproveitá-lo ao máximo. Para ternos ou casacos, você poderá comprar capas de plástico.

E, finalmente, lembre-se de sempre deixar um espaço para a roupa de meia estação. Na verdade, são as mais usadas.

2. Organize as peças de vestuário por categorias e de forma cromática

Desta forma, haverá uma maior sensação de organização. Divida as roupas de acordo com os tipos: camisas, calças, etc. E se você for uma pessoa muito organizada, também poderá fazer subdivisões, por exemplo, levando em conta o tipo de manga, os tecidos… Portanto, você também estará organizando por tamanho.

manter o seu guarda-roupa organizado

Cada peça ficará melhor em uma parte ou outra do armário. Por exemplo: camisetas, moletons e calças podem ficar dobrados nas prateleiras, pois não ficarão tão amassadas.

No entanto, camisas, vestidos… vão ficar menos amassados se estiverem em cabides. Pode parecer um desperdício, mas é melhor ter um cabide para cada peça: elas ficarão menos amassadas e você as encontrará mais rapidamente.

Se você quiser ir mais além, então organize as roupas por cores. Dessa forma, você conseguirá uma grande sensação de equilíbrio e ordem.

3. Deixe um espaço específico para os seus sapatos e acessórios

Finalmente, queremos falar sobre os acessórios e complementos, que também têm a sua importância.

Para os sapatos, é melhor que na parte inferior do guarda-roupa exista uma sapateira, podendo ser um móvel com gavetas ou uma estrutura com prateleiras, para dessa forma mantê-los mais à vista. Se isso for possível, você ganhará mais espaço no quarto, para colocar outros móveis.

Para sandálias e sapatilhas de pano, podemos optar por sapateiras de tecido, que ficam penduradas de forma vertical na barra do armário, como se fossem mais um cabide.

Quanto aos acessórios, você poderá usar o interior das portas para colocá-los, desde que não sejam portas de correr. Na superfície, a meia altura, podemos colocar painéis ou ganchos, para colocar nossas bolsas, pingentes, cintos, enfeites de cabelo, etc.

No caso dos acessórios maiores, por exemplo, as bolsas, você pode usar prateleiras, para colocá-las de forma ordenada e consecutiva, assim como com os sapatos.

E para as nossas roupas íntimas e trajes de banho, podemos comprar separadores, para criar dessa forma, pequenos compartimentos em uma mesma gaveta. Caso contrário, os cabideiros de tecido são uma excelente escolha, especialmente porque quase não ocupam espaço: podem ser pendurados na vertical na barra do guarda-roupa.

manter o seu guarda-roupa organizado

Manter o seu guarda-roupa organizado

Como você pode ver, manter o seu armário organizado não é tão difícil. Você só terá que ser constante e usar os diferentes recursos que vão nos ajudar a distribuir as roupas e acessórios. Eles também poderão ser usados para organizar a nossa casa; em geral, são muito versáteis.