Ideias para aproveitar espaços

· 25 de agosto de 2018
Aqui você aprenderá truques simples que serão muito úteis na hora de decorar pequenos espaços. Descubra o que você pode fazer para aproveitar cada espaço da sua casa.

As pequenas casas representam um desafio por causa das limitações de espaço que oferecem em termos de armazenamento. Além disso, guardar tudo o que acumulamos ao longo do tempo, não ajuda a manter a ordem. E, tudo fica ainda mais complicado em casas onde a superfície disponível não é muito ampla. Nesses casos, aproveitar espaços é essencial.

A economia de espaço e o uso deles nos permitem ganhar em amplitude, conforto e ordem. A chave é como organizamos as coisas para aproveitar espaços.

Como aproveitar espaços nos quartos

O quarto é o local da casa para descanso e conforto. Portanto, ele precisa ser um ambiente descontraído que o convide a se desconectar e relaxar.

A organização é algo essencial. Portanto, é importante encontrar soluções de armazenamento funcionais. Além disso, é importante incluir elementos que não suponham um sacrifício de espaço. Ou seja, que possam aproveitar ao máximo o espaço disponível no ambiente.

Se o seu quarto tiver um espaço muito pequeno, será essencial incluir uma cama com espaço de armazenamento embaixo. Assim, você poderá guardar, por exemplo, roupas de cama, cobertores, almofadas e tudo o que normalmente ocupa muito espaço.

Como aproveitar espaços no quarto

Os móveis feitos sob medida, são uma ótima opção para economizar espaço. Afinal, ocupam apenas as dimensões que planejamos. Você pode buscar projetos prontos que se adaptem às particularidades do seu quarto. Assim, será possível criar algo ideal para a decoração do seu cômodo.

No entanto, se você tiver a possibilidade de escolher, pode avaliar a incorporação de móveis embutidos. Os armários que aproveitam as paredes ajudam a poupar muito espaço porque normalmente são móveis grandes.

Se o ambiente tiver uma boa altura, você pode inovar incorporando uma área de estudo sobre a cabeceira da cama. Este é um recurso que é cada vez mais utilizado, especialmente em pequenos apartamentos. Além disso, proporcionará um uso alternativo ao espaço livre.

Você também pode aproveitar a altura do quarto incorporando uma plataforma para colocar a cama e deixando o espaço abaixo como uma sala de estar.

Um último conselho para o quarto é a escolha da cor branca para paredes e móveis, pois contribui para uma maior sensação de espaço.

 Como aproveitar espaços na cozinha?

A cozinha é um dos lugares mais importantes de uma casa. Por isso mesmo, é um dos lugares mais bagunçados.

Todos nós queremos uma cozinha prática e funcional. Ou seja, um ambiente que esteja sempre organizado, limpo e arrumado. Mas, nem sempre conseguimos.

Para cozinhas estreitas e alongadas, é aconselhável evitar móveis quadrados, pois isso gera pouca funcionalidade. É melhor distribuir os móveis ao longo do ambiente, de acordo com o espaço.

Uma boa opção para esse tipo de cozinha é uma bancada lateral e pequenos bancos. Dessa forma, você terá mais uma peça de mobiliário onde pode colocar os objetos e um lugar para comer sem interromper a passagem.

No entanto, não devemos abusar da mobília porque, quanto mais coisas guardamos, mais desorganizado parecerá o ambiente. Uma dica para evitar isso é colocar bancadas ou prateleiras na parte inferior e superior da cozinha. Dessa forma, guardaremos apenas o que é realmente útil e importante, aproveitando o espaço livre.

Outra opção útil e prática de armazenamento é colocar pequenos recipientes para os diferentes tipos de especiarias e cereais em uma gaveta para mantê-los sempre à mão. Dessa forma, evitaremos a desordem nas gavetas.

As portas de correr são outra grande aliada na cozinha. O seu sistema de abertura e fechamento contribui para economizar espaço. Além disso, não é preciso sacrificar um único centímetro para manter os espaços abertos ou fechados.

A sala de estar, o lugar mais mostrado da casa

Ter uma pequena sala em casa não significa que não possamos transformá-la em um espaço prático e bonito ao mesmo tempo. É importante perceber que podemos passar um tempo lá, sentindo-nos completamente confortáveis.

O ideal para esse tipo de lugar é abrir o espaço o máximo possível. Coloque poucos móveis, apenas o essencial, para dar uma sensação de amplitude. Entretanto, sabemos que nem sempre isso é possível.

Usar as paredes para organizar e decorar com prateleiras soltas, é uma ótima ideia para economizar móveis que, a longo prazo, apenas dificultam a organização e acabarão sendo trocados.

Colocando prateleiras, livreiros ou gavetas ganharemos bastante espaço útil e aproveitaremos os pequenos espaços que permanecem sem uso.

Outro truque para economizar espaço é juntar dois sofás em forma de “L”. Essa é uma opção perfeita para organizar reuniões ou refeições com a nossa família tranquilamente, sem ocupar toda a sala.

Se você combinar, escolhendo sofás que, na parte inferior, tenham prateleiras para deixar livros e revistas, será um diferencial para economizar espaço.

Sofá em "L"

Como aproveitar espaços no banheiro?

Quem disse que não podemos aproveitar espaços no banheiro? Assim como a cozinha, o banheiro é um espaço no qual estamos continuamente indo e vindo. Isso afeta a ordem do cômodo.

Colocar móveis com prateleiras é uma ótima ideia para deixar cestos de vime ou qualquer outro material que servem como espaço de armazenamento. Assim, tudo ficará visível para todos e nos permitirá manter o espaço organizado, evitando o caos nas gavetas.

Se incorporarmos uma porta com uma parte de vidro, adicionaremos luz ao ambiente. Assim, daremos uma maior sensação de espaço no cômodo. Não precisa ser a porta inteira, basta ter alguma parte de vidro.

Colocar nichos como soluções de armazenamento irá adicionar um atrativo nos banheiros. Além disso, é uma tendência muito em moda nos projetos atuais.

Uma opção é colocar eletrodomésticos como lavadoras ou secadoras na parede, ou simplesmente deixar um espaço para guardar toalhas ou outros itens. Além de ser uma ideia muito criativa, economizará muito espaço.

Como podemos ver, quando vamos decorar uma casa pequena, não devemos apenas tentar encontrar soluções que aproveitem ao máximo o espaço. Também precisamos pensar em soluções que economizem espaços.

Qualquer espaço dentro da casa pode ser aproveitado com um pouco de imaginação.