Cores que melhoram o visual do seu quarto: como combiná-las
O quarto é um dos cômodos da casa onde passamos a maior parte do tempo. A decoração deve proporcionar bem-estar, especialmente a pintura das paredes. Por isso, lhe mostraremos as cores que melhoram o visual do seu quarto e como combiná-las.
A harmonia do conjunto deve ser o principal objetivo a ser alcançado. Se conseguir uma boa sintonia entre a cor das paredes e os elementos decorativos, além da roupa da cama, você conseguirá fazer uma boa decoração geral.
Além disso, é preciso levar em consideração a importância de transformar o quarto em um local de descanso. Portanto, a escolha das cores é fundamental. Isso porque elas auxiliam o descanso e proporcionam bem-estar.
Analise bem a decoração do quarto
O primeiro passo é procurar entender qual é o tipo de cor que combina melhor com o seu quarto. Claro que existem outros elementos decorativos que vão influenciar na hora de escolher a cor adequada.
Em um quarto podemos encontrar uma mesa, uma cama e sua mesinha de cabeceira, cadeiras, armário, espelho, cortinas, quadros, etc. Evidentemente, cada pessoa coloca os elementos decorativos que prefere e completa o seu quarto do seu jeito.
Desse modo, depois de já ter analisado quais serão os móveis e elementos decorativos que deseja colocar em um quarto, o próximo passo é pensar em quais são as cores mais adequadas e se combinam com o gosto pessoal de quem vai utilizá-lo.
Cores que melhoram o visual de um quarto
Quais são as cores mais apropriadas para as paredes do quarto? Você não deve escolher de maneira aleatória; cada cor pode trazer consigo um conteúdo e gerar sensações. Vejamos quais são as mais interessantes:
- Salmão: é uma cor suave, quente, que simboliza uma força suavizada, mas que combina com outros móveis e cores, sejam eles marrons, verdes e brancos.
- Branco: a cor que sempre fica bem com outros tons. Pode proporcionar frescor, pureza e limpeza; mas tem maior propensão para manchar.
- Azul-céu: essa cor transmite uma sensação de paz, tranquilidade e sossego. Talvez ela combine melhor com quartos de criança. No entanto, ela poderá ficar muito bem com quartos de adulto.
- Azul-escuro: se o que você deseja é proporcionar uma sensação de seriedade, um clima mais fechado e não tão intenso, os tons escuros como esse podem passar uma sensação de originalidade e personalidade.
- Tons neutros (cinza e marrons): essa categoria de cores devem ser consideradas mais neutras, quer dizer, combinam bem com qualquer elemento decorativo e criam uma harmonia visual. Não são muito intensas, além de passarem despercebidas.
- Roxo: essa cor é mais atrevida, mas cria também um ambiente alternativo, relaxado e mais boêmio ou elegante, dependendo da decoração e dos móveis que se aplique essa cor.
-A cor me capturou. A partir de hoje, a cor e eu somos uma coisa só.-
Paul Klee
Combinação de duas cores em um quarto
Pode-se aplicar uma combinação de cores na parede. Claro que deve haver um diálogo e correspondência; uma má combinação pode ser sinônimo de mal-estar diário e provocar rejeição a esse espaço.
Muitas vezes, pode ser difícil estabelecer uma combinação entre gamas de cores; no entanto, é preciso saber fazer uma combinação racional e não improvisada. A seguir, daremos algumas dicas de combinação de cores:
- Cinza e azul-escuro: o contraste entre essas duas cores cria um clima tranquilo, sério, elegante e sossegado. São tons frios que combinam com a decoração.
- Marrons: se forem usados tons dessa gama de cores, pode haver uma combinação em que um tom será mais claro que o outro, ajudando a ter um diálogo entre as cores.
- Verde e branco: é preferível que a cor verde seja bem escura, para que dessa forma se estabeleça o contraste com a pureza do branco.
- Roxo ou laranja e branco: se preferir uma tonalidade mais intensa e atrevida, tanto o roxo quanto o laranja podem proporcionar uma sensação de frescor e intensidade para o quarto.
– Existem cores que nos atraem pela sua graça e outras que nos repelem porque nos causam tédio. –
J. W. von Goethe
Cores que melhoram o visual: luminosidade
O vínculo que se estabelece entre as cores será influenciado também pela luminosidade. Ela faz com que as cores se destaquem mais e ganhem força ou brilho, dependendo da tonalidade.
Por um lado, as cores mais claras, como o azul, branco, verde, salmão, ganharão intensidade e ajudarão a aumentar a luminosidade do quarto.
Por outro, os quartos com cores escuras precisam de uma boa iluminação natural para que possamos visualizar o conjunto e para que a cor não “engula” o restante da decoração.