3 passos para criar tipis para os seus filhos

· 1 de fevereiro de 2019
Até bem pouco tempo atrás, apenas alguns sortudos sabiam o que era decorar a casa com tipis. Atualmente, essa é uma tendência crescente e, por isso, vamos mostrar como decorar com eles.

Os tipis são um refúgio ideal para as crianças. Colocados nos seus quartos, no jardim ou na sala de jogos, são ideais para brincar, ter um esconderijo favorito ou um cantinho secreto para a leitura. Esse é um complemento que não deve faltar em nenhum quarto infantil. Crie tipis para o quarto dos seus filhos você mesmo. Essa é uma ideia muito original que despertará a sua imaginação.

Os tipis são uma tendência na decoração infantil. É um belo presente que você vai adorar e também uma razão para as crianças aprenderem sobre outros costumes e culturas. A palavra tipi vem do inglês “teepee“. Eles eram as cabanas nas quais os índios Sioux costumavam viver. Há tipis de todos os tipos nas lojas infantis, mas se você quiser fazer uma você mesmo, precisará somente de um pouco de tempo e de estilo. Assim, vamos lhe mostrar duas maneiras de fazer isso com três passos simples para cada uma.

1. Crie tipis sem costura

Crie tipis sem costura

Para este modelo de tipi, você não precisa saber costurar. Você precisará somente de um pouco de habilidade e alguns materiais: seis bastões redondos, tesoura, corda, uma pistola de silicone, uma furadeira, tecidos coloridos e todos os enfeites que você queira incluir.

  1. Primeiramente, devemos fazer um furo nas extremidades dos bastões para passar a corda e assim amarrá-los uns com os outros. Certifique-se de que o nó fique forte o suficiente para que os bastões não se movam. Essa extremidade será a parte mais alta do tipi. Assim, nós já teremos a estrutura.
  2. Comece a envolver a estrutura do tipi com os tecidos. Comece pelo topo com tiras de tecido largas. Prenda-as aos bastões com a pistola de silicone (cola quente) e então corte o excesso de tecido. Repita a operação com tiras de tecido cada vez mais largas, até cobrir completamente a estrutura.
  3. Escolha onde ficará a porta e então faça um corte de cerca de 85 cm, para que as crianças possam entrar e sair. Você também poderá arrematar o corte do tecido com o silicone. Adicione os detalhes da sua preferência e voilà: aqui está o nosso primeiro tipi!

2. Se você souber costurar

Outra maneira de confeccionar um tipi é cortar pedaços de tecido e costurá-los juntos. Isso também é muito fácil. Escolha os tecidos que você mais gosta e, se você não quiser complicar, tente não utilizar estampas com motivos geométricos, para não precisar “casá-los” ao costurar.

Corte pedaços de tecido e costure-os.

  1. Corte seis triângulos de 70 cm de base e 1,35 m de altura. Um dos triângulos será a porta, então faça um corte de 85 cm e arremate as bordas da entrada. Você também precisa cortar 6 tiras de tecido com cerca de 8 cm de largura por 1,5 de comprimento. Com estas tiras dobradas, vamos fazer as guias pelas quais passaremos os bastões de madeira redondos que servirão de estrutura.
  2. Junte os seis triângulos de tecido com uma das tiras de tecido entre eles. Isto é, triângulo-tira de tecido dobrada-triângulo. Arremate a parte inferior e a parte superior com cuidado, para não fechar as guias de tecido por onde vamos passar os bastões de madeira.
  3. Vamos preparar os bastões de madeira com um furo em uma das extremidades, assim como no tipi anterior. Insira os bastões nas guias de tecido. Passe uma corda pelos furos dos bastões e então amarre tudo com muito cuidado. E já está pronto. Agora você só precisa decorá-lo.

Crie tipis e decore-os com acessórios

Crie tipis e decore-os com acessórios

Você pode usar tiras de outros tecidos, franjas, fitas de passamanaria, fitas infantis ou laços. Adicione plumas, pompons ou flores de tecido. Qualquer coisa de que você gosta. Não tenha medo de combinar tudo. O seu filho vai adorar e brincará com tudo que você colocar nele. Inclusive, se você ousar com tinta para tecido, você mesmo poderá desenhar as estampas. Uma coisa que seu filho vai gostar muito será ver o nome dele no tipi. Para isso, você poderá utilizar tinta especial para tecido e estêncil. É muito fácil.

Coloque o tipi sobre um tapete macio com pelos longos. Outra opção divertida é colocar um piso de grama artificial ou então um tapete colorido. Coloque também almofadas no seu interior. Coloque dentro do tipi os livros ou brinquedos favoritos do seu filho e uma lanterna pequena, que possa iluminá-lo por dentro. Quando você tiver instalado o tipi no quarto, chame o seu filho e não o deixe abrir os olhos até que ele esteja na sua frente. Certamente, ver a sua carinha valerá o tempo que você investiu na criação do seu próprio tipi. Ele ficará muito feliz com a sua barraca.