Como fazer 5 acessórios simples usando corda

· 12 de agosto de 2018
Você quer dar um toque diferente e descolado para a sua casa? Use a corda como um recurso decorativo original e inovador.

Um material tão simples como uma corda pode servir para a decoração da sua casa. Por isso, vamos lhe mostrar como fazer cinco acessórios simples usando corda.

Talvez você faça a seguinte pergunta: o que posso fazer com uma corda? Existem várias formas de trabalhar esse material e de utilizá-lo com fins decorativos e funcionais.

É por isso que não se deve jogar uma corda no lixo quando não for mais utilizada. Na verdade, ela pode ter um segundo uso e, assim, cumpriremos uma função muito boa para o meio-ambiente: a reciclagem.

Vejamos a seguir, alguns acessórios para fazer usando corda.

Caixinhas para armazenagem

Outra fórmula muito simples e que traz uma estética original são as caixinhas feitas com corda. Elas podem ser feitas de duas maneiras:

  • Cilíndricas
  • Quadrangulares

No fundo, a cilíndrica acaba parecendo com um copo, mas traz um caráter artesanal. Para os banheiros, são muito úteis para guardar escovas de dente, pentes, etc. Um sabonete líquido também é um elemento que pode ser decorado com cordas.

Como colar a corda no objeto? Pode-se passar a cola na superfície ou usar um adesivo, já que a corda não estraga e adere perfeitamente.

Lâmpada de corda

Outro acessório decorativo é a lâmpada de corda. Ela pode ser feita de muitas formas e designs. Quais exemplos podemos destacar?

  • Cordas pendentes verticais, cada uma com uma lâmpada.
  • Lâmpada com cordas entrelaçadas com uma luz no centro.
  • Sino circular ou quadrangular, com cordas anexadas.
  • Corda que segura uma lâmpada.

Neste sentido, a sensação estética que se transmite tem caráter artesanal, levando-nos a um ambiente marítimo, próprio dos portos, dos barcos e das tavernas dos marinheiros.

Em outros palavras, ganha-se um sentido muito mais simples, que rompe as formalidades e a elegância, dando um caráter muito mais informal.

Espelho com moldura de corda

Um espelho é um elemento decorativo que não pode faltar na casa. Seja no banheiro, no quarto ou na entrada, os espelhos têm uma função muito importante no dia a dia. Por isso, é preciso importar-se com a sua estética.

Como a corda pode ser utilizada aqui? Em um espelho com moldura larga, podemos colocar as cordas com cola. Podemos ter uma ou várias linhas de corda.

Por outro lado, podemos pendurar o espelho em outra corda, que o sustente com um gancho. Assim, o efeito ótico gerado é muito atrativo e inovador, muito diferente dos espelhos aos quais estamos acostumados.

 As cordas trazem originalidade e inovação na decoração.   

No corrimão

Se você tem um duplex e deseja decorar as escadas que levam ao andar superior, outra maneira de trabalhar a corda é através de um corrimão.

diy corda- acessórios simples usando corda

A sua colocação e design são muito simples. A finalidade, é claro, será de se apoiar. Além disso, a corda oferece uma grande resistência neste caso, com muita consistência e firmeza. Como podemos colocá-la? É muito simples:

  • Primeiro passo: fixe algumas argolas na parede, com uma distância adequada entre elas.
  • Segundo passo: introduza a corda entre as argolas sem que fiquem muito frouxas.
  • Terceiro passo: aumente a firmeza da corda fazendo nós nos dois extremos. Assim, ao subir pelas escadas, você pode se apoiar nas cordas da melhor maneira possível. 

Esse é outro dos acessórios para fazer usando corda. Esteticamente, conseguiremos um conceito diferente, alternativo e sutil. A escada vai ganhar protagonismo e não passar despercebida.

Acessórios simples usando corda: porta-revista

Um acessório que sempre fica em segundo plano é o porta-revistas. Por que não lhe dar um destaque que nunca teve? As cordas podem ser uma solução para isso.

A maneira de usar as cordas no porta-revistas é através do enlace, entrelaçando umas com as outras. É claro que é preciso fazer de uma forma que fiquem firmes e originais.

Na hora de escolher o tom das cordas, não escolha somente o marrom claro. Há outras possibilidades.

  • Marrom escuro
  • Branco
  • Castanho

Assim como pudemos ver, existem várias formas de usar as cordas. Recomendamos que você dê asas à imaginação e crie outras maneiras. Você só precisa de corda, cola ou adesivo.