Crie brinquedos de madeira que seus filhos vão adorar

· 8 de setembro de 2018
Coloque mãos à obra e crie os seus próprios brinquedos de madeira; são uma das melhores opções para que as crianças aprendam brincando ao mesmo tempo em que cuidamos do planeta.

Atualmente, a maioria das crianças possuem mais brinquedos do que precisam. Elas se cansam deles rapidamente e não os valorizam o suficiente. Para que isso mude, sugerimos que você crie os seus próprios brinquedos. É uma maneira de lhes mostrar que construí-los leva tempo e, portanto, devem ser valorizados. Para isso, propomos diferentes brinquedos de madeira que os seus filhos vão adorar.

Por que brinquedos de madeira?

Os brinquedos de madeira, nos últimos anos, têm sido considerados entediantes, desatualizados e pouco interativos. Os brinquedos de plástico, elétricos e digitais vêm ganhando espaço nas prateleiras das lojas e têm feito com que as opções mais clássicas caiam no esquecimento.

Felizmente, essa tendência tem mudado nos últimos anos e os brinquedos de madeira voltaram a ter o seu espaço. Isso não é por acaso, mas por possuírem muitas vantagens:

  • Estimulam a criatividade das crianças. Por serem mais simples do que os brinquedos atuais, forçam a criança a usar a imaginação para criar o jogo.
  • São mais resistentes que os brinquedos de plástico. Esses brinquedos permanecem intactos após receberem batidas ou caírem.
  • São mais seguros, por não conterem peças que as crianças possam engolir.
  • Cuidam do meio ambiente.

Como você poder ver, vale a pena fazer brinquedos de madeira. Você terá que investir várias horas, mas logo verá que o seu trabalho serviu para algo. Seus filhos poderão desfrutar do seu brinquedo por muitos anos e estimularão o seu crescimento graças a ele.

avião de brinquedo de madeira

Jogo da memória

Existem poucos jogos mais tradicionais do que o jogo da memória. É perfeito para jogar em família e não importa a idade. A grande vantagem deste jogo é que você pode adaptá-lo à dificuldade que deseja. Além disso, cabe em uma caixa pequena, por isso você pode levá-lo em qualquer viagem e, assim, entreter as crianças a qualquer momento.

Para fazer um jogo da memória de madeira, os seguintes materiais são suficientes:

  • Pedaço de madeira 
  • Serra
  • Lápis
  • Tinta

Uma vez que você tenha todos os materiais, você deve seguir os passos que mostramos a seguir:

  1. Corte a madeira em pedaços iguais de forma que cada uma delas seja uma peça do jogo. Corte quantas peças quiser. Lembre-se de que cada uma deverá ter o seu par.
  2. Lixe as bordas para que as peças tenham um toque suave e sejam seguras.
  3. Desenhe diferentes figuras nas peças com a ajuda de um lápis.
  4. Uma vez que você tenha os desenhos a lápis, você pode colori-los com tinta.
  5. Por último, aplique uma camada de verniz para que o desenho não apague com o uso.
  6. Arrume uma caixa para guardar o jogo e já estará pronto.

Em relação à dificuldade do jogo, você pode realizar de diferentes maneiras. A nossa recomendação é que você faça muitos pares. Se houver muitos pares e ficar difícil par a criança, você pode remover vários deles. À medida que a criança cresce, você pode adicionar mais opções tornando o jogo mais difícil.

Você também pode combinar os desenhos com as suas respectivas palavras. É uma forma divertida de aprender as cores ou os números.

Alfabeto magnético

A segunda proposta também é muito simples de fazer e você pode fazê-lo ao mesmo tempo que o primeiro, porque os materiais são muito semelhantes. É uma maneira das crianças aprenderem a escrever se divertindo.

Para fazer um alfabeto magnético, você precisará de:

  • 37 peças de pedaço de madeira com 6 centímetros de diâmetro
  • Serra
  • 37 ímãs
  • Marcador permanente
  • Verniz

Uma vez que você tenha todos os materiais, basta seguir os passos que indicamos a seguir:

  1. Corte as peças do mesmo modo que no jogo anterior. Você pode comprar um pedaço grande de madeira e aproveitar para fazer os dois jogos ao mesmo tempo.
  2. Lixe as bordas para evitar que fiquem pequenas lascas que podem ser perigosas.
  3. Com um marcador permanente, desenhe em cada peça uma das letras do alfabeto e os números de 0 a 9.
  4. Envernize as peças e cole um imã atrás de cada uma delas.

Para que as crianças aprendam a ler e escrever, você deve introduzir esse jogo em sua rotina diária. Acostume-os para que a cada dia escrevam o dia da semana, a hora ou o nome de um membro da família.

Os brinquedos de madeira são uma das melhores opções para que as crianças aprendam brincando ao mesmo tempo em que cuidamos do planeta.