5 ideias para decorar as paredes do quarto das crianças

15 de outubro de 2018
Se a sua intenção é decorar um quarto com tema infantil ou se pretende criar um espaço apropriado para crianças, mostraremos uma série de ideias muito úteis.

Você tem dúvidas sobre como decorar o quarto dos seus filhos? Ou você tem uma brinquedoteca e não sabe o que fazer nas paredes? Neste artigo mostraremos 5 ideias para decorar as paredes do quarto das crianças.

Antes de tudo, você deve saber que o tema e a cor serão peças fundamentais; serão o que chama a atenção rapidamente.

É importante que você faça desse espaço um lugar confortável, divertido e agradável. Embora possa não parecer, uma criança pequena ficará mais feliz se o seu quarto for um lugar divertido e sonhador.

1ª ideia: a cor

A cor será o pilar fundamental que proporcionará ao ambiente personalidade e estilo. Dependendo da tonalidade utilizada, poderá gerar diferentes sensações.

Quais são as cores mais adequadas para um quarto infantil? Vejamos alguns exemplos:

  • Azul-celeste: torna o espaço um lugar tranquilo, complacente e aberto; produz uma sensação de amplitude.
  • Rosa: normalmente destinada a quartos femininos, gera calor, delicadeza e tranquilidade.
  • Roxo: uma cor mais ousada, dá maior energia, temperança e caráter alternativo.
  • Branco: pureza, limpeza, amplitude e austeridade.
  • Terrosos-quentes: essa gama de cores proporciona calma, inquietação, tranquilidade e estabilidade.

É interessante que levemos em conta as possíveis sensações de cada cor, já que ela poderá afetar o comportamento dos bebês ou crianças pequenas.

paredes do quarto das crianças

2ª ideia: estampas

As estampas complementam a cor do quarto, além de gerar o tema e o conteúdo. Quais são as estampas mais comuns no mundo da decoração infantil?

  • Geométricas: quadrados, losangos ou círculos, qualquer um deles pode se encaixar perfeitamente; de qualquer forma, é importante que haja dinamização de cores.
  • Pontos: são pequenos círculos, dispostos de maneira aleatória, podendo ser da mesma cor ou de várias cores; ficam ótimos em um fundo branco.
  • Nuvens: devem ser dispostas em um fundo azul claro; obviamente precisa simular um céu.
  • Naturais: árvores, flores ou montanhas, qualquer tipo poderá ser útil para decorar e tematizar o espaço.
  • Temáticas: dependendo do tema que se quer colocar no quarto, as gravuras poderão ser de futebol, basquete, carros, animais, casas, estrelas, etc.
paredes do quarto das crianças

3ª ideia: adesivos de parede

Atualmente existem muitas lojas onde são vendidos adesivos temáticos ou vinil decorativo para quartos infantis. Podem ser encontrados em qualquer loja de decoração.

Que benefícios tem um adesivo? Claro, a facilidade de colocação, uma vez que é simplesmente organizado e colado na superfície em um instante.

Obviamente, é preciso muito mais tempo para pintar uma parede, se comparado a um adesivo que, quando você quiser removê-lo, poderá ser feito de forma rápida e eficiente. Exemplos:

  • Animais: os mais comuns. São coloridos e caricatos, ou seja, com um aspecto mais infantil.
  • Natureza: flores, árvores, montanhas, etc.
  • Disney: os personagens favoritos das crianças podem estar em seu próprio quarto.
  • Cinema: personagens do cinema ou ícones representativos como Star Wars.
  • Esportes: uma infinidade de modelos, incluindo times de futebol.
  • Régua de crescimento: muito procurado no mercado, tem uma provisão de medidas em altura para verificar o crescimento das crianças.

Além disso, você poderá colocar adesivos personalizados e com temas que podem ajudá-lo a escolher o conteúdo do quarto. Na internet pode-se encontrar catálogos muito interessantes.

paredes do quarto das crianças

4ª ideia: evitar cores escuras e intensas

No campo da psicologia infantil, foi investigada a influência das cores sobre as crianças; por esta razão, o seu quarto deverá ser um espaço de recolhimento e tranquilidade.

Uma criança não deve ser hiperestimulada, mas deve ser educada na calma, na atividade e no entretenimento; isto é, ela deve saber como digerir diferentes estados de ânimo.

As cores “brilhantes”, tais como amarelos, vermelhos intensos, laranjas fortes, etc., podem deixar as crianças muito agitadas.

Dessa forma, é importante que elas estejam confortáveis ​​e relaxadas, e, claro, ao seu gosto. Portanto, reserve um tempo para decorar adequadamente o quarto dos seus filhos.

A tranquilidade, a calma e o entretenimento, devem ser os melhores amigos das crianças.

paredes do quarto das crianças

5ª ideia: paredes em sintonia com o mobiliário

A harmonia do conjunto é essencial. Se há um tipo de tema, ele deve estar em sintonia com o todo; qualquer dissonância poderá gerar tensão.

paredes do quarto das crianças

Se uma parede pintada ou com um adesivo mantém uma concordância com o mobiliário, tornaremos o espaço confortável e todos os elementos decorativos estarão em harmonia.

Não se esqueça de que uma criança pequena passará muitas horas no seu quarto, seja dormindo, brincando ou descansando. Portanto, faça com que esse lugar seja tranquilo e acolhedor.