4 dicas para deixar a sua sala de estar mais confortável
Talvez você já tenha pensado no que poderá mudar para deixar a sua sala de estar mais confortável. Ou então, já sentiu que algum cômodo de sua casa precisa de uma mudança?
A nossa preocupação por criar espaços mais confortáveis em nossa casa se explica porque queremos um lar, e não uma casa de revista que, às vezes, pode acabar sendo fria.
Para que uma casa seja um lar, deve ter determinadas características. Por exemplo, ser acolhedora, funcional e confortável; e é sobre isso que falaremos hoje.
Neste post, daremos 4 dicas úteis e fáceis para deixar a sua sala de estar mais confortável e para que você possa aproveitá-la completamente.
A sala de estar…
Quantos momentos são vividos em uma sala! Momento familiares, com os amigos ou mais íntimos.
Todos temos lembranças de momentos vividos na sala de estar da nossa casa ou dos nossos pais ou avós.
Também é muito provável que nos lembremos de como aquelas salas eram confortáveis ou se, ao invés disso, não eram porque tinham um sofá duro ou tudo era muito bagunçado.
O certo é que a sala é um lugar da casa muito importante por ser um dos mais utilizados. Por isso, precisamos tirar o máximo proveito deste cômodo. Não só no que diz respeito ao aproveitamento do espaço, mas também a sua funcionalidade.
Pela importância que a sala de estar merece e para deixá-la mais confortável, a seguir daremos 4 dicas para ter uma sala nota 10.
1. Boa distribuição para uma sala de estar mais confortável
A chave para que qualquer lugar da casa seja confortável e funcional é ter uma boa distribuição.
Para que sua sala de estar fique mais confortável é preciso respeitar a forma do cômodo e tirar o máximo proveito de cada centímetro do espaço.
Para isso, você deve sabe qual distribuição será melhor para a forma do cômodo.
Há salas quadradas, retangulares, circulares ou irregulares, e cada uma delas têm uma distribuição ideal.
O nosso conselho é que, independentemente de como seja a sua sala, tente criar espaços amplos, evitando juntar todos os móveis em uma mesma área.
2. Cuide das distâncias
Para se ter uma boa distribuição, é preciso prestar atenção nas distâncias. Ninguém gosta de entrar em uma sala e se chocar com o móvel ou bater o joelho na mesa de centro.
Por isso, é importante que você leve em conta o seguinte:
- Distância nas áreas de passagem da sala de estar: mínimo 80cm, 100cm se houver armários com gavetas.
- Distância entre os móveis: entre a mesa de centro e o sofá deve haver cerca de 40cm de separação para mover as pernas confortavelmente. Entre o sofá e as mesas auxiliares, cerca de 15cm.
Além disso, vale ressaltar a importância de escolher móveis proporcionais ao tamanho do cômodo onde nossa sala está situada.
Se o cômodo é pequeno e escolhermos móveis muito grandes, a sala ficará visualmente menor e não haverá distância entre eles.
Portanto, além de ficar menor e pouco prática, a sala também poderá ficará insegura.
3. A qualidade é importante
Escolher móveis de qualidade, sem dúvida nenhuma, é indispensável para ter uma sala de estar confortável.
Por exemplo, um sofá com tecidos e espuma de qualidade será muito mais cômodo do que outros, cujos tecidos sejam mais frágeis e cuja espuma não tenha a densidade adequada.
Por isso, é importante testar móveis como o sofá ou a poltrona antes de comprá-los.
4. Seja previdente
Uma das particularidades das salas confortáveis é que elas são versáteis e muito funcionais. Por isso, ainda que seja uma sala pequena, sempre haverá espaço para todos os convidados.
Não há nada pior do que receber visitas e não ter onde acomodá-las.
Para que isso não aconteça com você e a sua sala fique mais confortável, escolha móveis multifuncionais.
Por exemplo, mesinhas auxiliares que possam ser utilizadas como assentos, cadeiras dobráveis, mesas de centro extensíveis, sofá-cama, etc.
Conclusão
Com esses conselhos simples e fáceis de colocar em prática, você fará com que a sua sala fique mais confortável e acolhedora. Um lugar para viver momentos que ficarão para sempre no coração.
Como última dica, gostaríamos de lhe dizer que para ter uma sala de estar confortável, também é fundamental que você leve em consideração o seu tipo de família (com crianças, idosos, etc.).
O seu estilo de vida e as atividades que normalmente você faz também são vitais para criar uma sala confortável. Pensar nesses aspectos fará com que você tenha uma sala cômoda, funcional e adaptada às suas necessidades.