A importância das mesas de centro na sala de estar
As mesas de centro na sala de estar são os elementos que trazem funcionalidade e versatilidade. No entanto, é muito comum não lhe darmos a importância que elas merecem.
Desta vez, falaremos sobre a importância das mesas de centro na sala de estar e por que devemos lhes dar mais atenção.
A localização das mesas de centro é muito importante
As mesas de centro ficam na sala de estar da nossa casa. É válido lembrar que a sala principal é muito importante na casa.
É esta sala que, com certeza todos os nossos hóspedes conhecerão porque é uma passagem obrigatória para todos aqueles que vêm à nossa casa.
Por isso, as mesas de centro também são muito importantes.
Dependendo da mesa de centro que possuímos, a sala passará despercebida ou se destacará.
Dependendo do tamanho, a sala ficará menor ou maior. Então, escolher a mesa adequada é muito importante para, entre outras coisas, cuidar das proporções do ambiente.
Utilidade
Realmente não damos a importância que às mesas de centro merecem, mas se pararmos para pensar na sua função, perceberemos como são importantes.
As mesas de centro possuem tantas utilidades quanto quisermos lhes dar. Geralmente servem de apoio para diferentes objetos:
- Controles de TV, DVD.
- Revistas.
- Vasos.
- Copos.
- Porta-retratos.
- Velas.
Também nos ajuda na hora de realizar jantares ou refeições informais para apoiar as bandejas com lanches, bebidas ou simplesmente para tomar um café.
Obviamente, não podemos esquecer da sua função como suporte para os pés.
No entanto, a funcionalidade dos móveis vem evoluindo e hoje encontramos mesas de centro que se transformam em cadeiras extras quando temos mais convidados.
Como vemos, as mesas de centro possuem muitas funções e dependendo para que a queremos, teremos que escolher uma ou outra.
Se não tivéssemos esse elemento na nossa sala, simplesmente não poderíamos fazer tudo o que fazemos hoje.
Mesas de centro: mais um item de decoração
Embora seja verdade que a mesa de centro deva ser funcional, é também um elemento de decoração. Portanto, não podemos esquecer que deve estar em harmonia com todo o restante da decoração.
O sofá e a mesa de centro são os principais protagonistas das salas de estar.
É importante entender que ambos não precisam ser do mesmo estilo, material ou da mesma cor. Mas devem estar em harmonia.
Por exemplo, se nosso sofá for de couro, é melhor que a nossa mesa de centro seja feita de outro material e não de couro. Caso contrário, o ambiente ficará carregado. Em geral, a mesa de centro deve complementar o sofá.
Uma mesa de centro para cada família
É importante entender que há uma mesa de centro para cada família.
Cada família é diferente e possui necessidades diferentes. Portanto, é importante que você leve em consideração o tipo de família que você tem ao escolher uma mesa de centro.
Parece que não, mas ter filhos em casa nos faz escolher um tipo de mesa ou outro. Por exemplo, neste caso, devemos pensar na segurança.
Em casas com crianças pequenas não é aconselhável ter mesas de centro de vidro, ou com quinas muito pontudas.
Se sua família é grande, talvez a mesa mais adequada para sua sala de estar seja uma grande com gavetas para armazenamento.
Por outro lado, se você mora sozinho com seu parceiro e gosta de arte e inovação, poderá optar por mesas de centro assimétricas.
A escolha da mesa de centro também dependerá do número de pessoas que frequentam a sua sala.
Se você recebe visitas com frequência, é conveniente ter uma mesa que possa ser usada como um banco ou pufe para ter assentos a mais.
Conclusão
Como vimos, a mesa de centro é muito importante. Escolha com cuidado para ter uma sala em completa harmonia e para que você possa tirar dela o máximo proveito.
Leve em conta como é a sua família e quais são as suas necessidades para que você tenha a mesa de centro perfeita para o seu espaço.
Embora a funcionalidade e versatilidade da mesa de centro sejam importantes, não se esqueça de que ela deve ser um complemento do sofá. Não é necessário que seja totalmente igual, mas também não deve destoar do restante da decoração.