9 tipos de sofás ideais para sua sala de estar

20 de setembro de 2018
Quais são os diferentes tipos de sofás disponíveis para uma sala de estar? Conhecendo as características de cada um, será mais fácil fazer a escolha adequada.

Os sofás são uma peça muito importante em nossas salas e em nossas vidas diárias. Nos acompanham em uma noite de filmes ou em uma tarde de descanso. E como existem muitos tipos de sofás, devemos escolher com muito cuidado. Neste artigo, mostraremos algumas opções disponíveis.

Uma sala não é uma sala “de verdade”, se não tiver um sofá como elemento principal. Não importa o seu tamanho, o estilo decorativo ou quanto tempo passamos em casa. A escolha desta peça chave não é uma decisão que pode ser tomada rapidamente. Portanto, confira os melhores tipos de sofás para a sua sala de estar.

9 tipos de sofás ideais para a sua sala de estar

1. Sofá estilo Chester

Começaremos com um clássico: o chester é um sofá com muita personalidade e ideal para ambientes decorados no melhor estilo inglês do século XIX. Eles estão associados às altas classes sociais e no início eram fabricados à mão, embora hoje em dia já sejam fabricados em série.

Este sofá tem um encosto baixo (cerca de 75 centímetros) e conta com um estofamento de capitonê e braços em voluta. A primeira impressão que temos quando vemos um chester é que ele é confortável e macio.

2. Sofá em L

É um dos tipos de sofás mais utilizados para grandes salas e famílias numerosas. Geralmente é colocado nos cantos para aproveitar ao máximo os espaços e é recomendado para ambientes quadrados com decoração moderna.

Tem vários lugares, de acordo com as nossas necessidades, e como o nome sugere, tem a forma de ‘L’, sendo uma parte mais longa que a outra. A medida normal neste tipo de sofá é de dois por três metros.

3. Cantoneira ou sofá de canto

É semelhante ao anterior, mas em vez de ter um lado mais longo que o outro, ambos são iguais. São recomendados em salas pequenas que não tenham grandes janelas perto dos cantos. Um dos mais escolhidos para os apartamentos atuais.

4. Sofá de dois lugares

Outro tipo de sofá para pequenos ambientes ou casas onde apenas uma pessoa ou casal vive. Logo, poderá ser complementado com uma poltrona, um pufe ou uma cadeira de balanço nas laterais. O sofá de dois lugares mede no máximo um metro e meio de largura (semelhante a uma cama) e para que não ocupe muito espaço, é aconselhável colocá-lo contra uma parede.

5. Chaise longue

É um sofá muito bonito que precisa de algum espaço. Sua base tem um formato em “L” mas, neste caso, o lado mais comprido nos permite esticar completamente as pernas… e até mesmo dormir nele. Ele tem um estilo mais do que moderno e é perfeito se normalmente recebemos visitantes que passam a noite em casa.

tipos de sofás

6. Sofá modular

É um tipo de sofá para quem gosta de mudar os móveis de lugar o tempo todo. O bom desta opção é que ela nos dá a liberdade de combiná-la da maneira que mais gostamos, porque é composta de diferentes partes. Eles podem ter encosto ou não, apoio de braços e são comprados de acordo com os módulos que desejamos para o nosso espaço.

7. Sofá em “U”

Você tem uma sala enorme e uma família muito grande? Portanto, esta é a melhor escolha entre os tipos de sofás que existem no mercado. Inclusive, os sofás em “U” são geralmente acompanhados por poltronas e cadeiras auxiliares para formar um quadrado perfeito. No centro, não pode faltar uma mesa baixa para apoiar xícaras de café e bolos.

Caso você também queira obter o “efeito de união” que essa ideia oferece, poderá comprar dois sofás de dois ou três lugares e colocá-los um de frente para o outro. Nas laterais, pode haver tanto uma estufa a gás quanto alguns pufes ou poltronas extras.

8. Sofá Individual

É o contrário do anterior. Estes sofás são bons para complementar um sofá maior ou para ambientes que são muito pequenos. Se você não é uma daquelas pessoas que se deitam por horas assistindo televisão ou lendo, poderá escolher esta opção.

9. Sofá com armazenamento

A sua base é formada por uma grande gaveta que nos permite armazenar todo tipo de coisas: livros, cobertores, roupas, documentos importantes ou até mesmo as nossas economias. Estes compartimentos são normalmente encontrados sob o sofá e são cobertos pelo mesmo tecido e enchimento que recobrem o restante do móvel.

É claro que existem muitos outros tipos de sofás, como por exemplo o ergonômico (para quem sofre de dores nas costas) e aqueles que se transformam em camas. Qual deles você mais gostou? Escolha de acordo com o seu gosto e o que melhor se adapte ao seu ambiente.