Como decorar a sala de estar com móveis grandes
Decorar a sala de estar com móveis grandes tornou-se uma tendência. Não só nas salas de estar, mas também nas cozinhas ou nos quartos.
O móveis grandes trazem muito conforto e tornam os espaços muito mais acolhedores. Claro, devemos ter muito cuidado porque a proporcionalidade é algo importante.
É fundamental que um espaço decorado com móveis grandes seja equilibrado, harmonioso e com muito bom senso.
Obviamente, se o espaço do nosso cômodo for pequeno ou tamanho padrão, será muito mais complicado incorporar um mobiliário grande.
O ideal para decorar a sala com móveis grandes é que os espaços sejam luminosos, amplos e altos. Caso contrário, podemos correr o risco de tornar o espaço menor visualmente.
No artigo de hoje, mostraremos quais são as melhores maneiras de decorar a sala de estar com móveis grandes.
Decorar a sala de estar com móveis grandes
Móveis grandes se referem tanto a sofás, cômodas, prateleiras quanto a qualquer outro elemento decorativo.
Decorar com móveis grandes tornou-se uma das tendências mais seguidas nos últimos anos. No entanto, poucas casas têm espaço o suficiente para aproveitar esse tipo de mobília.
O mobiliário grande chama a atenção e torna-se uma peça única e fundamental da decoração da sala. No entanto, não podemos pensar que, tendo um mobiliário grande podemos nos esquecer do restante da decoração.
Pelo contrário, é preciso ter ainda mais cuidado com os outros elementos decorativos.
Para que você não tenha problemas para decorar a sala com móveis grandes, daremos algumas dicas:
Dimensões:
Conhecer as dimensões do espaço é essencial. Se não soubermos o espaço que temos, dificilmente poderemos ter um bom resultado.
Se você tem o espaço ideal (tetos grandes, luminosos e altos), não há nada com que se preocupar. Você pode escolher um sofá chaise longue grande, luminárias com grandes diâmetros ou um lustre de dimensões impressionantes. Uma estante de biblioteca do chão ao teto também é um elemento perfeito para esse tipo de ambiente.
Se a sua sala for de tamanho padrão, mas você não quer desistir de um móvel grande, encontre um que caiba no seu espaço. Isto é, um móvel no qual você não esteja continuamente tropeçando.
Por exemplo, um espelho grande ou um vaso gigante. Faça desse elemento o centro das atenções, pois ele indicará a disposição do restante dos elementos ao seu redor.
Dessa forma, você não terá espaços vazios, mas toda decoração da sala girará em torno da peça grande.
Mais profundidade:
Decorar a sala de estar com móveis grandes pode nos ajudar a ganhar mais profundidade.
Para isso, apenas disponha, na medida do possível, a peça grande em segundo plano. Isso se a sua sala for muito grande.
Se ela for de tamanho padrão, pense muito bem na disposição. Afinal, a peça não pode interferir com a passagem, mas também não pode ficar isolada em um canto.
Lembre-se do que foi dito anteriormente, a peça grande deve se tornar o centro das atenções. Portanto, brinque com as diferentes dimensões dos outros elementos decorativos.
Combine as peças para criar composições inteligentes que captem os olhares.
Nem muito, nem tão pouco:
Nessa tendência, é fundamental compreender dois dos princípios do design: proporcionalidade e equilíbrio.
A proporcionalidade refere-se a adaptar o tamanho dos elementos à sala ou ao cômodo em questão.
Se tivermos um quarto muito grande e colocarmos elementos muito pequenos, eles ficarão espalhados e darão a sensação de vazio.
No entanto, se fizermos o oposto, ou seja, se em uma pequena sala incorporarmos elementos muito grandes, estaremos deixando a sala ainda menor. Além disso, a sensação será de opressão e desordem.
Por outro lado, o princípio do equilíbrio nos ensina que não podemos exagerar.
Se o nosso cômodo for mais largo que o normal, isso não significa que absolutamente todos os elementos devem ser grandes.
A melhor coisa dessa tendência é o jogo de dimensões que podemos fazer com ela.
Então, se você tem muito espaço, um sofá grande com outros elementos, como um espelho gigante ou uma grande lâmpada, serão suficientes para decorar o ambiente.
Conclusão:
Como você pode ver, decorar com móveis grandes não precisa ser muito complicado. Apenas siga alguns princípios claros:
- O espaço disponível
- Quais elementos grandes gostaríamos de incorporar na nossa decoração.
- Podemos colocar mais de uma peça grande?
- A sala deve transmitir equilíbrio e harmonia.