Algumas dicas para decorar a sua casa com o estilo hindu

· 24 de julho de 2018
A decoração hindu é um mundo cheio de cores e espiritualidade. Aposte nessa tendência na decoração da sua casa.

Quando você decora um ambiente com o estilo hindu, está apostando no colorido, no exótico e na espiritualidade. Esta última é o supõe que encontraremos representações das diferentes divindades.

No processo de criação desse estilo de decoração, você verá que existem algumas dicas indispensáveis. Como explicaremos ao longo do artigo, nesse estilo usaremos diferentes tecidos, texturas e cores.

Para isso, você pode usar vários recursos, embora tenha que tomar cuidado para que os espaços escolhidos não fiquem sobrecarregados.

Além disso, não se esqueça de que andar descalço dentro de casa é um dos costumes dessa cultura. O que isso significa? Significa dar maior importância aos pufes, tapetes e mesinhas, já que todas as atividades diárias são próximas ao chão, como: comer, beber, reunir, conversar…

puff hindu

Puff estilo hindu roxo / decoracionindia.com

Quais são as cores usadas na decoração com estilo hindu?

Antes de mais nada, você deve optar pela ideia do colorido. Isso vai trazer uma sensação de exotismo. O uso de cores ocres, douradas, amarelas, alaranjadas, vermelhas ou rosa-choque é ideal. Você deve usá-las tanto em tecidos quanto em objetos de decoração, móveis e paredes.

O curioso é que isso está intimamente relacionado aos chacras. Eles são centros de energia, cada um se concentra em uma área específica do nosso corpo. Eles ajudam a regulá-lo e equilibrá-lo, bem como a mente. Estão associados a elementos como a água, o fogo… No total há sete chacras: cada um deles é representado por uma cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul índigo e roxo.

Móveis e objetos

De maneira geral, os materiais rústicos predominam. Uma dica: quanto mais artesanal, melhor.

Algumas das madeiras mais usadas na hora de fabricar móveis com estilo hindu são: bambu, carvalho, teca e nogueira. Outra alternativa é a madeira sheesham, originalmente do continente indiano. Hoje em dia, ela é considerada uma das madeiras mais luxuosas, usada entre outras coisas, para construir aparadores, gaveteiros e escrivaninhas.

Outra opção é escolher móveis lacados, já que a laca facilita a manutenção e limpeza. Esse verniz é produzido a partir da seiva de certas árvores, muitas delas são comuns no território indiano.

A madeira não é a única opção, você pode escolher fibras, como o rattan. As suas hastes não são muito resistentes, mas são muito elásticas. Normalmente, elas podem ser moldadas e envergadas para fazer os móveis. Uma segunda fibra é o vime, que é leve e, ao mesmo tempo, resistente.

interior estilo hindu

Tecidos de móveis e Indian / pinterest.es

Podemos encontrar baús, mesas auxiliares de prata, mesas de centro. Um exemplo disso são as mesas chakki, feitas à mão na Índia. Elas são muito baixas e redondas. Tanto os pés quanto o contorno externo são esculpidos com motivos que podem ser geométricos ou florais.

Quanto aos objetos, costumam ser de cerâmica, terracota ou metal. É muito comum a presença de recipientes como vasos, jogos de chá ou especiarias.

Não devemos nos esquecer do uso de lâmpadas para conseguir um ambiente mais acolhedor e envolvente. Quanto às luminárias, há uma enorme variedade.

luminária estilo hindu

Luminária de estilo hindu / decoracionindia.com

Além disso, o ambiente criado a partir dos objetos anteriormente mencionados e do mobiliário pode ser complementado com pequenas imagens de divindades ou de elefantes. Você também pode usar velas ou incenso para criar uma atmosfera de maior misticismo e espiritualidade.

Decorar com estilo hindu: o uso de tecidos

Por fim, vamos nos concentrar nos tecidos. Eles são uma das primeiras coisas que mais chamam a atenção de qualquer turista que visita a Índia pela primeira vez.

Os tecidos ganham, cada vez mais, espaço no mercado, obviamente também no Ocidente. Podemos encontrar toalhas de mesa, tapetes, almofadas, toalhas, roupa de cama… Embora na Europa seja mais exclusiva, a seda em um material muito comum na Índia.

Os motivos decorativos mais vistos são os geométricos, com redemoinhos, os florais… Há também o Paisley, conhecida como lã de caxemira.  Como curiosidade: a origem da lã de caxemira tem mais de 2000 anos, o design foi adaptado às indústrias têxteis de cada país, mas sem perder a sua verdadeira essência.

Além disso, um motivo muito comum é o sol, como uma representação do deus hindu Surya.  Um exemplo disso é visto em tecidos ou vários pôsteres, nos quais vemos um sol desenhado.

Por último, podemos ressaltar a ideia de que, embora atualmente sejam projetados móveis e objetos que recriam esse estilo, você pode encontrar originais da Índia em lojas de antiguidades, feiras, leilões e mercados. Não podemos nos esquecer também das lojas virtuais, cada vez mais utilizadas. Dessa forma, você conseguirá criar um espaço colorido, que transmita uma sensação de aconchego e positividade.