Como destacar o seu sofá azul em qualquer estação do ano
Destacar um complemento tão evidente como um sofá azul pode ser um desafio para muitos. Especialmente para aqueles que se apegam à ideia de que é necessário combiná-lo com acessórios da mesma cor, tons frios ou, dentro da mesma gama de azul.
A combinação de vários tons de azul não deve ser completamente descartada. Mas, existem outras propostas muito mais arriscadas, interessantes e chamativas, que ajudam a obter uma decoração atual, já que usam diferentes contrastes de cores.
Além de levar em conta as características da sala e do restante da decoração, devemos antes de tudo prestar atenção ao tipo de azul do sofá.
O que essa cor transmite?
O azul é uma cor que induz ao relaxamento e à tranquilidade, pois nos traz uma certa sensação de frescor. Isto se deve ao fato de que o azul está intimamente relacionado ao elemento da água. Dependendo do tom e de como ele for combinado, poderá tornar o ambiente mais dinâmico, vibrante, elegante, aconchegante, etc.
É necessário esclarecer que, em suas tonalidades mais escuras, a cor azul poderá dar a impressão de que o ambiente é muito plano, sério, duro, conservador ou, até mesmo, monótono. Portanto, recomenda-se usá-lo com moderação.
Um sofá azul não o obriga a incluir mais tons de azul
Dependendo do tipo de azul, você deve procurar as alternativas que melhor se adaptem ao móvel e, em conjunto, proporcionem uma maior sensação de harmonia.
Até alguns anos atrás, era muito comum a decoração ser baseada em uma mesma cor. O objetivo era criar um senso de continuidade e uniformidade. No entanto, com o passar do tempo, ficou claro que essa nem sempre era a melhor estratégia para obter uma decoração bonita e interessante.
Em vez de fornecer harmonia, o fato de combinar todos (ou a maioria) dos elementos com a mesma cor fazia um espaço parecer monótono.
Hoje em dia está mais do que claro que o fato de ter um elemento de uma determinada cor, como um sofá azul, não implica que essa cor deva ser mantida no restante dos elementos.
Embora existam detalhes que podem ter o mesmo tom de azul do sofá, é importante usar outros tons para destacar a peça através do contraste. Especialmente quando se pretende que o móvel seja o centro das atenções da sala.
Combinações vencedoras
Para obter um resultado espetacular, você deve levar em conta a regra de ouro da decoração: escolher 3 cores e distribuí-las por partes.
Uma cor dominante em 60% do espaço, uma cor secundária em 30% e uma cor complementar em 10%.
Se você decidir que a cor complementar é azul, obviamente essa deve ser adicionada em partes específicas. E se, ao contrário, você quiser dar mais destaque a essa cor, poderá incluir, em maior quantidade, a cor dominante. Em seguida, lhe daremos algumas ideias para destacar o sofá azul.
Se o sofá é azul-escuro, adicione acessórios em cores:
- Mostarda e bege.
- Salmão e rosa.
- Turquesa e rosa pastel.
- Estampas em tons neutros.
Se o sofá é azul-claro, adicione acessórios em cores:
- Amarelo e branco.
- Dourado e creme.
- Cinza-chumbo e marfim.
- Lilás e roxo-escuro.
- ‘Marrom-chocolate’ e bege.
- Estampas em tons terra.
Se o sofá é azul-turquesa, adicione acessórios em cores pastel junto com um tom escuro. Por exemplo:
- Marrom e bege.
- Azul-marinho e creme.
- Ocre e rosa-pálido.
- Estampas em laranja e outros tons de terra.
Saia do tradicional
Um dos elementos mais usados como ponto focal na decoração de interiores, e especialmente nas salas de estar, é o sofá. Esta peça é posicionada como uma referência de conforto, mas também de múltiplos aspectos, variando desde a cor até a textura.
Lembre-se de que, uma cor por si só, nem sempre é capaz de “vestir” um ambiente. É necessário brincar com as texturas, relevos e outros detalhes para obter um resultado interessante, bonito e, acima de tudo, harmonioso.
Assim, para mostrar o seu sofá azul ou de qualquer outra cor, ouse e leve o seu estilo um pouco além do seguro; evite se limitar a adicionar acessórios do mesmo tom. Use a sua criatividade!