Como as cores influenciam a decoração?

· 30 de novembro de 2018
O significado atribuído a cada cor influencia em grande medida o resultado da decoração. Falaremos mais sobre isso a seguir.

A influência das cores tem a sua explicação em diversas disciplinas que, em resumo, atribuem uma série de significados a cada cor, de acordo com as sensações que elas produzem nas pessoas e no seu estado de espírito. Mas, como as cores influenciam a decoração?

Embora seja verdade que a grande obra do famoso escritor, poeta e cientista alemão Johann W. Von Goethe, intitulada A teoria das cores, tenha sido uma das maiores referências nesse sentido, também são consideradas a psicologia da cor e, até mesmo, os preceitos do Feng Shui.

A cor desempenha um papel extremamente importante na decoração, pois ajuda a condicionar um espaço de uma determinada forma, maximizando assim uma ou várias sensações. Nesse sentido, se intui a relevância da primeira impressão.

As cores influenciam a decoração

As cores na decoração

Embora exista concordância com o que é explicado pela psicologia da cor, na decoração o tratamento de cada um dos significados de uma cor não ocorre da mesma maneira. Em outras palavras, o design leva em conta a psicologia, mas não se baseia exclusivamente nela.

A seguir, mostraremos como as cores influenciam a decoração, de acordo com o significado atribuído a elas:

  • Vermelho. Paixão, calor, estímulo, dinamismo. Na decoração, o seu uso é geralmente destinado à cozinha e às áreas de trânsito.
  • Laranja. Alegria, vitalidade, diversão. É incluída nas áreas sociais e de maior atividade. Em alguns casos, pode ser incluída nos quartos infantis.
  • Amarelo. Energia, positivismo, entusiasmo. É usado em áreas comuns, tais como: cozinha, corredores, halls de entrada e outras áreas de alta interação social.
  • Verde. Frescura, calma, equilíbrio, estabilidade. Na decoração, é usado em todos os espaços, pois o resultado é muito gratificante.
  • Azul. Paz, serenidade, frescor, relaxamento, profundidade. Esta é outra das cores preferidas na decoração, tanto que é utilizada em todos os espaços.
  • Roxo. Criatividade, inspiração, riqueza, suntuosidade, misticismo. Esta é uma cor que se adapta muito bem à decoração de diferentes espaços, desde um quarto até um hall de entrada.

A temperatura das cores

A temperatura das cores

Além do seu significado, as cores também são divididas de acordo com a sua temperatura em duas categorias, principalmente:

  • Os tons frios trazem frescor e relaxamento porque não supõem uma noção de muito movimento. Além disso, essas são as cores mais usadas quando se deseja maximizar a sensação de amplitude de um espaço.
  • Os tons quentes trazem vitalidade e dinamismo ao ambiente. Estas são as cores mais usadas para criar uma maior intimidade, proximidade e calor em um espaço. Isto significa que, ao contrário dos tons frios, os tons quentes tornam um espaço menor porque, à primeira vista, supõem uma maior quantidade de energia e movimento.

Existem aqueles que fazem uma terceira distinção; seriam as cores neutras (branco, preto, cinza), que são todas aquelas que podem ser usadas como uma cor de fundo e que, dependendo de como forem combinadas, podem ser mais ou menos quentes.

As cores mais usadas

Além de levar em consideração os significados mencionados anteriormente, na decoração, as cores são escolhidas de acordo com aspectos como a atemporalidade e a sofisticação que elas trazem ao ambiente.

  • Branco.
  • Creme.
  • Azul.
  • Verde.
  • Bege.
  • Marrom.
  • Cinza.

Na decoração de interiores, o marrom e o cinza proporcionam temperança, estabilidade e segurança; enquanto o branco traz luminosidade, amplitude, frescor e limpeza.

É muito comum encontrar essas cores combinadas com tons de creme, bege e outras cores neutras, com o objetivo de criar ambientes com um estilo simples, mas altamente sofisticado.

Verde e azul são cores muito presentes na natureza, por isso, estão intimamente relacionadas a conceitos como: equilíbrio, tranquilidade e vida. Quando escolhemos seus tons mais escuros, a contribuição mais significativa vem em termos de profundidade.

As cores mais usadas

Ideias criativas, ótimos resultados

A magia da cor e da criatividade não tem limites; por isso, o leque de possibilidades ao nosso alcance é muito amplo. O que deve ser levado em conta é que, para alcançar um resultado harmonioso em todos os sentidos, é fundamental buscar um equilíbrio.

Além disso, os contrastes e analogias criados com a paleta selecionada devem respeitar o tamanho e a iluminação natural dos cômodos.

A verdade é que, ainda que se cuide do esquema de cores com a ajuda de alguns truques, é preciso ter a ousadia de fazer certos experimentos para alcançar um estilo único, que traga muitas sensações positivas desde o primeiro momento.