Banheiro seco ecológico: o que é?
Atualmente, há uma maior preocupação com a proteção do meio ambiente. Desde a casa, podemos trabalhar com diferentes fórmulas para melhorar a salubridade e, certamente, não prejudicar a natureza. Por isso, hoje falaremos sobre o banheiro seco ecológico, um sistema alternativo de saneamento.
Esse recurso sanitário é completamente inovador e é uma peça que não é muito comum nas casas. É interessante conhecer as novas tendências em decoração e funcionalidade existentes no mercado, principalmente para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida.
Sem dúvida, esse tipo de recurso não está ao alcance de todas as pessoas, uma vez que eles têm um alto custo. De fato, até recentemente este era um objeto completamente desconhecido e, atualmente, ele está ganhando espaço nas casas novas das cidades e em casas de campo.
O que é exatamente um banheiro seco ecológico?
Um banheiro seco ecológico, como o próprio nome sugere, não requer o uso de água. Geralmente, estamos acostumados à utilização de água no nosso banheiro, com a qual nos higienizamos e eliminamos os resíduos que produzimos diariamente.
No entanto, para esse tipo de banheiro, não precisaremos de canos ou esgotos; basicamente, todo o processo é feito a seco. Podemos continuar indo ao banheiro normalmente, mas não teremos um tanque de água nem precisaremos puxar uma cordinha ou pressionar um botão.
Isso supõe uma economia notável de água; além disso, contribuímos para não contaminar os rios ou águas subterrâneas. Apesar disso, pode surgir a seguinte pergunta: o que é feito com os resíduos? Eles serão usados para o campo, como fertilizante natural.
– Devemos conscientizar a sociedade para um maior cuidado com o meio ambiente. –
4 principais características do banheiro seco ecológico
Aparentemente, esse banheiro não é diferente daquele que geralmente temos nas nossas casas. Ou seja, a instalação desse tipo de recurso não implica em uma mudança na maneira de ir ao banheiro. De fato, ele é exatamente igual em termos de forma e aparência, embora tenha algumas peculiaridades internas:
- Primeiramente, precisamos falar sobre o material. Ele é fabricado com fibra de vidro e a sua resistência à passagem do tempo é considerável; isto é, ele pode resistir ao uso diário perfeitamente e tem a possibilidade de ser trocado de lugar, já que é um elemento móvel.
- Uma vez aberta a tampa, encontraremos um coletor de urina com um cano que vai para o exterior pelo fundo ou simplesmente para dentro de um depósito. Dessa forma, poderíamos nos livrar dos líquidos facilmente.
- Por outro lado, existe o espaço mais amplo para receber resíduos sólidos. Nele, colocaremos serragem, terra ou qualquer outro material seco que impeça o aparecimento de odores e que seja fácil de limpar. Este recipiente pode ser removido, já que não deixa de ser um tipo de balde transportável.
- A limpeza seria feita da mesma maneira que a de um banheiro comum; no entanto, sempre que o utilizarmos, teremos que limpá-lo. Apesar disso, ele pode receber diversos usos e, quando considerado adequado, o processo de eliminação dos resíduos poderá ser realizado.
O que fazer com os resíduos?
Se tivermos um jardim ou se a nossa casa estiver localizada no campo, poderemos fazer uma caixa de compostagem. É neste local que os resíduos e também a serragem serão depositados. Na verdade, este é um espaço para acumular todos os excrementos e que é cercado de madeira.
Esta caixa de compostagem possui um orifício no interior, onde também podem ser depositados galhos e folhas secas para evitar maus odores. De qualquer forma, a própria serragem desempenha uma função extraordinária, evitando que qualquer tipo de mau cheiro seja exalado.
A utilidade que pode ser dada a esse composto para os pomares ou para o próprio campo é formidável. É como se estivéssemos contribuindo para o desenvolvimento da natureza, sem a necessidade de poluir nem de desperdiçar a água.
Caso tenhamos um banheiro seco em uma casa na cidade, podemos usar um recipiente com uma bolsa para acumular todos os resíduos. Nesse sentido, estaríamos gerando mais lixo; no entanto, é recomendável que, se possível, seja dada uma utilidade a este composto no campo.
Vale a pena pesquisar e conhecer os vários tipos de banheiro seco ecológico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Delpas, Clara: La salud, Hispano Europea, 2010.