Silencie o ruído visual em casa

28 de janeiro de 2020
O ruído visual existe e estressa tanto quanto o auditivo. Hoje daremos algumas dicas para que a sua casa seja mais relaxante. Vamos lá?

Vivemos em uma sociedade saturada de informações, ruídos e, às vezes, precisamos reduzir os estímulos para conseguirmos relaxar. Além dos decibéis, também existe o ruído visual, que se refere ao que incomoda o nosso olhar e está fora do lugar.

Olhe para a sua casa e diga: você acha que tudo está no seu devido lugar? Ao limpar toda a interferência, você poderá desfrutar de mais paz e sossego do que imagina.

10 coisas que causam ruído visual na sua casa

1. A cama bagunçada

o ruído visual

Você já sabe o quanto é importante arrumar a cama todas as manhãs, mas com relação ao ruído visual, não há nada mais desconfortável do que chegar em casa e ver a cama bagunçada. O desânimo estará garantido, portanto, tenha como um objetivo: assim que se levantar, arrumar a cama.

2. Roupas espalhadas

o ruído visual

Ao se trocar todas as manhãs, coloque as roupas sujas no cesto e pendure o que você vai usar novamente no armário. Pare de encher a poltrona que você tem no quarto com tudo o que você for tirando.

3. Documentos bagunçados criam ruído visual

o ruído visual

Para faturas, apólices de seguro e toda a papelada em casa, tente ter pastas nas quais você possa arquivar tudo assim que chegar. Escolha um único modelo e identifique as pastas com marcadores coloridos. Não há nada mais estressante do que papéis espalhados e pastas antigas, uma diferente da outra.

4. Uma escrivaninha impecável

o ruído visual

Se você trabalha em casa e tem uma escrivaninha, não a deixe cheia de cadernos, cabos e post-it em todos os lugares. Além de o ajudar a ficar mais concentrado e ser mais criativo, a organização também eliminará alguns graus do ruído visual.

5. Um banheiro em exposição

Silencie o ruído visual em casa

Não é necessário que todos os produtos e acessórios que você possui estejam na bancada do banheiro, muito menos que você os deixe assim, de qualquer jeito.

O melhor a fazer é armazená-los em gavetas com separadores para que eles não fiquem bagunçados. Mas se você quiser ter os que você usa diariamente à mão, sugerimos colocá-los em uma bandeja ou em uma caixa de madeira que combine com o restante dos móveis.

6. Uma cozinha caótica gera ruído visual

o ruído visual

Se você optou por ter uma cozinha com móveis abertos, parabéns! Você incluiu uma das tendências do momento; porém, você já sabe que ela deve estar impecavelmente arrumada.

Frascos iguais, cores em harmonia e nada de amontoar o macarrão, o arroz e o sal nas prateleiras. Organize tudo em fileiras e não as preencha até o máximo da sua capacidade.

7. Atenção com os sapatos

o ruído visual em casa

É um clássico chegar em casa e deixar os sapatos na entrada ou na sala de estar, mas você já percebeu o ruído visual que isso causa? Coloque uma sapateira na entrada e então diga adeus ao caos em um piscar de olhos.

8. Um hall de entrada muito saturado

Silencie o ruído visual em casa

Sim, é ótimo ter um cabideiro no hall de entrada e também uma sapateira, um espaço para bolsas e outro para a coleira do cachorro, mas… não é necessário que todos os casacos da família estejam aí. Por isso, deixe apenas as coisas que você mais usa durante a semana e devolva as outras ao armário, como deve ser.

9. Plantas descuidadas criam ruído visual

Plantas em casa

Se você tem plantas em casa, lembre-se de cuidar delas; caso contrário, é melhor que você tenha plantas artificiais. Definitivamente, nem o chão nem a mesa de centro são lugares para folhas mortas e secas que vão se soltando.

Regue-as, corte as partes danificadas e faça com que floresçam novamente. Aqui no blog, você encontrará dicas para cuidar das suas plantas de interiores.

10. Cabos emaranhados

Cabos emaranhados

A tecnologia nos invade, mas quando teremos um mundo sem fios? Por enquanto, temos que nos conformar em escondê-los em tubos e com prendedores. Esses cabos emaranhados que você costuma ter são puro ruído visual.

Como combater o ruído visual

  • Procure a harmonia através de cores e estampas. Não sature os espaços com muitas cores, escolha uma paleta de cores e a mantenha para, dessa forma, evitar o ruído visual.
  • Você se lembra das sábias palavras de Marie Kondo? Se algo não te faz feliz, é hora de dizer adeus. Assim, revise tudo o que você tem em casa e depure o máximo que puder. Não há nada que produza mais ruído visual do que o acúmulo de coisas.
  • Não sature os ambientes, deixe sempre alguns espaços vazios para dar um respiro à sua decoração.

Então, você tem muito mais tranquilidade agora? Mantenha a bagunça longe de você e, assim, a paz reinará na sua casa.