5 passos para criar uma horta no seu jardim

· 20 de abril de 2019
Se você deseja criar a sua própria horta em casa, mostraremos neste artigo os passos a serem seguidos para criá-la facilmente.

Ter uma horta no seu jardim pode ser uma alternativa prática e, ao mesmo tempo, muito bonita. Se você gosta de jardinagem e passa muitas horas no exterior da casa, criar a sua própria horta pode ser do seu interesse. Além disso, fazer atividades de jardinagem ao ar livre nos ajuda a limpar a mente e a reduzir os níveis de estresse.

A ideia de ter uma horta no seu jardim também o ajudará tanto a seguir uma dieta saudável quanto a economizar dinheiro. Dessa forma, você poderá plantar e colher os seus próprios alimentos e fazer deliciosos jantares e almoços. Além disso, você também poderá plantar as frutas e legumes que quiser. A seguir, mostraremos passo a passo de como você poderá colocar uma horta no seu jardim.

Crie uma horta no seu jardim

1- Escolha a parte adequada do terreno

A primeira coisa que você deve fazer é escolher onde irá colocar a sua futura horta. Você deve levar vários fatores em consideração. O ideal para fazer uma horta no seu jardim é que você tenha uma porção extensa de terreno, visto que, caso você tenha um jardim muito pequeno, o tamanho da sua horta será consideravelmente reduzido.

Construa uma horta no seu jardim

Escolha o local ideal para a sua horta. É necessário que ela não seja colocada no centro do seu jardim, uma vez que isso obstruiria a passagem e seria muito desconfortável. Além disso, tente instalá-la em um local onde ela fique exposta à luz solar direta a maior parte do dia.

Por outro lado, se você tiver animais de estimação em casa, deve prestar especial atenção e ter muito cuidado. Se necessário, poderá cercar o perímetro para que, dessa forma, os animais não possam entrar na horta e estragar as plantas.

2- Delimite o perímetro da horta no seu jardim

Uma vez escolhido o local para colocar a sua horta, será muito prático delimitar o seu perímetro. Você poderá colocar várias tábuas de madeira na horizontal, parafusando-as umas às outras. Dependendo do espaço escolhido, você criará um quadrado ou um retângulo com as tábuas de madeira. Dessa forma, a terra e as plantas estarão contidas dentro desse espaço.

3- Preparar a terra

Preparar a terra adequadamente antes de plantar é extremamente importante. A terra deve estar livre de substâncias químicas e tóxicas. Caso contrário, as suas plantas podem ficar doentes e não crescer adequadamente. Você poderá utilizar fertilizante natural e remover a terra várias vezes com um rastelo. Uma vez que você tenha preparado a sua terra fértil e tenha o perímetro delimitado, você poderá proceder ao plantio.

Delimite o perímetro da horta no seu jardim

4- Crie sulcos e plante

Uma vez preparado o solo fértil da sua horta, você poderá fazer sulcos na terra. Os sulcos permitirão que você divida todas as espécies de plantas que que deseja incluir na sua horta. Além disso, tente separar cada espécie corretamente, pois existem algumas plantas que possuem raízes maiores do que outras. Semeie tomates, cenouras, batatas, salsinha, alface e tudo aquilo que você queira plantar.

Regue as suas plantas periodicamente. Todos os dias, sem falta. Dessa forma, você garantirá que eles tenham uma quantidade considerável de água e solo úmido. Se quiser e puder, instale um sistema de irrigação por gotejamento.

5-Identifique as suas plantas

Se desejar, você poderá identificar todas as espécies da sua horta com pequenas plaquinhas. Você poderá comprar plaquinhas em viveiros ou fazer as suas próprias. Coloque-as na terra ao lado de cada planta. Dessa forma, você poderá identificá-las facilmente. Uma ótima alternativa é pintar vários pedaços pequenos de madeira com tinta lousa. Fixe-os a uma pequena haste, pois dessa forma você poderá inserir as placas na terra facilmente. Nelas, você poderá escrever com giz, por exemplo, “tomate”, “alface” e tudo aquilo que você plantou.

Identifique suas plantas

Uma vez que a horta no jardim da sua casa tenha sido plantada, regue-a e cuide dela todos os dias. Você verá como as suas frutas e legumes crescerão em pouco tempo. O mais importante é ser perseverante e ter muita paciência. Você acompanhará e retratará o crescimento dos seus futuros alimentos. Além disso, essa também é uma maneira muito saudável de se alimentar, pois esses alimentos estarão livres de substâncias químicas e tóxicas. Assim, deixe de ir ao ‘hortifruti’ e cultive os seus alimentos favoritos. Aprecie um delicioso jantar com a família ou com os amigos com alimentos frescos e recém-colhidos.