Que tipo de coletor de água de chuva escolher?

25 de outubro de 2019
Através de um coletor de água de chuva, você notará uma economia considerável na conta de água.

É possível que você esteja procurando por algumas alternativas para economizar dinheiro e aproveitar os recursos que a natureza oferece. Sem dúvida, a água é um bem muito precioso e que implica uma grande despesa a cada ano. Mas você sabia que pode coletar a água da chuva e, assim, reduzir as despesas? Sim, isso é verdade. Por isso, fazemos a seguinte pergunta: que tipo de coletor de água de chuva escolher?

Atualmente, existem diferentes tipos de coletores de água; eles podem até mesmo ser feitos de forma artesanal. No entanto, é mais eficaz adquiri-los através de uma loja especializada, pois isso será muito mais confortável e envolverá menos esforços.

Você notará que, a longo prazo, haverá uma economia considerável, tanto em termos financeiros quanto de água. Com tudo isso, você também estará ajudando o meio ambiente e alcançará um resultado certamente satisfatório, pois a água da chuva é saudável já que não contém produtos químicos, sendo útil para diferentes funções, principalmente para a irrigação.

Como o coletor de água funciona?

Formatos menores de coletores de água

O sistema é um pouco sofisticado. É composto de diferentes partes e conta com uma série de recursos que permitem que a água seja direcionada para dentro da casa através de canos. Em outras palavras, ocorre um processo de coleta e, posteriormente, de distribuição.

No telhado, fica localizado o tanque receptor de água de chuva, que é o que chamamos de área de captação. Assim que a água começar a entrar, ela será levada para a área de coleta, sendo armazenada para uso posterior. A água chegará a esta última parte com uma primeira filtração que eliminará impurezas e resíduos poluentes.

Posteriormente, a água passará por outro processo de filtragem e purificação. Dessa forma, ela ficará ideal para o consumo e, acima de tudo, purificada. Isso é necessário pois a água pode não ser potável desde o momento em que é coletada.

Os avanços tecnológicos nos ajudam a reduzir os custos da fatura mensal.

Tanque exterior modular: coletor de água

Receptores camuflados

Coletores de água / ecoinventos.com

A empresa Tecnotri criou um tipo de tanque para ser colocado do lado de fora da casa e que pode receber e armazenar água diretamente das calhas localizadas no telhado. Vejamos algumas de suas principais características:

  • Ficam localizados do lado de fora, sendo visíveis, mas sem ocupar espaço excessivo (aproximadamente 1,6 metros de altura e largura). Sem dúvida, existem diferentes formatos que se adaptam a qualquer espaço. Os canos vindos do teto são direcionados para o tanque.
  • Possui um sistema de filtragem para que a água recebida do telhado possa ser purificada. Nesse caso, não temos um primeiro tanque de captação, já que será a própria inclinação do telhado que ajudará a direcionar a água para as calhas.
  • A capacidade dos tanques é de 1.000 litros.
  • Torna-se um elemento muito funcional, com diferentes torneiras que servem para colocar mangueiras ou simplesmente para obter água de forma direta e instantânea.

Formatos menores de coletores de água

Tanque exterior modular

Coletor de água / circulosocial.club

Caso você simplesmente queira um coletor de água menor, existe outra possibilidade, projetada pela marca Raindrop. As suas dimensões são de 50-80 milímetros de diâmetro e ele possui um formato de pera, com uma torneira na parte inferior para escoar a água.

Este modelo é caracterizado por se adaptar à parede e se conectar diretamente aos canos da calha do telhado. Possui um filtro pequeno e armazena uma quantidade não muito grande de água: aproximadamente 75 litros.

A grande novidade deste produto é que você pode colocar uma jarra na parte de cima para obter água de forma instantânea. No entanto, ele também possui um depósito para armazenamento.

Coletor de água de chuva: receptores camuflados

escolher coletor de água de chuva

Coletores de água / lavidalucida.com

Outra possibilidade que você pode ter é um coletor de água de chuva camuflado no jardim. Existem diversas opções que o ajudarão a manter uma estética mais alinhada com o ambiente que você tem do lado de fora da casa. Na verdade, este é um sistema de camuflagem.

É possível encontrar coletores de todos os tipos: ânforas, vasos, barris, etc. Os formatos são diversos e existem vários tipos nos quais é possível incluir até mesmo complementos ou plantas.

Isso tudo tem como objetivo fazer com que o dispositivo seja funcional e, ao mesmo tempo, ofereça uma aparência estética atraente e interessante.