Banheiros de madeira: uma tendência inovadora

3 de junho de 2019
Os avanços tecnológicos e a incorporação de novos materiais no design de interiores nos permitem criar ambientes e projetos nunca antes imaginados. É o caso dos banheiros de madeira: uma tendência inovadora.

A madeira é um clássico no mundo da decoração, isto é algo que não pode ser negado. Este material traz grande calor e bem-estar para as residências. No entanto, foi banido de espaços úmidos, como a cozinha ou o banheiro. Mostraremos a seguir, como aplicar este material de maneira diferente nos banheiros de madeira.

A madeira é um dos materiais mais utilizados no design de interiores. Graças à sua versatilidade, podemos aplicá-lo praticamente em qualquer local da casa e criar todo tipo de ambiente, desde clássicos rústicos a estilos minimalistas.

Nesse sentido, a tendência de usar esse material no banheiro está se tornando mais popular. Dessa forma, com a incorporação de materiais orgânicos no banheiro, podemos criar um espaço natural para nos sentirmos confortáveis ​​e relaxados.

Os banheiros de madeira são adequados?

a beleza dos banheiros de madeira

Há uma crença popular de que a madeira é um material inadequado para o banheiro. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, podemos encontrar sistemas de envernizamento que combatem a porosidade deste material. Dessa forma, podemos transformar a madeira em um material adequado para banheiros.

Por outro lado, devemos levar em conta a incorporação de madeiras exóticas, como as tropicais, que antes eram muito difíceis de encontrar. Elas são caracterizadas por terem pouca porosidade, grande resistência a mudanças de temperatura e umidade, e podemos encontrá-las numa ampla gama de cores e texturas. Estas são as que mais se destacam:

  • A madeira de teca é uma das melhores escolhas para este tipo de banheiro. Trata-se de uma madeira que resiste com muita facilidade às mudanças de temperatura sem deformar ou rachar. Além disso, o efeito desgastado que adquire ao longo do tempo em vez de estragá-la adiciona um charme único.
  • Muito parecida com a anterior, a madeira de merbau é amplamente utilizada para construções hidráulicas, como piscinas ou banheiros, devido à sua durabilidade. Ao contrário da primeira, esse tipo de madeira tem toques avermelhados que trazem calor e elegância para qualquer ambiente.
  • Embora seja de origem americana, a madeira Ipe é perfeita para espaços úmidos. Esse material tem uma grande dureza, o que o torna o recurso perfeito para as partes que vão estar em contato direto com a água.
  • A madeira de bambu é uma das tendências que está ganhando força. O seu design exótico traz originalidade e, ao mesmo tempo, calor. Graças à sua baixa porosidade, o bambu é capaz de suportar altos níveis de umidade sem perder a sua beleza.

Como aplicar a madeira

Como vimos, a madeira é um dos materiais mais quentes que podemos usar no design do nosso banheiro. Esse material tem a virtude de transformar qualquer ambiente em um espaço natural e aconchegante, tanto na aplicação em pisos, como em paredes. Abaixo, mostraremos 3 maneiras de incluir a madeira no seu banheiro.

Nas paredes

banheiros de madeira: conheça sua beleza

O uso da madeira em paredes de banheiro é possivelmente a opção mais simples para integrar o material na arquitetura do ambiente. É a superfície onde a umidade afeta menos. Então, dificilmente a madeira nessa área será afetada pelas mudanças de temperatura.

Além disso, as madeiras de tons claros ou com um verniz branco criam uma sensação de spa.

No piso

banheiro branco

A aplicação de pisos de madeira no banheiro é a maneira mais fácil de fornecer calor e conforto. A sensação natural transmitida pela madeira nos ajuda a criar um espaço aconchegante onde poderemos relaxar.

O uso de pisos de madeira não é apenas uma boa opção pela sua função estética, mas também por nos permitir alcançar uma continuidade decorativa em relação ao restante do piso da casa. Assim, poderemos colocar o mesmo tipo de piso no banheiro e em toda a casa. Dessa forma, se potencializa a harmonia e a unidade.

Banheiros de madeira: o teto

madeira nos banheiros: uma tendência

Os tetos de madeira são uma das opções mais interessantes que podemos acrescentar no banheiro. Sejam completamente de madeira ou simplesmente usando vigas, estes tipos de tetos são uma excelente maneira de trazer um elemento quente e natural para o ambiente.

A madeira fornece uma imagem limpa e atemporal no cômodo.

No entanto, é a opção mais complicada do ponto de vista arquitetônico. Portanto, antes de instalar um teto de madeira, devemos garantir que o espaço seja perfeitamente ventilado e que a madeira que usamos seja de baixa porosidade ou impermeável. Tendo em conta estes requisitos, o banheiro se tornará maravilhoso.

  • Lava, R.: Interiorismo, Málaga, Vértice, 2008.