Box de chuveiro para banheiros pequenos

· 22 de dezembro de 2018
O vidro é o material mais recomendado para o box de chuveiro em banheiros pequenos. A seguir, falaremos mais sobre isso.

O box de chuveiro é uma estrutura fixa ou móvel, semelhante a um painel, que serve para isolar um espaço e manter a organização do ambiente. Pode ser feita de plástico, vidro, madeira ou outro material. Nesse sentido, pode-se dizer que cumpre a mesma função de um biombo ou das divisórias nos cubículos dos escritórios.

Ao instalar um box no banheiro, a sua função é separar o interior do chuveiro ou da banheira do restante do ambiente. Dessa forma, evita que a água inunde todo o espaço. Trata-se de uma solução moderna e elegante, que vai além das cortinas de plástico. 

O box se tornou uma parte importante da decoração. No entanto, quando o banheiro da casa é pequeno, não é fácil escolher a estrutura mais apropriada para o espaço “render”. Por isso, a seguir, falarem sobre alguns aspectos que você deve considerar ao avaliar modelos e quais são tendência atualmente.

Aspectos a considerar na hora de escolher o box do chuveiro

Aspectos a considerar na hora de escolher o box de chuveiro

Por ser uma estrutura fixa e sem dobras, o box é muito mais higiênico do que uma cortina de chuveiro. E, embora seja verdade que é quase impossível evitar que haja alguma umidade no banheiro, quando se instala um box, fica mais fácil realizar a limpeza.

Parte dessa facilidade é devida ao tipo de material escolhido para o box, assim como alguns tratamentos adicionais. O vidro e o plástico são as opções mais escolhidas, não apenas pelas suas características, mas também pela sua acessibilidade.

Ao aplicar um produto de limpeza e remover os resíduos com a ducha do chuveiro, o mofo e o restante da sujeira saem facilmente e não ficam acumulados na estrutura.

Além da limpeza, os aspectos a considerar na hora de escolher o box de chuveiro são:

  • A resistência do material contra umidade, corrosão, choques e quebras.
  • Funcionalidade: sistema de abertura e fechamento.
  • Serviços pós-venda: tempo de garantia do produto.
  • Características adicionais: no caso do vidro, pode ser temperado. Outros materiais podem ter incorporado um tratamento anticalcário que evita que o box acumule sujeira.

O vidro em espaços pequenos

Quando o banheiro é pequeno, o mais conveniente é instalar um box de vidro, já que este material permite que a vista abranja facilmente todo do espaço. Portanto, na ausência de barreiras visuais, se consegue um certo efeito de “amplitude” e, em menor medida, de “luminosidade“.

Box de chuveiro de vidro

O vidro pode ser completamente transparente, acetinado ou serigrafado. A grande vantagem das duas últimas opções reside no fato de que elas proporcionam maior privacidade e são muito mais bonitas. Em suma, existem três opções de box para escolher:

  • De vidro. É completamente transparente e liso. Uma opção muito elegante e também muito fácil de limpar.
  • Temperado. É a opção mais resistente e, em caso de fratura, o vidro rachará e não irá se fragmentar em pedaços afiados que possam colocar a segurança em risco.
  • Acrílico. É um tipo de plástico translúcido e pode ter desenhos serigrafados. É a opção mais econômica do mercado.

5 modelos para banheiros pequenos

Depois de escolher o tipo do box de chuveiro, o próximo passo é escolher o tipo de sistema de abertura e fechamento. Como será instalado em um espaço pequeno, é muito importante atentar para esse aspecto.

Embora não pareça, o sistema de abertura e fechamento pode reduzir a comodidade do banheiro. Por exemplo, se para sair, você tiver que fazer algum movimento complicado, é claro que o sistema não é o mais adequado para o espaço. A seguir, apresentaremos diferentes modelos que variam muito neste aspecto:

Modelos de box de chuveiro

Tipos de abertura

  • Box de uma divisória. Trata-se uma estrutura que consiste em uma única peça reta. É fixado na parede com um suporte fixo.
  • Box com porta. Ao contrário do anterior, possui uma porta que poderá abrir tanto para dentro como para fora, o que o torna muito cômodo.
  • Box de abrir. É uma estrutura que consiste em duas ou mais portas que podem ser dobradas umas sobre as outras, dependendo de como são executadas ou desativadas. Eles permitem acesso muito fácil.
  • Box de correr. As portas se sobrepõem umas às outras e, além disso, a estrutura pode ter diferentes combinações de portas de correr ou fixas. Se adaptam com muita facilidade, portanto, podem ser retas ou curvas.
  • Box enrolável. Esse tipo de estrutura é composto de dois elementos: o quadro que delimita o espaço e a guia que contém a porta enrolável.

Agora que você conhece os diferentes modelos de box de chuveiro e os recursos que eles oferecem, poderá encontrar a opção que melhor se adapta ao seu banheiro. Procure um especialista para ajudá-lo a escolher o box que melhor combina com o seu estilo e decoração.