Logo image
Logo image

Hidroterapia em casa: você não conseguirá resistir!

4 minutos
Quem não gostaria de fazer uma hidromassagem em casa? Aproveite os benefícios da água quente e relaxe. O que você acha?
Hidroterapia em casa: você não conseguirá resistir!
Última atualização: 25 fevereiro, 2021

Podemos dizer que a hidroterapia nasceu como consequência da importância que os naturopatas dão à água: um elemento para remediar ou aliviar doenças da circulação e dos músculos, ao mesmo tempo que atenua os efeitos do estresse e da fadiga.

Os benefícios da hidromassagem para a saúde estão comprovados cientificamente. Por isso, os seus benefícios ainda são valorizados até hoje. Nada como mergulhar na água morna e terminar com água fria que estimula e desperta o corpo.

Hidroterapia: colunas, cabines e banheiras de hidromassagem

Hoje falaremos sobre três instalações que você poderá colocar em sua casa para desfrutar desses prazeres. E não se preocupe, porque mesmo tendo um pequeno espaço não significa que deverá se privar deles.

Colunas de hidromassagem

Some figure
Imagem: roca.com

Elas estão em alta nos últimos tempos devido a várias vantagens importantes: fácil instalação, designs atraentes que realçam a decoração do banheiro e um consumo mínimo de água.

Assim, dentro do setor, a oferta existente se multiplicou. Podemos encontrar colunas em todos os tipos de materiais: acrílico, vidro, alumínio, madeira…

Seus elementos permitem uma fácil adaptação ao espaço. Está instalado no corpo da ducha e não tem cano inferior, que é ideal se tivermos um banheiro pequeno.

Geralmente possui um assento dobrável embutido. Além disso, a ducha superior e a ducha manual com mangueira flexível possuem jactos diferentes e são reguláveis na altura desejada, o que nos dá um conforto extra.

As torneiras podem ser termostáticas ou monocomando. O controle permite selecionar e ajustar cada uma das funções. Possui diversos ejetores de hidromassagem que têm aplicações específicas dependendo da área do corpo a ser tratada.

Cabines de hidromassagem

Some figure
Imagem: victoriaplum.com

Apesar de sua instalação ser mais cara, cada vez mais pessoas estão optando por esta solução devido aos benefícios significativos derivados do próprio conceito de cabine.

São conjuntos estanques que garantem não ter que se preocupar com a umidade futura. Oferecem uma hidromassagem direta e imediata com um consumo mínimo de água.

Permitem usufruir das vantagens da hidromassagem num espaço reduzido, o que as torna adequadas às dimensões disponíveis em qualquer banheiro.

Banheiras de hidromassagem

Some figure
Imagem: elmueble.com

São artigos de luxo pelo alto custo e pelos requisitos de espaço e infraestrutura de que necessitam. São banheiras ergonômicas, geralmente feitas de poliéster e acrílico, nas quais a água jorra sob pressão através de diversos pontos.

As banheiras de hidromassagem oferecem alta tecnologia e estão perfeitamente equipadas: banho de água e de ar reguláveis, diferentes jatos de água e ar direcionados, controle do nível e temperatura da água.

Também contam com puxadores e encostos de cabeça, acessórios para aromaterapia e cromoterapia, sistema automático de resíduos e limpeza.

Hidroterapia: 3 tipos de massagens

Some figure

Graças às colunas, cabines e banheiras de hidromassagem, podemos nos beneficiar de três tipos diferentes de massagem. Certamente você quer saber a que tipo de massagens nos referimos.

1. Massagem linfática

Consiste na alternância de jatos d’água com velocidade ajustável. O ciclo é sempre iniciado dos jatos inferiores para os superiores, para estimular a circulação sanguínea até o coração.

O usuário pode escolher a quantidade de jatos aos pares, ou seja, pode selecionar as áreas do corpo em que deseja receber a hidromassagem. É a melhor opção para reativar a circulação.

2. A massagem constante

Consiste em receber uma quantidade constante de água na área corporal selecionada, daí o seu nome. Assim, os jatos de água (geralmente de intensidade ajustável) incidem sobre uma área específica.

Esses jatos permitem o alívio localizado da tensão, dores, contraturas musculares ou cansaço. Também serão ideais se tivermos algum tipo de lesão.

3. A massagem pulsante

Este tipo está incluído apenas em algumas cabines e banheiras. Esta massagem consiste na projeção de água com uma série de pulsações muito rápidas que ativam e revigoram a área selecionada.

Hidroterapia: como fazemos a manutenção das instalações?

Para realizar a limpeza geral dessas instalações e de seus acessórios, é recomendado o uso de sabão ou detergentes neutros. Os produtos abrasivos ou esponjas podem danificar os materiais, por isso não são recomendados.

Os próprios fabricantes recomendam a limpeza semanal das impurezas residuais e detritos orgânicos da superfície com um pano macio embebido em detergente líquido.

Preste atenção especial aos jatos, esses bicos de onde saem os jatos de água da massagem, pois é importante evitar que fiquem entupidos com o calcário.

E aí, o que você está esperando para curtir uma hidromassagem?