2 torneiras que filtram e mineralizam a água

· 5 de abril de 2019
As torneiras estão ficando cada vez mais inteligentes. Podemos encontrar no mercado alguns modelos que purificam e mineralizam a água, além de nos permitir escolher a temperatura e se a água contém gás ou não.

Muitas famílias têm filtros especiais para a água ao lado da torneira da cozinha. Este sistema pode ser muito útil, mas também desconfortável se não tivermos espaço suficiente. Por isso, as últimas novidades do setor são as torneiras que filtram e mineralizam a água. Assim, basta servir a água em um copo e ela já estará pronta para beber!

Benefícios das torneiras que filtram a água

Benefícios das torneiras que filtram a água

Como seria bom abrir a torneira da cozinha e a água já sair filtrada e mineralizada, perfeita para ser consumida na hora. Muitas pessoas esperavam que esse desejo se tornasse realidade; principalmente aquelas pessoas que moram em áreas onde a água é muito alcalina ou não atende aos padrões básicos de potabilidade.

Graças a este novo tipo de torneiras, podemos esquecer de transportar e armazenar galões e garrafas de água. O planeta lhe agradecerá por não comprar tantos recipientes plásticos que depois acabam no lixo ou então se acumulando em casa com um destino incerto.

Além disso, com as torneiras que filtram, podemos deixar de lado os aparelhos robustos e que ocupam muito espaço na bancada, que são usados para mineralizar a água atualmente.

Você e a sua família podem beber água diretamente da torneira e usá-la para cozinhar ou lavar alimentos sem medo de contaminação. Além disso, alguns modelos também permitem incluir um filtro de magnésio adicional, para obter todos os benefícios deste mineral.

Como funcionam as torneiras que mineralizam e purificam a água?

Como as torneiras que mineralizam e purificam a água funcionam

Uma das principais vantagens destas torneiras é que é possível escolher a temperatura da água. Elas têm um elemento externo que é um tipo de refrigerador instalado sob a pia.

Basta indicar se queremos água em temperatura ambiente para cozinhar ou que ela esteja gelada para beber.

A água é armazenada no depósito, com capacidade para cinco litros. Através de um sistema de filtragem de cinco etapas, a água é purificada e mineralizada para que, dessa forma, ela não tenha sabor, cheiro ou cores estranhas.

Certamente, também temos a opção de usar água corrente sem purificar, para lavar a louça ou a cozinha. Nesse caso, basta girar o botão e pronto. A água filtrada não se mistura com a água comum em nenhum momento, uma vez que elas não passam pela mesma tubulação.

Duas opções de torneiras que filtram

No momento, há apenas uma empresa responsável por estas torneiras, de origem alemã (com tudo o que isso implica) e as opções disponíveis no mercado são as seguintes:

1. Grohe Blue Pure

Grohe Blue Pure

Torneira / malabarce.com

Este sistema oferece água fresca e filtrada com um excelente sabor, quando você desejar. A sua tela iluminada com LED nos alerta quando estamos usando água filtrada e quando estamos usando a água comum.  Também nos avisa quando é necessário trocar o filtro (que dura 12 meses e tem capacidade para 600 litros).

Os dois tubos interiores através dos quais a água passa são separados; de modo que a água já mineralizada nunca é contaminada. A água da torneira é purificada através de um sistema inovador que, além de tudo, também permite resfriá-la se assim desejarmos.

2. Grohe Blue Chilled & Sparkling

Grohe Blue Chilled & Sparkling

Torneira / mrplumber.ca

Esta é a segunda das torneiras que inclui filtragem. Mas ela também tem um sistema mais do que inovador: fornece água com gás! As opções são variadas e podemos vê-las no controle: água sem gás (luz azul), água com pouco gás (turquesa) e água com gás (verde).

Basta girar o botão para escolher o que queremos. E isso ainda não é tudo, porque também é possível definir a temperatura com a qual queremos que a água saia; entre os 4 e os 10° C. Assim, podemos deixá-la mais fria no verão e mais quente no inverno, por exemplo.

Porém, se não quisermos usar água filtrada, basta girar o interruptor e selecionar o sinal de água corrente. Tudo isso em um único equipamento!

As torneiras que purificam, filtram e mineralizam a água são uma invenção futurista que já chegou às nossas vidas. Elas são perfeitas para casas onde há crianças, pessoas que querem uma melhor qualidade de vida, ou então famílias cujas bancadas não são grandes o suficiente para ter um dispositivo de filtragem ao lado da torneira. Em suma, uma verdadeira revolução para as nossas cozinhas!

  • Leonardo, P., & Mendoza, H. (2012). Métodos para purificar el agua. PROFECO.