Pintar os azulejos do banheiro para melhorar a sua aparência

· 22 de janeiro de 2019
Os azulejos do banheiro são um dos principais protagonistas desse ambiente. É por isso que não podemos permitir que eles fiquem manchados ou desbotados. Porém, antes de removê-los ou trocá-los, uma boa opção é passar algumas demãos de tinta.

Talvez você tenha se cansado de ver o banheiro sempre da mesma maneira ou então ele já tem vários anos e você quer que ele pareça um pouco mais moderno. Não é preciso fazer uma reforma completa que lhe custe muito dinheiro, pois você poderá pintar os azulejos do banheiro e assim os deixar perfeitos. Neste artigo, daremos algumas sugestões.

Os azulejos do banheiro são um dos principais protagonistas desse ambiente. Por isso, não podemos permitir que eles fiquem manchados ou desbotados. Porém, antes de removê-los e colocar outros mais novos e modernos, uma boa opção é passar algumas demãos de tinta.

Por que pintar os azulejos do banheiro?

Pintar os azulejos é uma técnica muito interessante para gerar uma mudança nos nossos ambientes. Se fizermos um bom trabalho e dedicarmos algum tempo a isso, poderemos economizar muito dinheiro sem fazer reposições mais complexas.

Por que pintar os azulejos do banheiro?Fonte: servicolor.com

Os azulejos do banheiro podem ser pintados usando uma tinta especial que não descasca com a umidade, altas temperaturas, vapor ou limpeza. Além disso, não é necessário alterar a cor de todos, uma vez que podemos reformar apenas os que estão danificados.

Por sua vez, se tivermos alguma criatividade ou dotes artísticos, poderemos até mesmo combinar diferentes cores ou desenhos através de modelos especiais (por exemplo, com desenhos de flores ou animais marinhos).

Pintar os azulejos é uma excelente ideia quando não podemos sair da casa enquanto estão reformando o banheiro ou então quando a casa é alugada e certas obras não são permitidas.

É claro que nem tudo é vantagem nessa atividade, já que é preciso muita paciência e cuidado para que tudo fique bem. Certamente, com o passar do tempo e as sucessivas limpezas, você terá que retocar a pintura dos azulejos.

Formas de pintar os azulejos do banheiro: algumas dicas

Você se cansou da aparência do seu banheiro? Então a melhor opção é pintar os azulejos da parede. Você poderá escolher essa alternativa antes da reforma, para ver como uma cor diferente ou um design específico ficaria.

Se você decidiu pintar os azulejos do banheiro, mostraremos algumas maneiras ou técnicas que poderão lhe ajudar:

1. Escolha a tinta

Para além da cor (isso vem depois), é fundamental que você obtenha um esmalte sintético com teflon, já que ele é impermeável; ele é recomendado especialmente para paredes e tetos do banheiro.

Antes de passar uma camada desta tinta, o aconselhamos a passar uma demão de primer acrílico multiuso. Assim, você cobrirá os ‘poros’ dos azulejos e evitará muitas demãos de tinta para conseguir uma cobertura adequada.

Outra alternativa é a tinta anticondensação, que assim como o próprio nome indica, evita que o mofo apareça. E além disso, a melhor parte é que você só precisa aplicar uma camada, já que ela tem uma ótima cobertura.

2. Selecione a cor

Para escolher a melhor cor para pintar os azulejos do banheiro, leve em consideração vários aspectos, como o design geral, o tom da decoração ou até mesmo o estilo que você queira dar a este ambiente.

As cores mais escuras são para banheiros mais ‘sofisticados’ (como por exemplo, aqueles que vemos em revistas de decoração ou então em hotéis cinco estrelas); as cores claras dão ‘alegria’ e luminosidade ao ambiente e os tons neutros não costumam falhar porque combinam com tudo.

Selecione a cor para os azulejosFonte: http://melopinto.com/

Por outro lado, o branco é a aposta mais segura, já que ele fica bem com qualquer decoração; assim, o banheiro vai parecer maior e, é claro, mais iluminado.

3. Pinte apenas uma parte da parede

Pintar completamente os azulejos do banheiro não é uma boa opção. Uma boa ideia é deixar a parte inferior das paredes sem pintura e pintar o restante. É uma combinação muito interessante; além disso, a melhor parte é que dessa forma se impede que a tinta se desgaste ou que fique suja.

Por outro lado, você terá que analisar qual é a melhor forma de escolher duas cores que combinem entre si e que sigam a linha de design de todo o ambiente. Um truque: use um tom claro e um escuro; os contrastes geralmente dão um belo efeito.

Você poderá pintar os azulejos do banheiro de uma cor clara e, em seguida, aproveitar para desenhar sobre eles ou então colocar algum design especial. Compre um estêncil (ou então crie um com fita adesiva) e use uma esponja ou pincel bem fino. Você também pode pintar apenas alguns azulejos com uma cor diferente (por exemplo: um azul, três brancos, outro azul) e até mesmo fazer desenhos de flores ou qualquer outro desenho com um pincel e à mão. Use a sua criatividade.