Tipos de box para banheiro

29 de fevereiro de 2020
Se você quer colocar um box no banheiro, é preciso considerar quais são os modelos existentes e quais são os benefícios que cada um pode oferecer.

O banheiro é um espaço que oferece muitas possibilidades para a decoração. Tanto a louça quanto as cores aplicadas são os principais recursos para trabalhar a estética do local. Por isso, hoje mostraremos diferentes tipos de box para banheiro e como eles contribuem para o local.

Como regra geral, a decoração deste local geralmente é trabalhada de maneira diferente em relação ao restante da casa; isso se deve basicamente à finalidade do próprio espaço, aos materiais que o compõem e ao conteúdo que temos dentro dele.

Existe uma grande variedade de tipos de box para banheiro. Para escolher o mais adequado, devemos prestar muita atenção ao tipo de uso que faremos dele e ao estilo decorativo da casa. Embora possamos não acreditar, eles geralmente são o reflexo fiel da nossa personalidade devido ao significado que queremos expressar.

O box clássico está fora de moda?

Tipos de box para banheiro

O box clássico esteve presente nas casas nos últimos 30 anos. Ele é composto por uma estrutura de perfis largos nos quatro lados, geralmente de cor branca e tendo grande destaque, como se a superfície estivesse sendo delimitada por uma moldura.

Esses perfis geralmente têm cerca de 5 centímetros. Nesse caso, não há a tentativa de manter um senso estético dentro do box, mas  busca-se a praticidade e uma estrutura reforçada, sem realmente pensar na possível contribuição decorativa. 

Por que as tendências mudaram ultimamente? Isso ocorre principalmente porque esse tipo de box geralmente se quebrava exatamente nesse perfil. Além disso, eles acumulavam sujeira e os rolamentos não funcionavam corretamente. Por outro lado, atualmente, eles não são tão comuns no mercado.

– As novas tendências abrem caminho, buscando funcionalidade e estética. –

A modernidade abre caminho nas casas: 4 características

Estilo minimalista

Sem dúvida, os designs mais refinados e práticos duram mais, facilitando o seu uso no dia a dia. A limpeza e a durabilidade ao longo do tempo fazem com que eles sejam apostas seguras para obter um bom resultado. Vejamos algumas características para criar um banheiro moderno:

  • O design é básico e funcional. Eles geralmente têm um perfil refinado, sem estruturas que os condicionem. Existem até mesmo aqueles que são delimitados apenas pelo próprio vidro, ou seja, eles não precisam de nenhum reforço nas extremidades.
  • Idealmente, eles não devem ter trilhos na parte inferior; dessa forma, o acesso pode ser feito facilmente e sem qualquer tipo de barreira. Não há nada pior do que a obstrução da porta, devido à sujeira ou à quebra do sistema de deslizamento.
  • Também existem alguns tipos de box cujas portas podem ser abertas para fora. O fechamento geralmente é bem estudado, através de algumas borrachas colocadas nas laterais que, apesar da passagem do tempo, continuam funcionando perfeitamente.
  • A estética minimalista está muito bem estabelecida nesse tipo de recurso. Geralmente, encontramos linhas retas e bem formadas nesse estilo, buscando a concepção artística contemporânea e funcional.

Box para banheiro translúcido ou opaco?

Tipos de box para banheiro

A escolha do box também dependerá do tipo de privacidade que queremos ter. Sem dúvida, o momento do banho é algo pessoal; não precisamos mostrar nada para o lado de fora.

Por isso, o tipo de material que usarmos poderá condicionar a estética do banheiro. O box pode ser opaco ou semiopaco, ou seja, permitindo a passagem da luz, porém filtrada e sem a possibilidade de ver adequadamente através do vidro.

No entanto, existe a possibilidade de oferecer uma visão interna direta através de um box translúcido e sem nenhuma parte oculta. Isso permite que o interior da área do chuveiro fique visível, bem como todos os azulejos, oferecendo assim uma sensação de amplitude.

Qual é o melhor box para banheiro, curvo ou reto?

O box para banheiro pode ser encontrado em dois formatos: curvo ou reto. Qualquer um deles pode cumprir com a sua função corretamente. Não é possível considerar um deles como a melhor opção.

Para escolher, é necessário ter certeza sobre o local onde ele será instalado. Só assim poderemos solucionar as dúvidas e adaptar melhor o box ao espaço.

  • Copestick, Joa; Wilhide, Elizabeth: Decoración contemporánea, Libsa, 1998.