Todas as chaves do estilo minimalista

24 de outubro de 2019
Preservar o espaço em vez de abarrotá-lo é a máxima desse estilo que reflete organização, harmonia e cria espaços limpos, próprios para o relaxamento.

Uma das sensações mais gratificantes em uma casa é a sensação de organização e limpeza. E hoje veremos um dos estilos que melhor nos oferece essa ideia. O estilo minimalista é, acima de tudo, um estilo equilibrado, onde a ordem é um dos seus elementos mais importantes.

Essa é uma estética para quem foge de espaços abarrotados, de cantos esquecidos pelo tempo e pela poeira, que causam estresse. Uma casa desorganizada não contribui para um descanso adequado após um longo dia de trabalho.

Por sua vez, esse estilo nos oferece casas limpas, onde tudo flui e não há elementos desnecessários. O estilo minimalista cria verdadeiros santuários, onde você pode relaxar e se desconectar do mundo exterior.

É uma estética amplamente utilizada na neuroarquitetura, uma ciência que combina o conhecimento neurológico e psicológico com a arquitetura para projetar espaços funcionais e benéficos para a saúde.

Esse estilo tem como objetivo fornecer arranjos espaciais simples, pacíficos e organizados. Os cômodos minimalistas têm uma sensação de luminosidade e de riqueza simplificada. Se você deseja obter esse efeito na sua casa, ofereceremos algumas de suas chaves.

Cores no design de interiores minimalista

equilíbrio de estilo minimalista

Cor minimalista / impressiveinteriordesign.com

O branco é uma ótima opção para um design minimalista, juntamente com tons de creme e outros tons naturais. Outras cores escolhidas dentre as neutras serão o cinza, o bege, o marrom e o preto. A combinação de branco com preto é uma das principais representantes do estilo. Qualquer que seja a escolha final, ela deve se basear na paleta de cores neutras.

Como ponto de contraste, em alguns casos, algumas cores vibrantes podem ser adicionadas, para dar um toque de efeito. Essa opção está sempre aberta, embora deva ser feita em proporções muito pequenas e jamais se tornar a cor predominante.

Decoração de paredes

o estilo minimalista

Paredes minimalistas / impressiveinteriordesign.com

As paredes das casas minimalistas são livres de texturas, tanto em termos de papéis quanto de pinturas decorativas. São paredes de gesso, planas e lisas. É aconselhável evitar as tintas de efeito brilhante e sempre optar pelas emulsões mate.

A decoração das paredes será baseada em grandes pinturas ou espelhos, evitando ao máximo os pequenos elementos que possam dar uma sensação de desordem. A ideia é refletir nas paredes a mesma sensação de ordem e limpeza que há no restante da casa.

Os móveis de estilo minimalista

as chaves do estilo minimalista

Móveis minimalistas / impressiveinteriordesign.com

É nesta etapa que começamos a aplicar a famosa máxima minimalista de “menos é mais”. Para entender as características dos móveis desse estilo, é necessário integrar a ideia de expressar muito com pouco.

A essência dos móveis minimalistas são as estruturas simples, com linhas retas, elegantes e de aparência limpa. São peças que buscam sobriedade e harmonia, mas ao mesmo tempo são confortáveis e elegantes.

Os materiais dos móveis de estilo minimalista são a madeira, a pedra natural e o vidro. São móveis inovadores e todos os dias encontramos novas peças no mercado, pois este é um estilo muito procurado. São utilizadas formas simples, geométricas e práticas. Nesse tipo de espaço, o investimento em móveis é feito apenas se ele se encaixar no espaço e no estilo. O restante fica de fora.

A iluminação em interiores minimalistas

estilo minimalista

Iluminação / impressiveinteriordesign.com

Este é um estilo que prioriza a luz natural, mas não muito brilhante. Principalmente nos quartos, a luz é contemplada como um elemento tênue. Esse tipo de iluminação, por si só, ajuda a fazer com que o ambiente pareça mais espaçoso e mais relaxante.

O estilo minimalista faz um uso inteligente das luminárias de chão, da luminárias suspensas e até mesmo das faixas de luzes LED ou da iluminação oculta. Utiliza focos de luz embutidos, principalmente nas cozinhas e banheiros, embora os focos sejam bem recebidos em quase todos os cômodos da casa.

A organização minimalista

chaves do estilo minimalista

Organização minimalista / impressiveinteriordesign.com

Já falamos sobre a importância da organização para os estados emocionais, mas não há dúvida de que a sua funcionalidade mais prática é ter um lugar para cada coisa e sempre conseguir encontrar o que deseja.

Esse estilo faz muito uso de cestas, bandejas e recipientes de todos os tipos. Os móveis também são adquiridos com base em necessidades específicas, ajudando a esconder tudo. Dessa forma, a organização é mantida na casa toda, evitando assim o acúmulo de poeira.

Designs equilibrados de estilo minimalista

sala de estar

Sala minimalista / impressiveinteriordesign.com

Equilíbrio é outra das palavras-chave que definem esse estilo. Almofadas, luminárias, elementos decorativos e obras de arte são distribuídos em pares ou assimetricamente, de um único lado.

Por serem espaços de aparência limpa, eles precisam de um ponto focal que atraia a atenção à primeira vista. Qualquer um dos elementos do cômodo pode nos ajudar a criar esse ponto focal.

Na verdade, fazer um melhor uso do espaço é a chave para o estilo minimalista. Depois de descobrir as características e a funcionalidade dessa bela estética, certamente você se apaixonou por ela. Que tal fazer algumas mudanças na sua casa?