10 passos para aplicar o selador nas paredes

26 de abril de 2019
Aplicar o selador nas paredes pode ser uma tarefa muito complicada quando não temos ideia de como usar o produto. No entanto, se você aprender algumas orientações básicas, poderá fazê-lo com facilidade e utilizar acabamentos profissionais.

Quer saber como aplicar bem o selador nas paredes da sua casa? Como alguns sabem, o selador é uma mistura espessa que é aplicada sobre as superfícies para torná-las lisas. Graças a ele, podemos conseguir paredes com melhores acabamentos depois de aplicar a pintura.

Além disso, é o complemento ideal para reparar rachaduras, buracos e outras irregularidades que costumam se formar com o passar do tempo. O melhor de tudo é que não é necessário ser especialista na matéria para usá-lo corretamente. Na verdade, você só precisa seguir alguns passos simples. Saiba mais a seguir!

10 passos para aplicar o selador nas paredes

Para que as paredes da sua casa fiquem mais elegantes e com estilo, recomenda-se usar um bom selador. Esse material melhora de maneira considerável o seu acabamento e permite que ao aplicar a tinta a parede se apresente mais uniforme. Como aplicar bem o selador?

Apesar de ser recomendável contratar um profissional para fazer esse tipo de tarefa, qualquer um poderá fazê-lo se levar em conta alguns conselhos prévios. Assim, para aqueles que estão interessados em aprender a fazê-lo, queremos compartilhar as orientações a seguir.

Antes de aplicar o selador…

Para evitar danificar a parede, aconselha-se utilizar um tratamento prévio à aplicação do selador, o qual deve ser aplicado pelo menos 24 horas antes. As propriedades destes produtos ajudam a evitar os efeitos da umidade.

selador

Passos para aplicar o selador

  1. Para começar, limpe muito bem a superfície em que irá trabalhar. Esse passo é muito importante, já que, se houver resíduos de terra sobre a parede, o selador não irá fixar bem e o acabamento não será o esperado. Então, certifique-se de lixar um pouco a parede e limpá-la com um pano.
  2. Se você notar que a superfície tem resíduos de pintura antiga, retire-a com a ajuda de uma espátula. Assim como na etapa anterior, lixe e limpe bem.
  3. Adquira um impermeabilizante líquido para alvenaria e despeje um pouco sobre uma bandeja para pintura. Em seguida, aplique-o sobre a parede com um rolo e deixe-o secar por pelo menos 15 minutos.
  4. Em seguida, coloque o selador em um balde de plástico e o prepare de acordo com as indicações do fabricante. Misture bem até obter a textura desejada.
  5. Uma vez que o selador esteja pronto, pegue uma pá de aço ou espátula e aplique-o sobre a superfície de forma horizontal e vertical, umas 3 ou 4 vezes.
  6. O aconselhável é que o selador fique com uma espessura de 1,2 cm
  7. Quando você terminar de aplicar bem o selador deixe secar por cerca de 24 horas. Decorrido esse tempo, pegue uma mangueira e molhe a parede. Isso fará com que o selador fique com um acabamento de melhor qualidade.
  8. Em seguida, quando a parede estiver bem seca, passe uma lixa nº150 para remover as irregularidades.
  9. Limpe a superfície outra vez, e se considerar necessário aplique outra camada de selador. Evita que fique muito grosso porque pode danificar a superfície.
  10. Para terminar, limpe novamente os resíduos e pinte a parede com um rolo pequeno. Aplique umas duas camadas de cor para que fique perfeita.

Manutenção das paredes com selador

Depois de aplicar bem o selador, é o momento de saber como fazer a manutenção das paredes para aumentar a durabilidade de seu acabamento. Na realidade é muito simples e não necessita de produtos especiais. Simplesmente deve-se pulverizar água em spray e esfregar com um pano macio.

A limpeza será feita tão logo se observe a sujeira, já que se deixar passar muito tempo poderá manchar a superfície. Em alguns casos pode-se utilizar um sabão suave com pH neutro para remover manchas de sujeira difíceis.

Tipos de selador que você encontrará no mercado

reparar danos na parede

Para atender às atuais tendências em decoração e construção, atualmente existem vários tipos de seladores. No entanto, em termos gerais, podemos classificar em três tipos:

  • Tradicionais: os que são fabricados com materiais que eram usados até o século XIX, tais como o gesso, mármore e cal apagada.
  • Sintéticos: são aqueles obtidos através da mistura de diferentes formulações químicas. São vendidos prontos e a sua composição é baseada em uma mistura patenteada. Os mais populares nos Estados Unidos desde os anos 50 foram as chamadas EFIS ou EIFS.
  • Seladores modernos: por exemplo, o selador plástico. Contém resinas sintéticas, em geral em acrílico. Serve como revestimento final, substituindo a pintura. É mais fácil de aplicar do que os tradicionais.

Você já sabe como aplicar bem o selador? Se você seguir as nossas recomendações, não terá dificuldades. Em todo caso, se você acha que é muito difícil, solicite os serviços de um profissional.