4 dicas para decorar a sua casa com vinil
Como você verá hoje, decorar a sua casa com vinil tem muitas vantagens. O vinil é uma alternativa simples e original para decorar todos os tipos de espaço, tanto interiores quanto exteriores.
O que são exatamente os vinis? Pode-se dizer que são adesivos utilizados na decoração. A sua origem vem do policloreto de polivinilo, um tipo de plástico muito versátil também conhecido como PVC. Este, por sua vez, vem da poli mineração do monômero do cloreto de vinil.
Além de quadros, fotografias ou papeis de paredes, você poderá adicionar o vinil as suas opções para decorar qualquer espaço.
Finalmente, antes de dar algumas dicas sobre como ‘decorar a sua casa com vinil’, queremos que você conheça as suas vantagens.
Quais são as vantagens de decorar a sua casa com vinil?
- São fáceis de colocar: sem dúvida, a sua colocação é muito rápida e simples. Claro, é preciso ter cuidado com a aparição de bolhas. Se não desaparecem em poucos dias, você mesmo pode estourá-las com uma agulha ou outro elemento cortante.
- A sua retirada é rápida: se você decidir retirá-los, não terá nenhum problema. Além disso, eles quase nunca deixam marca. Depois disso, você poderá colocá-los sobre outra superfície.
- São uma alternativa econômica: de fato, os vinis são muito baratos. Obviamente, o limite de orçamento é algo pessoal, mas é possível encontrar vinil de preços variados, já que a gama é muito ampla.
- Você poderá adquiri-los facilmente: atualmente, você encontrará vinil no mercado sem problema algum. Inclusive, em lojas online, que talvez lhe ofereçam até mais variedade do que as lojas físicas.
Após apresentar as principais vantagens do vinil na hora de decorar, daremos algumas sugestões para que você leve em conta antes de colocar as mãos à obra.
1- Decida onde quer colocá-lo
O bom de decorar a sua casa com vinil é que esse material fica bem em qualquer lugar. É preciso apenas escolher uma superfície adequada para ele.
Além disso, como não ocupam nenhum espaço (geralmente são totalmente planos), são muito recomendados para apartamentos pequenos, nos quais a falta de espaço é comum. Por isso, são uma boa opção em detrimento de outras alternativas que ocupam espaço. Estamos falando de estantes, relógios, máscaras…
Como são muito fáceis de colocar e tirar, são muito úteis em apartamentos alugados, já que, quando você se mudar, poderá retirá-los sem deixar nenhuma marca.
Com tantos tipos disponíveis, você poderá encontrar vinil para espaços de qualquer tamanho. Desde a área da tomada ou do rodapé até um espelho, porta ou uma parede enorme. Existem milhares de formatos.
2- Conheça os diferentes tipos
A seguir, listaremos os principais tipos de vinil que você poderá utilizar na sua decoração:
- Adesivo: é o tipo mais interessante quando falamos de interiores. Você só precisará retirar a cobertura da parte adesiva. Depois, coloque o vinil sobre a superfície desejada.
- Água e sabão: são muito resistentes às condições meteorológicas, aguentam muito bem as mudanças de temperatura e podem ser lavados. Por isso, podemos encontrá-los em exteriores ou também em superfícies expostas a mudanças drásticas de temperatura. Por exemplo: em superfície de cozinhas ou próximas a radiadores.
Também existem os vinis eletrostáticos, mas que são mais recomendáveis para anúncios de lojas, mercados, clínicas, etc. Por exemplo, para apresentar ao público promoções e ofertas.
3- Escolha a superfície adequada
Mesmo que você possa decorar com vinil qualquer parte da casa, é preciso ter cuidado com a superfície escolhida. Assim, você terá certeza de que o vinil durará muito tempo.
Quanto mais lisa a superfície, melhor será o resultado final.
São fáceis de colocar, mas o maior problema que você poderá se deparar são as bolhas. Se elas não desaparecem em poucos dias, você poderá furá-las com algum elemento perfurante (agulha, alfinete…). Isso não trará nenhum problema.
Exemplos de superfícies perfeitas para decorar com vinil são portas, paredes sem relevo, janelas, móveis, espelhos e até computadores.
4- Seja criativo
Nunca devemos deixar de lado a inovação e a criatividade. Há tantos modelos de vinis disponíveis que você poderá criar inúmeras combinações.
Com vinis de animais, você poderá fazer combinações originais e engraçadas. Por exemplo: coloque um pequeno esquilo sobre um interruptor, um caracol sobre o rodapé, pássaros sobre uma cabeceira, uma carinha faminta na porta da geladeira…
Os vinis 3D também poderão ser uma boa opção. Com eles, você terá uma sensação de profundidade, como se fosse uma ilusão de ótica.
Você poderá escolher um vinil que represente uma grande paisagem ou um animal que parece que vai saltar a qualquer momento sobre quem está olhando.
Vinil de lobo / pixers.es
Conclusão
O mais importante na hora de decorar a sua casa com vinil é que o seu conteúdo se adapte às características do espaço onde vamos colocá-lo.
Lembre-se: você sempre poderá inovar de uma maneira ou outra na decoração da sua casa. Os vinis não são exceção e, com certeza, você conseguirá atrair os olhares dos amigos e familiares.