A arquitetura serena de Tadao Ando

2 de maio de 2020
Tadao Ando projeta edifícios que nos transportam para lugares de calma e serenidade. Os seus espaços têm uma conexão clara com a natureza ao seu redor, nos quais os conceitos de exterior e interior desaparecem.

Tadao Ando é um dos arquitetos mais influentes atualmente, reconhecido pela sua arquitetura minimalista e serena. Com edifícios magníficos no seu currículo, este é um arquiteto atípico, e seus projetos são únicos.

Osaka, sua cidade natal, testemunhou os seus grandes projetos. Uma das coisas que mais surpreende ao falar sobre Tadao Ando e a sua capacidade de projetar é que ele não possui formação oficial em arquitetura.

Muito antes de se dedicar à arquitetura, Ando teve diversos ofícios, incluindo o de ser um boxeador. O momento crucial, que fez com que ele decidisse se dedicar à arquitetura, ocorreu quando ele viajou para Tóquio e conheceu o Hotel Imperial, projetado pelo famoso Frank Lloyd Wright.

Um autodidata extraordinário, ele comprou livros de arquitetura de segunda mão, fez cursos de desenho à noite e estudou design de interiores à distância. Viajar pelo mundo foi extremamente importante para Tadao Ando, ​​porque isso permitiu que ele conhecesse edifícios maravilhosos.

A arquitetura serena de Tadao Ando: vida e obra 

A arquitetura serena de Tadao Ando

Tadao Ando / vitra.com

Tadao Ando nasceu em Osaka em 1941. Durante a juventude, dedicou-se ao boxe amador, mas pendurou as luvas quando decidiu se dedicar à arquitetura. As lições adquiridas como arquiteto vêm principalmente da leitura e das viagens que ele fez.

Viajou por diferentes países da África e Europa, visitando também os Estados Unidos. Como parte de sua formação, fez um minucioso estudo  da arquitetura tradicional japonesa. Em 1968, retornou ao Japão para fundar a Tadao Ando Architects & Associates em Osaka, sua cidade natal.

O ano de 1976 foi importante para Tadao Ando, ​​pois ele foi reconhecido com o prêmio da Associação Japonesa de Arquitetura pela Casa Azuma, em Osaka. Com este projeto, Ando chamou a atenção mundial.

Esta casa resume o seu estilo austero e sereno. Nos 65 m² disponíveis, ele distribuiu os espaços essenciais da casa de forma magistral. Além disso, ele rompe a fronteira entre o pátio e o interior da casa, um conceito recuperado da arquitetura tradicional do Japão.

Este projeto foi seguido pelo complexo habitacional Rokko Housing I, construído em Kobe, com o qual ele se consolidou como uma referência arquitetônica mundial. Ele foi convidado para lecionar na Universidade de Tóquio, também lecionando em Yale, Harvard e na Columbia University.

Influência da arquitetura tradicional japonesa e do movimento moderno

Tadao Ando reconhece que o seu trabalho tem uma dupla influência: da arquitetura tradicional japonesa e do movimento moderno. Da arquitetura tradicional japonesa, ele toma como inspiração as casas dos bairros de Osaka, onde ele cresceu, e os templos tradicionais japoneses.

Da arquitetura moderna, uma de suas principais influências, destacam-se as obras de Le Corbusier, Mies Van der Rohe ou Louis I. Kahn. Também podemos apreciar uma forte influência do brutalismo e do minimalismo.

As pessoas tendem a não usar a palavra beleza porque ela não é intelectual, mas deve haver uma sobreposição entre beleza e intelecto.

-Tadao Ando-

A arquitetura serena de Tadao Ando: principais obras

A arquitetura serena de Tadao Ando

Casa / spoon-tamago.com

Tadao Ando combina formas e materiais do movimento moderno com a tradição estética e espacial do Japão. Os seus edifícios alcançam uma perfeita integração com o ambiente natural, fazendo com que eles se estabeleçam na paisagem sutilmente.

Este arquiteto também é um amante dos materiais na sua forma natural. Por esse motivo, o material preferido em seus edifícios é o concreto aparente, com as marcas de cofragem visíveis.

Os seus designs são sóbrios e austeros, rejeitando o materialismo consumista dos nossos tempos. Ele utiliza materiais contemporâneos, mas evita os ornamentos desnecessários, de modo que os seus edifícios sejam simples.

Ele também é um amante da natureza, usando, por exemplo, a luz ou a água para dar mais expressividade aos seus projetos. A maestria para projetar os seus edifícios fizeram com que ele ganhasse o Prêmio Pritzker em 1995.

Capela no Monte Rokko, Kobe, Japão

A arquitetura serena de Tadao Ando

Capela / moleskinearquitectonico.blogspot.com

A capela no Monte Rokko é um recinto usado para a celebração de casamentos e faz parte de um hotel. A sua localização é privilegiada, oferecendo uma vista esplêndida da Baía de Osaka.

Aqui também se aplicam os princípios básicos de sua arquitetura. Estes princípios básicos são: a geometria simples, o jogo de luz e sombra e o concreto aparente com uma modulação estudada, sempre aplicado juntamente com o metal e o vidro. Completa o seu projeto um estudo delicado da iluminação natural, de forma direta ou indireta.

Nesta capela, foi projetado um campanário, um elemento da arquitetura ocidental que desempenha um papel formal. Com este campanário vertical, Tadao Ando procura romper a horizontalidade do edifício.

Igreja da Luz, Ibaraki, Japão

A arquitetura serena de Tadao Ando

Igreja / plataformaarquitectura.cl

Esta pequena igreja está localizada na cidade de Ibaraki, nos arredores de Osaka, no Japão. Esta é, sem dúvida, uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas de Tadao Ando.

A chamada Igreja da Luz se relaciona com o seu entorno natural imediato através de seu enquadramento. A luz é capturada e entra no volume principal, tornando-se protagonista do espaço.

Construída em 1989, substituiu a antiga igreja católica localizada no mesmo local. A Igreja da Luz é o resultado do jogo entre o cheio e o vazio, a luz e a escuridão, o movimento e a serenidade.

O espaço interior é iluminado através de pequenas ranhuras, que não são apenas janelas, mas fazem parte da composição do edifício. Uma abertura em forma de cruz iluminada pela luz é gerada no altar, conferindo assim um sentido poético à luz natural.

Esta igreja se destaca pela sua austeridade, afastando-se completamente do modelo clássico desse tipo de construção, que apresenta ornamentos abundantes.

Igreja sobre a Água, Hokkaido, Japão

Igreja sobre a água

Igreja / arquitecturaycristianismo.com

Está localizada na cidade de Tomamu, na remota ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Nesta igreja, Ando também aplica os seus princípios de austeridade, materialidade e sobriedade.

A riqueza desta igreja é baseada na sua relação com o ambiente natural. Nesta construção, Tadao Ando alcança uma conexão quase perfeita entre o edifício e a natureza. A Igreja sobre a Água é um dos exemplos mais bem-sucedidos da arquitetura de Ando, ​​combinando conceitos sobre o profano e o sagrado, o vazio e o infinito.

A composição do edifício se baseia na interseção de dois volumes: um prisma de base quadrada de 15 metros de lado e um cubo de 10 metros de lado. Esses dois volumes compartilham um canto, formando outro cubo com 5 metros de lado.

Um tanque se projeta em frente à igreja, o qual é um retângulo de 45×90 metros. Ele se divide em quatro plataformas de 15 metros, estabelecendo um recinto virtual. Este tanque é uma praça aquática que pode ser vista claramente de dentro da igreja. O usuário não estabelece contato físico, mas sim visual, unindo a igreja com a natureza.

Podemos afirmar que a arquitetura de Tadao Ando é serena, mas também tem uma dimensão espiritual. A natureza também desempenha um papel essencial na arquitetura deste mestre do design.

Tadao Ando tem a certeza de que podemos criar espaços transcendentes de serenidade e espiritualidade neste mundo agitado.