A decoração de um apartamento pequeno

· 23 de setembro de 2018

A decoração de um apartamento pequeno é algo que, às vezes, nos traz mais do que uma dor de cabeça. Vendo tão pouco espaço, parece impossível que possamos colocar tudo o que precisamos, mas, na realidade, basta um planejamento.

Às vezes vemos apartamentos que, embora sejam grandes, causam uma sensação de confusão e desordem. No entanto, podemos encontrar esses mesmos objetos em um apartamento muito menor, com maior senso de ordem e, também, maior amplitude.

“Não existe uma casa tão ruim que não possa se transformar em algo que valha a pena”.

-Elsie de Wolfe-

Com isso, queremos dizer que, muitas vezes o problema não é a falta de espaço, mas de organização. Para resolver isso, encontramos várias soluções, algumas muito originais, para a decoração de um apartamento pequeno.

O que levar em conta para a decoração de um apartamento pequeno

Devemos estudar o espaço disponível. Sempre se pode aproveitar um espaço, por menor que pareça.

É verdade que há momentos em que nos cercamos de objetos completamente inúteis. Devemos pensar sobre o que realmente queremos manter.

Além disso, você poderá redistribuir os espaços. Por exemplo, isso se consegue retirando paredes ou divisórias para unir dois cômodos. De fato, deste modo você elimina dois cômodos, mas ganha na sensação de amplitude.

É aconselhável colocar poucos móveis. No caso de apartamentos pequenos, o tamanho não importa tanto quanto o número.

Por outro lado, não podemos esquecer da importância da luz natural em ambientes fechados. Quanto mais luz, maior a sensação de espaço.

Se escolher uma cor clara para as paredes, essa sensação será ainda maior. Isso também se aplica à cortinas ou persianas.

Se o teto é muito alto, você poderá aproveitar para construir algum tipo de mezanino.

Assim, pode usá-lo como espaço de armazenamento (em um pequeno corredor ao longo de toda a parede) ou até mesmo como uma área de dormir, desde que seja grande o suficiente.

Se houver escadas, você poderá usar o espaço livre debaixo delas. O mais recomendável é colocar prateleiras ou caixas para armazenamento.escada móvel

Tente manter uma continuidade nos materiais do piso. Além disso, muitas vezes, alguns espaços possuem mais de uma função.

Podemos ter espaços polivalentes, como sala de estar e jantar, sala de estar e cozinha, sala de estar e quarto… Nestes casos é necessário manter um mesmo estilo nos dois ambientes.

Faça a mobília sob medida. Escolha os móveis de forma que você possa realmente usar todo o espaço disponível.

Pense que cada pilar ou coluna poderá ser aproveitado para colocar prateleiras ou armários embutidos. Você não deve vê-los como algo que dificulta, eles poderão ser aproveitados.

Quais objetos e móveis usar na decoração de um apartamento pequeno

  • Caixas debaixo de camas.

Você pode utilizá-las para armazenar sapatos, lençóis, cobertores… Além disso, como não são vistas, não é necessário comprar caixas muito chamativas. Você poderá comprá-las com rodas, de modo que seja mais fácil removê-las quando estiverem muito cheias.

  • Uso de beliches.

Assim, você poderá aproveitar melhor os metros quadrados disponíveis. O modelo padrão consiste em duas camas fixas, que podem estar dispostas de maneira paralela ou transversal.

Saindo do modelo usual, poderemos escolher um beliche cujas partes possam ser dobradas contra a parede quando não estiverem sendo usadas. Portanto, podemos optar por estender uma ou duas partes. Isso também poderá ser aplicado a camas individuais: uma cama ou um sofá dobrável sempre ajuda na otimização do espaço.quarto com beliche

Às vezes, o beliche consiste em uma cama na parte superior e uma mesa, armário ou até mesmo um sofá na parte inferior.

  • Sofá-cama.

É ideal para quando você tem visitas, sempre que não há um quarto disponível.

  • Escolha portas de correr, descartando as portas comuns, que utilizam mais espaço.

Você poderá colocá-las em uma cor igual à da parede, para desviar a atenção para outras partes da sala. Além disso, poderá aproveitar o espaço livre em cima dessas portas para colocar prateleiras.

  • Cadeiras, bancos e mesas dobráveis.

É recomendável que as mesas sejam fixadas na parede. Você poderá pendurar as cadeiras e bancos em ganchos na parede, por exemplo, atrás das portas, para que fiquem mais escondidos quando não estiverem sendo usados.mesa e cadeiras para decoração

  • Você também poderá optar por usar mesas extensíveis ou encaixáveis.

São mesas de diferentes tamanhos que se encaixam uma dentro da outra.

Se não houver espaço suficiente para estantes, opte pelas prateleiras, são mais fáceis de colocar e reposicionar.

Escolha luminárias de parede. Assim, poderá iluminar a sua mesa de cabeceira ou de escritório sem ocupar espaço.

Coloque um espelho para dar maior amplitude ao espaço.

Se possível, coloque os radiadores sob as janelas, assim você economizará espaço.

Última ideia sobre a decoração de um apartamento pequeno

Como você viu, ter pouco espaço não é mais desculpa para que o seu apartamento pequeno não seja bem organizado e, ao mesmo tempo, iluminado e bonito. Lembre-se de que o mais importante é estudar o espaço disponível, a fim de conseguir a disposição ideal de objetos e móveis.