Utilidade e espaço com móveis de design

9 de setembro de 2018
Vamos mostrar três móveis de design dos quais você pode tirar o máximo proveito, graças à economia de espaço.

Muitas vezes, design e utilidade são termos opostos. Nunca lhe aconteceu de comprar algum móvel de design maravilhoso, chegar em casa e ele parecer inútil? A típica cadeira desconfortável ou uma gaveta na qual não cabe nada são alguns exemplos. O design também trouxe soluções para muitos problemas de espaço, conseguiu criar móveis que aproveitam cada centímetro e, além disso, também são muito práticos. A seguir, veremos utilidade e espaço com móveis de design.

Hoje trazemos uma série de móveis de design que, além de serem bonitos e originais, facilitam o nosso dia a dia. Vamos comprovar que design e utilidade não são incompatíveis.

Escada-gaveteiro

Certamente, se você tem escadas em casa, aproveita o espaço que fica debaixo delas para guardar sapatos ou itens de limpeza. Essa ideia, fruto do design, vai mais além. Por que usar apenas o espaço debaixo da escada se também podemos aproveitar os degraus?

Essa ideia é o resultado da fusão de uma gaveta com uma escada. À primeira vista, teremos escadas simples. Se puxarmos cada degrau, abriremos as gavetas; ou seja, podemos ter tantas gavetas quanto degraus tivermos. Uma ótima ideia para guardar os brinquedos das crianças ou as roupas de outras estações.

Essa ideia de escada-gaveteiro também pode ser útil para os quartos das crianças. Se eles dormem em um beliche, podemos mudar a típica escada de grade por uma escada que tenha uma dupla função: de armazenamento e subir para a cama superior.

escada-cômoda
Fonte: pinterest.com

Uma mesa pequena que se transforma em uma área de estudo

Este é outro exemplo claro de utilidade e espaço com móveis de design. À primeira vista, é uma mesa pequena que pode estar em qualquer área da casa sem ocupar muito espaço. Na hora de estudar ou de trabalhar com o computador, basta abrir a superfície da mesa e extrair dela uma cadeira que estava encaixada e totalmente oculta. A principal vantagem, além de não ocupar espaço, é que podemos mudar de uma opção para a outra facilmente.

Este tipo de mesa de estudo tem outros designs que brincam com a mesma ideia. Outro design diferente é um quadro bem grosso sobre a parede. O quadro é apenas uma maneira de embelezar a mesa quando ela está dobrada. Bastará abrir algumas dobradiças para desdobrar a mesa e sua prateleira correspondente.

Estas opções podem ser muito úteis quando o quarto dos mais jovens da casa é pequeno. Além disso, ao instalar uma área de estudo deste tipo, será possível trabalhar confortavelmente. Quando terminarem as suas tarefas, podem guardá-la facilmente e, então, aproveitar uma ampla área de jogos.

Uma cabeceira pode ser mais do que um elemento decorativo

Normalmente, as cabeceiras são elementos meramente decorativos; embora seja verdade que elas protegem a parede atrás da cama. Se tivermos problemas de espaço no quarto, podemos então optar por instalar uma bela cabeceira de design que também tenha uma dupla função.

Este tipo de cabeceira tem portas laterais que são perfeitas para guardar sapatos ou outros objetos que ocupem pouco espaço. As mais confortáveis são aquelas nas quais as prateleiras podem ser removidas; assim, é possível alcançar melhor os objetos.

Se tivermos problemas de espaço, graças a estas cabeceiras, poderemos dispensar o criado-mudo. Além disso, a espessura deste tipo de cabeceira faz com que seja possível deixar na parte superior tudo o que normalmente colocaríamos no criado-mudo. Dessa forma, a parte superior da cabeceira é um local acessível para deixar o celular, o abajur ou o livro que estivermos lendo.

Camas de design, tão confortáveis quanto uma convencional

Vamos apresentar a última proposta de utilidade e espaço destes móveis de design. Todo nós já precisamos de uma cama extra em casa ou já dormimos em uma cama dobrável desconfortável. Se você precisar de uma cama extra, é possível comprar uma de design muito confortável. Dessa forma, ficará perfeito: esteticamente elas são bonitas e, ao mesmo tempo, dormir nelas será tão confortável quanto dormir em uma cama funcional. Este tipo de cama pode ser dos seguintes tipos:

  • Cama escondida na parede ou atrás do móvel da sala. Basta girar o móvel para ter uma confortável cama de casal.
  • Cama escondida no teto. A priori, pode parecer estranho. Este tipo de cama fica elevada no teto e assim passa completamente despercebida