Onde colocar as persianas rolô?

· 20 de agosto de 2018
O mais frequente é colocarmos persianas nas janelas. Mas, neste post vamos lhe mostrar três ideias pouco comuns para incluí-las na sua casa. Você irá se surpreender com estas propostas!

Geralmente, o normal é pensar que as persianas rolô são exclusivas para as janelas. São utilizadas como uma alternativa simples e eficaz para economizar espaço e conseguir o efeito de intimidade que as cortinas proporcionam.

Porém, por sua funcionalidade e comodidade, estes acessórios se transformaram em um elemento polivalente para o lar. O seu sistema permite que sejam instaladas em diferentes áreas, tanto para esconder algo, como para filtrar a luz delicadamente.

No post de hoje, mostraremos em que lugares da casa podemos instalar estas persianas rolô. Dê asas à imaginação e aproveite as vantagens das persianas!

 

Persianas rolô para o sótão

A nossa primeira opção é instalar as persianas rolô no sótão. Quem tem este tipo de espaço em casa já deve ter se dado conta que, a entrada de luz geralmente se encontra no teto e é ligeiramente inclinada. Normalmente, são janelas pequenas que deixam passar toda a luz. Daí a importância das cortinas nesses ambientes.

Algumas pessoas optam por não colocar nada e deixar que a luz passe diretamente. Mas, outros preferem aplicar papéis enroláveis opacos para preservar a intimidade e filtrar a luz. Nós propomos a instalação de uma persiana rolô com transparência, que permita ser aberta ou fechada até a altura desejada, podendo assim regular melhor a passagem da luz.

As persianas rolô para o sótão são compostas de dois elementos. Uma gaveta para guardar o suporte e duas bordas de alumínio nas laterais. Dessa forma, é possível adaptar a persiana a todo tipo de janela. Sejam grandes, inclinadas ou mais baixas.

Para os sótãos mais altos, também existem persianas rolô motorizadas. Estes modelos podem ser acionados com um controle remoto, sem ser preciso você estar subindo e baixando a persiana manualmente. O único ponto desfavorável é que estes modelos eletrônicos são mais caros. Mas, você ganhará em conforto.

E também não se esqueça de que para um sótão estar sempre bem iluminado, o fato de só colocar persianas não basta. É preciso aproveitar ao máximo cada um dos espaços do ambiente para jogar com a entrada de luz natural e tirar mais proveito do lugar.

Persianas para sótãos

Estantes com persianas rolô

Se você é daquelas pessoas que lutam para manter a casa organizada, esta será uma ótima opção para você. Muitas vezes, vamos instalando grandes estantes com o objetivo de manter tudo em ordem e bem arrumado. Mas a realidade não é bem assim: no final das contas, tudo termina sendo um desastre. Livros e documentos espalhados com porta-retratos no meio… O que deveria ser uma solução para manter a ordem, acaba sendo o oposto.

Para estes casos, é comum optar por incluir persianas rolô nas estantes. São ideais para esconder a bagunça e, ainda, trazem mais aconchego ao ambiente. Nós recomendamos usar modelos que não sejam de cores escuras e que tenham uma certa transparência. Assim, o cômodo aparentará ser muito mais amplo.

Além disso, com as persianas nos asseguramos de que haja mais luminosidade na casa, já que se instalássemos uma estrutura de madeira ou um material mais opaco, criaríamos uma barreira de luz e o ambiente pareceria menor.

Entretanto, tudo depende do gosto de cada um. O que você precisa fazer é avaliar qual é a cor que fica melhor no seu ambiente. Os tons claros, por exemplo, conferem luminosidade e claridade ao lugar. Os tons mais quentes dão a sensação de vitalidade e aconchego. Por outro lado, os tons mais frios transmitem elegância e conforto.

Para esconder eletrodomésticos

A ideia menos comum na hora de instalar uma persiana rolô é quando a usamos para esconder eletrodomésticos. Talvez você nunca tenha pensado nessa possibilidade, mas sem dúvida nenhuma é uma ótima opção. Recomendamos, principalmente, para ambientes onde não seja possível chapar ou revestir com madeira ou outros materiais, ou simplesmente quando não se quer fazer essa mudança.

Normalmente, os eletrodomésticos maiores ficam nas cozinhas ou salas de estar. Aqui, nos referimos principalmente às maquinas de lavar e secar. Porém, é possível usar para todos os eletrodomésticos que você queira. Basta instalar a barra de sustentação na parte superior do aparelho, para que a persiana possa ser fixada. Certifique-se de que a cor não seja muito clara, pois estarão em uso contínuo e podem manchar com facilidade. Uma vez que a persiana esteja instalada, é só subi-la e deixar o aparelho livre para ser utilizado.

Se você está morando de aluguel e não tem autorização para realizar obras, esta alternativa será uma ótima opção. Chegou ao fim essa história de ter todos os seus eletrodomésticos grandes à vista!

Como você pode ver, estas não são as ideias habituais para a instalação de persianas. Contudo, são muito úteis para espaços problemáticos. Fácil e simples, não é verdade?