A última tendência em decoração: o estilo shabby chic

20 de dezembro de 2019
O shabby chic se tornou um estilo tendência. Além disso, é muito fácil de fazer. Você quer saber o que é e porque faz tanto sucesso? Continue lendo!

O estilo shabby chic é uma das tendências mais fortes atualmente no mundo da decoração de interiores.

Com o auge do gosto pelo vintage, o shabby chic foi favorecido. Cabe destacar que, embora muitas pessoas assegurem que o shabby chic é um tipo de estilo vintage, existem claras diferenças entre os dois estilos.

Portanto, estamos diante de estilos diferentes, mas com elementos em comum.

Como veremos mais adiante, o shabby chic obteve sucesso sobretudo por sua facilidade de fazê-lo. Criar uma decoração neste estilo não requer um grande investimento.

No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre o shabby chic, assim como os elementos que não podem faltar caso você queira ter esse estilo em sua casa.

De onde surgiu o estilo shabby chic?

O termo shabby chic surgiu nos anos oitenta, graças a um designer britânico que o utilizou para definir um novo estilo decorativo que utilizava muitas tintas com texturas, assim como em efeitos de pintura baseados no desgaste.

Já o estilo shabby chic, nasceu na região rural da Grã-Bretanha, onde as casas eram grandes e tinham sofás robustos e pinturas com texturas.

O conceito de shabby chic é baseado no fato de que alguns elementos como móveis ou acessórios desgastados e antigos estejam em harmonia com outros mais modernos.

Estilo shabby chic

O estilo shabby chic se espalhou não apenas pela Europa, mas também chegou até os Estados Unidos, tornando-se muito popular em cidades como Los Angeles ou San Francisco.

Além disso, o auge deste estilo fez com que as antiguidades se revalorizassem e elementos como rendas antigas, móveis desgastados pelo decorrer do tempo ou decorações florais aumentassem o seu valor.

Por outro lado, se popularizaram cores que não eram comuns na decoração de interiores como as cores pastéis.

No que consiste?

Este estilo de decoração é muito fácil de entender pois o seu próprio nome indica o que significa: “desgastado e chique”.

O conceito consiste em misturar elementos que sejam antigos, ou que pelo menos pareçam, com outros elementos modernos.

Neste ponto, é conveniente fazer uma diferenciação entre o vintage e o shabby chic.

A principal diferença entre ambos os estilos é que o vintage cobre um maior número de cores e formas. Enquanto isso, o shabby chic compreende o uso de cores pastéis e formas arredondadas.

Devido à diferente interpretação que ambos os estilos fazem dos elementos desgastados ou antigos, descobrimos que o estilo vintage não é tão romântico e feminino quanto o shabby chic pode ser.  

Estilo shabby chic

As cores

As cores que predominam no estilo shabby chic são as cores pastéis. Além disso, o branco é a sua cor principal.

No entanto, podemos adicionar outras cores. Especialmente aquelas que fornecem um ar clássico ou elegante, como por exemplo, o dourado.

A princípio, parece que essa cor tão chamativa não pode combinar com cores pastéis, no entanto, se soubermos como integrá-la, ficará ótima.

Por exemplo, você poderá utilizar um espelho com uma moldura vitoriana dourada. Em um mesmo elemento, temos uma peça antiga, como é uma moldura de estilo vitoriano, e, por outro lado, o aspecto chic com a cor dourada.

As cores pastéis também podem ser vistas nas flores dos tecidos estampados, em papéis de parede ou nas flores naturais que colocamos na casa.

Estilo shabby chic

Elementos que não podem faltar no estilo sabby chic

Alguns dos elementos que não podem faltar no estilo shabby chic são os seguintes:

  • Móveis de ferro, por exemplo, uma cama ou uma cômoda com detalhes de ferro fica ótimo.
  • Móveis de madeira, e se for madeira rústica, ainda melhor. Claro, tenha em mente que deve parecer antigo. Para isso, utilize diferentes técnicas de restauração para que o seu móvel pareça desgastado.
  • Louças: a louça também é importante neste estilo. Uma louça retrô é perfeita para completar este estilo. São caracterizadas, principalmente, por bordas irregulares e arredondadas.
  • Lustres envelhecidos: este é outro elemento-chave para uma decoração shabby chic. Também são interessantes os espelhos com molduras desgastadas.
Cômoda decorada

Conclusão

O estilo shabby chic é um estilo que atualmente faz muito sucesso porque oferece a facilidade de misturar elementos antigos com outros modernos ou novos. Talvez seja essa a chave para o seu sucesso.

Além disso, há a facilidade para realizá-lo, pois não requer um grande gasto de dinheiro. Até nós mesmos podemos restaurar alguns móveis e envelhecer alguns elementos.