Cinco dicas que o ajudarão a fabricar móveis artesanais

· 9 de fevereiro de 2019
Existem várias razões pelas quais é melhor e mais prático fazer móveis artesanais. Neste artigo, daremos 5 dicas para que você faça os seus próprios móveis.

Atualmente, os móveis com aparência artesanal são tendência, combinando por exemplo, madeira com ferro. Encontramos uma grande variedade deles nas lojas de decoração. As grandes empresas seguem esse movimento, enquanto que com os itens que você provavelmente tem em sua casa ou quer descartar, você mesmo poderá transformá-los em uma mesa, uma cadeira, um cabide. Neste artigo, daremos cinco dicas que o ajudarão a fabricar móveis artesanais ao seu gosto.

Móveis artesanais com paletes

Um palete é uma estrutura originalmente usada como suporte de carga para movimentar elementos pesados. Existem paletes de diferentes tamanhos e tipos de madeira e é um item que geralmente é descartado.

 

  • Sofás: podemos criar sofás, tendo paletes como estrutura principal. Você poderá usar um palete como base e acrescentar outro como encosto, sem a necessidade de juntá-los. É uma estrutura muito simples e você poderá acomodar as almofadas à vontade, mesmo aquelas você já tinha no seu antigo sofá.

É recomendável limpar cuidadosamente o palete, se ele tiver sido recolhido de uma madeireira, da rua, ou se já estiver guardado na sua casa. Mesmo que a madeira esteja em perfeitas condições, o ideal é lixar a estrutura. Depois aplique algumas demãos de verniz ou tinta. Dessa forma, ficarão mais bonitos e resistirão por mais tempo.

  • Mesa de café: outro móvel simples e muito fácil de fazer é a famosa mesinha de café. É ideal para receber os seus convidados e partilhar bons momentos na sua casa. Você poderá colocar na base quatro rodas pequenas, se quiser movê-la para outros espaços. Ou então, mantenha o palete com a sua estrutura original, dando-lhe apenas um acabamento protetor.

Você deve levar em consideração o fato de que vários paletes têm uma grande separação entre uma tábua e outra, e isso é um pouco desconfortável. Tome cuidado, já que pequenos objetos podem escorregar pelas frestas ou os copos virarem.

Uma solução para esse problema, se você já construiu a sua mesa com um palete com madeiras extremamente separadas, é colocar uma placa de vidro ou uma tábua de madeira maciça na superfície. Dessa forma, será mais prático e seguro apoiar objetos. Além disso, dará uma aparência mais consistente ao seu móvel artesanal.

Móveis artesanais com corda de juta

A juta é um material que fornece muito calor aos ambientes. Além disso, em comparação com outros materiais, o seu custo é menor e as possibilidades de comprá-lo são maiores. Os móveis de corda de juta com madeira são uma combinação agradável e econômica, se você quiser dar à sua casa um aspecto rústico e artesanal.

  • Prateleira suspensa de madeira e corda de juta: recomenda-se optar por duas ou, inclusive, quatro pranchas médias de madeira. Primeiro você terá que fazer 4 furos nas extremidades das placas de madeira para passar as cordas. Em seguida, recomendamos lixar a madeira e aplicar verniz ou tinta.

Por fim, deixe a madeira secar e passe a corda de juta pelos furos, unindo o número de tábuas de madeira escolhida. No caso de ter uma corda de diâmetro menor que a dos furos, ela poderá ser trançada com três ou mais cordas para alcançar a espessura ideal. Além disso, ela dará uma aparência artesanal mais acentuada ao seu móvel.

  • Pequeno pufe com pneu e corda de juta: outro objeto simples de fazer com corda de juta é o famoso pufe com a estrutura feita com um pneu. Pegue um pneu que você não usa mais e aplique em uma direção circular o fio de juta cobrindo toda a superfície. Você poderá aplicar a corda com cola vinílica ou algum adesivo resistente.
móveis artesanais

 

Atenção: nunca exponha o pufe de juta à chuva ou raios UV diretos, já que ele poderá apodrecer ou ressecar.

Móveis artesanais com caixas de frutas

Assim como os paletes, as caixas de frutas são outro objeto muito comum em todo o mundo. Pode ser encontrado em casa, na mercearia do bairro e até no meio do lixo. Com esse objeto, você poderá construir móveis artesanais de todos os tipos em sua casa.

Mesa de café: recomenda-se também lixar, limpar e pintar as caixas antes de trabalhar com elas. Mas atenção: a madeira das caixas de fruta é geralmente mais fina e mais porosa. Portanto, você deverá escolher cuidadosamente os caixotes que estejam em perfeito estado de conservação. Além disso, deverá aplicar várias camadas de tinta, já que a madeira a absorverá rapidamente.

móveis artesanais

 

Com essas dicas, o convidamos a olhar com outros olhos aquele caixote de frutas ou palete esquecido na sua garagem, aquela corda que comprou e não sabe o que fazer com ela ou as tábuas de madeira que estão amontoadas em um canto.

Lembre-se: o benefício da reciclagem e da restauração é contribuir com o meio ambiente e até mesmo para o bem-estar do seu ‘bolso’. E mais, o que pode ser melhor do que a satisfação de tomar um café no seu próprio móvel artesanal?