Dourado na decoração: algumas dicas úteis

· 27 de agosto de 2018
Hoje falaremos sobre a cor da realeza. Por isso, vamos mostrar como usar o dourado na decoração da sua casa.

O dourado é uma cor atemporal. Embora seja verdade que ao longo dos anos tenha sido usado em maior ou menor medida dependendo da moda, o dourado na decoração sempre foi uma cor muito utilizada.

O dourado é uma cor que fala por si só, porque é sinônimo de luxo e ostentação. Se você souber usá-la corretamente, conseguirá um ambiente de glamour e elegância.

Sugerimos que você utilize esta cor porque com certeza a decoração da sua casa ficará excelente. Como você verá abaixo, o dourado não é sinônimo de Natal, como muitas pessoas acreditam.

A nossa casa pode ser decorada com essa cor 365 dias por ano. A seguir, daremos uma série de dicas para usar dourado na decoração. 

Onde usar dourado na decoração?

Normalmente, usamos o dourado na decoração da sala. Isso não significa que em outros cômodos não seja apropriado colocar elementos dessa cor.

A decoração em dourado é adequada para qualquer cômodo da casa, inclusive para banheiros. A chave é saber como incluir os objetos de acordo com o cômodo. Além disso, é preciso haver harmonia entre os elementos decorativos.

É possível usar desde um espelho dourado no banheiro, no corredor até acessórios no quarto das crianças. Outros elementos neste tom podem ser: lâmpadas, molduras, papéis de parede ou almofadas.

Como você pode ver, o dourado pode estar presente em qualquer ambiente. A chave é saber como usá-lo na medida certa, através de objetos que combinem com o ambiente.

A chave: os detalhes em dourado na decoração

Sim, já dissemos que o dourado é uma cor atemporal, que traz um toque sofisticado e que se encaixa bem em qualquer sala. Entretanto, com isso não queremos dizer que você deve exagerar com o dourado na decoração da sua casa.

A chave é saber como usar essa cor na medida certa. Caso contrário, criaremos uma atmosfera ornamentada demais que, com certeza, dará um clima sobrecarregado ao ambiente.

A cor dourada atrai muita atenção e tende a se tornar o centro das atenções. É por isso que devemos incluir apenas detalhes nesta cor que tragam um toque de distinção.

Se incluirmos um objeto totalmente dourado, é melhor que os demais elementos nesse tom passem despercebidos ou sejam apenas alguns detalhes.

Jarros dourados

Um exemplo seria o seguinte. Queremos usar dourado na decoração de um hall de entrada. Compramos um espelho com uma moldura dourada grossa de um antiquário e o instalamos nessa sala. A opção correta seria usar esse espelho como protagonista do espaço. Assim, você pode continuar decorando o ambiente, sem que nenhum outro elemento tire o seu destaque.

Podemos incluir mais elementos dourados, mas que só tenham detalhes nessa cor. Dessa forma, criamos um espaço no qual o dourado é o protagonista e, ao mesmo tempo, não está sobrecarregado ou cansativo.

De qualquer forma, devemos levar em conta o tipo de ambiente que queremos criar e o efeito que queremos causar. Se quisermos criar uma sala luxuosa, devemos incluir mais elementos dourados.

Outra opção seria incluir mais elementos nessa cor, mas em um tom mais marcante e brilhante. O papel do dourado na decoração também dependerá dos nossos gostos.

Há pessoas que gostam de decoração simples e outras preferem ambientes mais sobrecarregados.

Com que cores combiná-lo?

A decoração com dourado muitas vezes levanta a dúvida das cores com as quais podemos combiná-lo. Aqui, daremos uma série de dicas para saber quais tons funcionam melhor com dourado e quais devem ser evitados.

Dessa forma, você saberá facilmente quais são as cores que deve escolher para criar uma decoração harmoniosa utilizando o dourado.

Detalhes em dourado na decoração

  • Dourado e preto: se combinarmos essas duas cores tão diferentes, mas que ao mesmo tempo ficam tão bem juntas, conseguiremos uma atmosfera de luxo e elegância. A única desvantagem é que pode evocar muito a noite, porque o ambiente pode ficar muito escuro. Dependendo do efeito que você deseja alcançar, essas duas cores são uma combinação importante a ser considerada.
  • Dourado e rosa claro: se combinarmos o dourado com tons mais claros de rosa, conseguiremos um efeito totalmente contrário ao anterior. O dourado terá todo o destaque e dará um toque de glamour. Ao mesmo tempo, o rosa criará uma atmosfera de calma. Essa escolha pode ser perfeita para o quarto das crianças.
  • Dourado e tons neon: o dourado é uma cor muito marcante e o mesmo acontece com as cores nos tons neon. Se combinarmos essas cores, a mistura será explosiva, por isso não recomendamos essa combinação.  Esses dois tons combinados são dois grandes inimigos no mundo da decoração.