Algumas dicas para decorar com leques
Durante séculos, os leques fora complementos de moda com muito destaque, especialmente no Oriente, onde surgiram. Com o passar do tempo, o seu uso alcançou outros patamares. Hoje em dia, é normal decorar com leques tanto ambientes interiores quanto exteriores.
Dependendo do material que é feito, tecido, madeira, papel, plástico, ele é capaz de trazer um toque especial aos ambientes onde é colocado. Mesmo hoje em dia, esses objetos delicados não deixam de chamar a atenção com a sua aparência e encanto histórico.
O modelo espanhol, dobrável e semicircular, é um dos tipos mais comuns. Mesmo assim, devido a sua comercialização como souvenir, existem outros modelos, como os chineses e japoneses, que são redondos.
Truques para decorar com leques
- Os leques de madeira, sem pintura, apesar de parecerem muito simples, podem ficar muito elegantes em diferentes tipos de decoração: minimalista, nórdico, rústico, etc.
- Por outro lado, os leques de madeira pintados com cores neutras e com motivos simples e delicados são perfeitos para livrarias, por exemplo.
- Decorar com leques de papel traz um toque divertido e colorido aos dormitórios. No entanto, eles têm mais uso na decoração de espaços de festa.
- É preciso evitar os leques de plástico, se quisermos um resultado atraente e elegante. Isso porque será preciso tomar cuidado com os leques danificados.
- Se quisermos colocar os leques sobre uma mesa ou qualquer outra superfície, poderemos colocá-los em bases ou suportes para leques. Assim, não se fecharão e nem cairão no chão.
- Se tivermos vários leques, poderemos fazer composições muito interessantes para trazer dinamismo aos espaços. Em geral, as composições são de três leques, de tamanhos diferentes.
A chave para decorar com leques está em prestar atenção nos materiais e na criatividade para criarmos composições.
Leques de plumas
Sem dúvida alguma, os modelos de plumas podem ser utilizados como acessórios para a decoração de interiores. De acordo com a cor e a qualidade das plumas, podem trazer mais ou menos sofisticação aos quartos, corredores e, até, salas de estar.
Por exemplo, um leque com corpo de madeira e plumas brancas, de tamanho grande, poderá ficar lindo em uma parede, alguns centímetros acima da linha onde começa o sofá ou uma estante horizontal. Para destacá-lo ainda mais, é possível combiná-lo com outros de madeira, menores e sem plumas.
Você sabia que os leques de plumas reais eram um dos acessórios das classes mais altas da sociedade do antigo Oriente e da Índia?
Outro exemplo de magia e beleza são os leques feitos com plumas de pavão real (verdadeiras ou sintéticas). Eles trazem um toque exótico à decoração e, é claro, um toque de cor também. Se você tem uma decoração em tons neutros, quentes, os modelos com plumas de pavão podem ficar lindos no seu espaço.
Se a manutenção das plumas o preocupa, você poderá optar por uma solução moderna e elegante: colocá-los dentro de uma urna de vidro ou emoldurá-los.
Nesse sentido, recomendamos as molduras simples, sem ornamentos. Isso para não criar uma competição entre o leque e a moldura.
Por outro lado, se você tem mais de três modelos, tente buscar soluções diferentes. Isso porque, se você optar por emoldurar todos, correrá o risco de que o ambiente adquira um ar de museu.
Em exteriores
Os grandes leques de madeira podem ficar bem em terraços e varandas. Se os combinarmos com uma decoração boêmia ou romântica, eles trarão um ‘algo mais’, misterioso e sedutor, que sem dúvida, ajudará a criar atmosferas mágicas.
Anime-se e faça vários testes até que você consiga decorar com leques da maneira que mais gostar. Lembre-se, eles podem ficar muito bem até em decorações do estilo minimalista. A questão é escolher os modelos corretos.