Arquitetura domótica: saiba mais!

30 de agosto de 2019
A arquitetura domótica é uma das novidades para termos mais segurança, economia de energia e conforto em casa. Mostraremos algumas das suas vantagens neste artigo.

Neste post, queremos focar em todas as vantagens da arquitetura domótica, que, sem dúvida, está cada vez mais presente em nossa sociedade, embora em sua origem apenas tenha modificado pequenas coisas.

A arquitetura domótica é o conjunto de técnicas voltadas para a automação de residências. Isso é visto, por exemplo, quando se integra tecnologia em sistemas de segurança, gerenciamento de energia, bem-estar ou comunicações.

É muito importante o fato de que estas soluções podem ser aplicadas em todos os tipos de habitação, independentemente do tamanho ou área. Por isso, é destinado a um setor muito grande da população, daí o seu sucesso e enorme desenvolvimento atualmente. Além disso, pode ser adaptada a qualquer cômodo da casa, o que é uma grande vantagem.

A arquitetura domótica

Arquitetura domótica em casas

Simplesmente, consiste na aplicação de tecnologias (cada vez mais inovadoras) no design dos espaços. Na verdade, você pode chamar de casas inteligentes. Este é um exemplo de como a tecnologia é colocada a serviço da sociedade, tornando a vida mais confortável e simples.

O que é necessário ficar bem claro é que antes de encarar um projeto desse tipo, é essencial realizar um estudo muito completo, para analisar todos os custos, benefícios, etc. É verdade que a princípio pode parecer uma enorme quantia de dinheiro. No entanto, é um bom investimento a longo prazo, uma vez que permitirá poupar dinheiro de várias outras formas. Assim como as casas ecológicas, as residências com arquitetura domótica estão na moda.

Principais vantagens da arquitetura domótica

Em seguida, queremos falar de algumas das principais vantagens desse tipo de arquitetura. Lembre-se de que esses sistemas podem ser adaptados a residências muito variadas.

Maior economia de energia

Economia de energia

Agora é mais fácil economizar em contas graças aos sistemas programados para iluminação, água ou aquecimento, entre outros exemplos. Até os ventiladores mais simples podem ser automatizados.

O aquecimento também pode ser regulado automaticamente, dependendo da previsão do tempo, seja dia, noite ou dependendo da estação do ano em que estamos. Alguns sistemas, inclusive, dão conselhos sobre que roupa usar cada dia.

Outra opção é a instalação de luzes automáticas ao detectar movimento. Outros se adaptarão ao grau de leveza ou escuridão que está em casa, às vezes gradualmente. Assim, as casas também ajudarão em questões ambientais, algo para o qual você também poderá contribuir reciclando.

Aumentar a segurança em sua casa

Arquitetura domótica: aplicativo para trancar portas

Você encontrará muitas alternativas para os alarmes habituais. Por exemplo, você pode ativar recursos de presença quando não estiver em casa, de modo que, do lado de fora, parece que alguém está dentro de sua casa. Isso é ideal para períodos de férias.

Ou se não, você poderá vigiar do trabalho se a casa está realmente vazia durante a sua ausência, bem como a área de entrada e o acesso à casa. Com alguns sistemas, você pode até mesmo verificar se deixou as portas bem fechadas ou não.

Atualmente, há alarmes sem fio que alertam se algo acontece, mesmo que o intruso tenha interrompido a fonte de alimentação ou a linha telefônica. Como você vê, existem muitas opções.

Redução do trabalho doméstico graças à arquitetura domótica

Facilidade nas tarefas domésticas

Atualmente, encontramos uma grande variedade de aparelhos e acessórios que facilitam as nossas vidas. Um exemplo disso são os aspiradores que se movem sozinhos.

Por outro lado, existem geladeiras que possuem uma pequena câmera no seu interior. Assim, estando fora de casa, você poderá verificar com o seu celular quanto de comida há na geladeira, para saber o que comprar antes de voltar para casa. A Samsung, para lhe dar mais um exemplo, desenvolveu um sistema de circuito triplo neste tipo de equipamento para evitar a acumulação de maus odores.

E, claro, existem dispositivos que limpam a nossa casa automaticamente. Na Amazon você poderá comprá-los. A melhor coisa é que, para eles funcionarem, você só precisa carregá-los por algumas horas. O mesmo vale para quem cozinha.

Graças a todas essas inovações (e muitas mais), agora há mais tempo para o lazer. Entre outros exemplos, agora podemos levantar e abaixar as persianas automaticamente ou controlar o sistema de irrigação do jardim.

Como você pode ver, a arquitetura domótica tem enormes vantagens que podem tornar a vida muito mais fácil. Além disso, tornam a moradia mais acessível, algo ideal em casos de pessoas com algum tipo de deficiência ou idosos.