Controle a sua casa com a domótica mais moderna

22 de fevereiro de 2019
A tecnologia tem avançado tanto que hoje em dia podemos controlar praticamente qualquer elemento da nossa casa a partir do nosso celular ou tablet, nos dando muito mais segurança.

Ao falar sobre a domótica mais moderna, devemos em primeiro lugar, explicar à que nos referimos quando utilizamos este termo.

A domótica é o conjunto de técnicas destinadas a automatizar as habitações. Isto é visto, por exemplo, ao integrar a tecnologia nos sistemas de segurança, gestão energética, bem-estar ou, também, nas comunicações.

É um campo que deve se adaptar às mudanças sofridas pela sociedade. Dessa forma, poderá responder às necessidades, às demandas da população.

É muito importante o fato de que estas soluções possam ser aplicadas em todos os tipos de habitações, independentemente do tamanho, da área… Por isso, é destinado a um setor muito amplo da população. Além disso, poderá ser adaptado para qualquer cômodo da casa.

Tudo isso é exigido em uma busca (cada vez maior) por conforto e melhor gestão da energia.

Se pararmos para ver os exemplos de domótica no nosso entorno, poderemos imaginar como será o futuro dos nossos lares e, portanto, da nossa sociedade.

Começou com pequenas coisas, no entanto, atualmente podemos realmente controlar a nossa casa a partir de um navegador da web.

Áreas onde a domótica mais moderna poderá ser aplicada

Desde a sua origem, podemos encontrar dispositivos projetados para programar a calefação, regular a iluminação, conectar os alarmes…

Podemos falar de quatro áreas de aplicação.

  • Área da segurança: por exemplo, para controlar pessoas idosas, deficientes ou doentes. Também podemos ativar funções de status de presença quando realmente não estamos em casa.
  • Área do conforto: já é possível obter o controle absoluto das instalações elétricas. As várias funções programadas são ativadas e desativadas através de elementos de controle ou até mesmo por telefone.
  • Área da gestão da energia: para alcançar a máxima economia tanto financeira como energética. Nesse caso, por exemplo, se vê uma adaptação dependendo se é dia ou noite e da estação do ano.
  • Área das comunicações: nos permite regular a calefação, baixar as persianas antes de chegar em casa. Por exemplo, quando estamos saindo da aula ou do trabalho ou quando estamos dirigindo.
controle a sua casa com a domótica

 

Além disso, não se esqueça de que, em geral, o modo de reprogramar todas as funções é muito simples e rápido.

Alguns dos exemplos da domótica mais moderna

Intimamente relacionada com as áreas citadas na seção anterior, podemos encontrar algumas das aplicações da domótica em nossas residências. Podemos encontrar a sua aplicação nos seguintes sistemas e produtos.

  • Ar-condicionado: agora podemos automatizar até os ventiladores mais simples.
  • Calefação: regulada de acordo com as previsões meteorológicas. Além disso, podemos regular o consumo de combustível. Embora possa parecer ridículo, também podemos receber conselhos sobre roupas a serem utilizadas, dependendo da temperatura daquele dia.
  • Iluminação: por exemplo, no jardim ou nos corredores, com luzes ativadas automaticamente quando alguém passa pelo corredor à noite para pegar um copo de água ou ir ao banheiro. Dependendo de quanta luminosidade ou escuridão temos, as luzes se adaptarão a isso, brilhando com mais ou menos intensidade, às vezes gradualmente.
  • Eletrodomésticos: mesmo os mais simples. Podemos equipar a nossa geladeira com uma câmera, para que possamos ver através do nosso celular o que precisamos comprar.
controle a sua casa com domótica

 

Agora os fornos se acendem sozinhos, existem aplicações com as quais podemos dosar a quantidade de sabão em pó das nossas máquinas de lavar roupa, podemos programar a máquina de lavar louça de fora da casa…

  • Sistemas de alarmes: possibilita ver se a casa está vazia em nossa ausência, se há algum tipo de movimento na entrada da casa, verificar se deixamos a porta da garagem fechada…
  • Equipamentos elétricos: agora podemos subir e baixar as persianas de forma totalmente automática ou regular a irrigação do nosso jardim.
  • Além disso, foi possível alcançar até as necessidades lúdicas, as de entretenimento.

Para refletir

Agora podemos chamar os nossos familiares em casa com avisos de voz ou com o som de uma campainha. O seu próprio computador pode lhe acordar gentilmente todas as manhãs.

Embora estes exemplos pertençam à domótica mais moderna, claramente é um campo que apresenta uma evolução imparável. Isso deve nos fazer pensar até que ponto chegaremos e quanto de tudo isso é realmente necessário. Chegamos a um ponto em que até máquinas de pipoca estão totalmente automatizadas.