As novas cores em decoração de interiores: Cravings e Clássico

27 de março de 2019
As novas gamas de cores chegaram com tudo, e não é para menos. Transformarão a sua casa em um espetáculo, cromaticamente falando.

O ano de 2019 chegou cheio de novidades no mundo da decoração de interiores e uma delas são as suas cores. O Pantone Color Institute apresentou as gamas de cores que marcarão tendência este ano e que encantarão os projetos decorativos. Entre as oito paletas de cores apresentadas, duas delas chegam com força especial: Cravings e ClássicoAmbas as propostas nos oferecem gamas de cores opostas, mas totalmente complementares.

Os tons Cravings e Clássico são inspirados por elementos gastronômicos que cativaram o mundo dos sentidos. Além disso, entre todos eles, a empresa Pantone escolheu a cor coral como a cor do ano.

A empresa Pantone foi a criadora do primeiro sistema de definição cromática e é uma referência no mundo da decoração, das artes e de muitos outros campos. Assim, as suas propostas marcam tendências em decoração, design e moda. Vejamos o que ela nos trouxe este ano, destacando os Cravings e Clássico.

O instituto Pantone: criador da paleta dos Cravings e Clássico

Instituto Pantone
Instituto Pantone / pantone.com

Entre as várias empresas que fazem as suas propostas de cores a cada temporada, a Pantone se estabeleceu como um ícone do design e é a principal autoridade no mundo das cores.

Por isso, indústrias como as das artes gráficas, da arquitetura, da pintura, da moda, de cosméticos e de decoração de interiores a reconhecem como norma mundial e a referência máxima em cores.

Os seus guias de cores se consolidaram como uma ferramenta imprescindível para designers, artistas gráficos, marcas e, claro, para o design de interiores.

A figura por trás desta grande marca comercial que nos presenteia com as suas propostas a cada ano é Lawrence Herbert. Herbert é um químico que na década de 1960 assumiu a empresa em que trabalhava e a renomeou como Pantone.

Logo depois, criou o “Pantone Matching System“, um sistema de definição cromática que permite que artistas gráficos e marcas reproduzam as cores exatas com resultados uniformes.

A partir daí, os guias da Pantone se tornaram uma referência no mundo da cosmética e, posteriormente, para muitas outras indústrias.

A cor do ano Pantone para 2019

A cor do ano Pantone para 2019

Todos os anos, a Pantone apresenta as gamas de cores que serão tendência. Além disso, desde 2000, esta empresa elege qual será a cor do ano. A apresentação da cor do ano tem como função a recomendação de uma determinada cor.

Ela poderá ser utilizada como um diferencial aplicado a pequenos detalhes, mas também apresentou cores com função dominante e principal no design de interiores.

Em contraste com a cor do ano de 2018, que foi o ultravioleta, este ano a proposta é a cor coral, especificamente o Pantone 16-1546 Living Coral.

O Living Coral é um tom suave e vibrante cuja função é envolver calorosa e confortavelmente o nosso ambiente atual em constante mudança. É uma cor escolhida por oferecer conexão e intimidade, por ser sociável e forte e por promover a alegria.

Além disso, simboliza a necessidade de otimismo e a busca pela felicidade. É uma cor que incorpora o desejo de expressão lúdica. Portanto, foi escolhida como a cor do ano de 2019.

Cravings

Cores Cravings
Cravings / elledecor.com

Duas das paletas de cores deste ano destacam-se em especial. Uma delas é a Cravings, cuja tradução é “desejos”. O nome escolhido para essa paleta de cores não poderia definí-las melhor, pois aludem ao que a Pantone definiu como “alimentos fetiche”.

Na Cravings, encontraremos tons fortes, com muito protagonismo e com caráter bem definido. Os mais populares serão os vermelhos condimentados, os doces flamingos laranjas e o roxo intenso. A intenção desta gama de cores é despertar os sentidos e ser uma tentação para o olhar e para as papilas gustativas.

São inspirados pela ideia de foco, porque tentam capturar a atenção visual dos olhares alheios. Essa cor será vista cobrindo, indistintamente, uma das paredes de um cômodo, ou todas. Especialmente em halls de entrada e banheiros.

Clássico

Cores Classico
Cores Classico / lesatelierstristan.com

No entanto, a apresentação desta paleta de cores não poderia ser mais tentadora. Concebida com o objetivo de compensar a Cravings com tons mais neutros. São tons elegantes e relaxados entre os quais encontramos o Swan White, o Camel-Colored, o verde azulado intenso, o Gray Flannel, o Burgundy Red e o Black Caviar. Assim, pretende combinar em uma paleta todos esses tons estimulantes, eternos e clássicos que nunca saem de moda.

Cravings e Clássico: uma proposta original e tentadora

Cravings e Classico: uma proposta original e tentadora

A apresentação das propostas de cores para este ano de 2019 em decoração de interiores é muito original e inovadora. Portanto, temos certeza que veremos composições decorativas espetaculares em quartos e salas nessas novas cores, despertando os nossos sentidos e sem passar despercebidos. Você se atreveria a decorar com Cravings e Clássico?