As novas tendências na decoração oriental 2018
Este ano, as novas tendências na decoração oriental estão sendo muito bem aceitas por pessoas do mundo todo.
Acontece que o estilo oriental na decoração e no design de interiores é um dos mais interessantes e atemporais, pois embora o tempo passe, ele é um estilo que sempre está no topo das tendências.
Este estilo não é apenas típico de países como por exemplo a China ou o Japão, mas também vem chegando aos poucos ao Ocidente e parece que, ano após ano, está se consolidando.
E claro, ele está sempre se renovando. As decorações excêntricas ficaram para trás.
Muitas pessoas não gostam desse estilo porque imaginam a decoração de um bazar chinês ou de um restaurante japonês. A decoração oriental é muito mais do que isso. De fato, não tem nada a ver com a decoração que vemos em estabelecimentos desse tipo.
Então, no artigo de hoje, vamos lhe mostrar as novas tendências na decoração oriental para este ano 2018.
Em que consiste a decoração oriental?
Ao contrário do que muitos possam pensar, o estilo oriental não é o estilo decorativo chinês ou japonês.
Pelo contrário, é um estilo único, que tem as suas peculiaridades nas diferentes áreas do Oriente.
No entanto, essas particularidades se misturam e se sobrepõem. Por isso, falamos do estilo oriental em geral, e não do estilo chinês ou japonês em particular.
O estilo oriental se caracteriza por ser um estilo que transmite muita tranquilidade e serenidade. Isto se deve à importância dada para a área espiritual do ser humano no Oriente.
Por isso, a decoração está focada para que o homem busque a harmonia da sua alma e que, além disso, a interação dele com a natureza também seja pacífica.
Daí a importância que atribuem a elementos da natureza, como por exemplo a água, as pedras ou as plantas.
Outra das marcas distintivas do estilo oriental é a sua simplicidade. Isso tem muito a ver com o Feng Shui, bem como com o minimalismo.
Até certo ponto, os espaços decorados com esse estilo acabam sendo minimalistas. Para a cultura oriental, é muito importante usar apenas o que é necessário e, além disso, que cada elemento tenha o seu lugar.
Poderíamos dizer que, além de ser um estilo de decoração, é também uma questão de mentalidade e espiritualidade.
Tendências na decoração oriental
Cores
Quanto às cores, na decoração oriental os tons vermelhos ou alaranjados eram frequentemente usados com o preto.
No entanto, uma das tendências na decoração oriental atual é usar cores em tons neutros, como por exemplo bege, branco e marrom claro. Também podemos ver até mesmo tons verde-claro.
Claro, sem esquecermos as cores características mencionadas acima (vermelho, laranja e preto) que continuam aparecendo, mas apenas nos pequenos detalhes, não como as cores predominantes.
Materiais
A madeira era um dos materiais mais usados no estilo oriental. Ela continua sendo usada, mas este ano no seu tom natural.
Outros dos materiais mais utilizados são o bambu, a pedra, o papel de arroz, o vime ou a seda. Estes são elementos naturais historicamente importantes na cultura oriental.
Uma das tendências na decoração oriental é usar os troncos de bambu como se fossem um jardim vertical. Consiste em fazer aberturas nos troncos para colocar as plantas. O resultado é realmente espetacular.
Altura
A cultura oriental é uma cultura que utiliza uma altura baixa, principalmente para rituais e móveis.
Os rituais mais importantes são feitos no nível do chão, por isso não é surpreendente que muitos móveis sejam de baixa altura.
Mesas de centro, camas ou salas de jantar são uma das tendências na decoração oriental que outros estilos adotaram, como por exemplo o moderno ou o minimalista, nos quais é muito comum ver mesas de centro ou camas baixas.
Elementos decorativos
Esqueça as guirlandas de estilo chinês ou do gato que o recebe toda vez que você entra no restaurante chinês.
Os elementos que são tendência na decoração oriental atual e que não devem faltar em um espaço decorado com este estilo são:
- As plantas: as plantas proporcionam luminosidade e uma atmosfera relaxante. Se, além disso, tiverem algumas flores coloridas, melhor ainda. As orquídeas são perfeitas.
- Pedras: se forem adicionadas pedras às plantas, você já terá um relaxante jardim oriental. Sem dúvida alguma, você ficará relaxado apenas observando o jardim.
- Biombos: para separar os ambientes são utilizados biombos; se eles forem feitos de papel de arroz, melhor ainda. Será um elemento clássico da cultura oriental, mas também muito funcional na sua casa.
- Tapetes e almofadas: uma vez que o estilo oriental é de baixa altura, tapetes e almofadas são usados para dar maior conforto quando forem feitas atividades no chão.
Conclusão
As tendências atuais na decoração oriental, portanto, são pequenas mudanças que o estilo oriental fez para se renovar e se adaptar aos novos tempos e aos novos seguidores.
É um estilo simples e fácil de ser realizado. É claro, o mais difícil são outros aspectos, como por exemplo manter tudo no lugar, ser organizado, etc.
Temos certeza que se você decidir decorar a sua casa com esse estilo, fará isso de forma perfeita.