As novas tendências na decoração oriental 2018

· 8 de agosto de 2018
As novas tendências na decoração oriental para este ano de 2018 vão fazer com que seja muito mais fácil decorar com este estilo.

Este ano, as novas tendências na decoração oriental estão sendo muito bem aceitas por pessoas do mundo todo.

Acontece que o estilo oriental na decoração e no design de interiores é um dos mais interessantes e atemporais, pois embora o tempo passe, ele é um estilo que sempre está no topo das tendências.

Este estilo não é apenas típico de países como por exemplo a China ou o Japão, mas também vem chegando aos poucos ao Ocidente e parece que, ano após ano, está se consolidando.

E claro, ele está sempre se renovando. As decorações excêntricas ficaram para trás.

Muitas pessoas não gostam desse estilo porque imaginam a decoração de um bazar chinês ou de um restaurante japonês. A decoração oriental é muito mais do que isso. De fato, não tem nada a ver com a decoração que vemos em estabelecimentos desse tipo.

Então, no artigo de hoje, vamos lhe mostrar as novas tendências na decoração oriental para este ano 2018.

Em que consiste a decoração oriental?

Ao contrário do que muitos possam pensar, o estilo oriental não é o estilo decorativo chinês ou japonês.

Pelo contrário, é um estilo único, que tem as suas peculiaridades nas diferentes áreas do Oriente.

Em que consiste a decoração oriental?

No entanto, essas particularidades se misturam e se sobrepõem. Por isso, falamos do estilo oriental em geral, e não do estilo chinês ou japonês em particular.

O estilo oriental se caracteriza por ser um estilo que transmite muita tranquilidade e serenidade. Isto se deve à importância dada para a área espiritual do ser humano no Oriente.

Por isso, a decoração está focada para que o homem busque a harmonia da sua alma e que, além disso, a interação dele com a natureza também seja pacífica.

Daí a importância que atribuem a elementos da natureza, como por exemplo a água, as pedras ou as plantas.

Outra das marcas distintivas do estilo oriental é a sua simplicidade. Isso tem muito a ver com o Feng Shui, bem como com o minimalismo.

Até certo ponto, os espaços decorados com esse estilo acabam sendo minimalistas. Para a cultura oriental, é muito importante usar apenas o que é necessário e, além disso, que cada elemento tenha o seu lugar.

Poderíamos dizer que, além de ser um estilo de decoração, é também uma questão de mentalidade e espiritualidade.

Tendências na decoração oriental

Cores

Quanto às cores, na decoração oriental os tons vermelhos ou alaranjados eram frequentemente usados com o preto.

No entanto, uma das tendências na decoração oriental atual é usar cores em tons neutros, como por exemplo bege, branco e marrom claro. Também podemos ver até mesmo tons verde-claro.

Tendências na decoração oriental: Cores

Claro, sem esquecermos as cores características mencionadas acima (vermelho, laranja e preto) que continuam aparecendo, mas apenas nos pequenos detalhes, não como as cores predominantes.

Materiais

A madeira era um dos materiais mais usados no estilo oriental. Ela continua sendo usada, mas este ano no seu tom natural.

Outros dos materiais mais utilizados são o bambu, a pedra, o papel de arroz, o vime ou a seda. Estes são elementos naturais historicamente importantes na cultura oriental.

Uma das tendências na decoração oriental é usar os troncos de bambu como se fossem um jardim vertical. Consiste em fazer aberturas nos troncos para colocar as plantas. O resultado é realmente espetacular.

Altura

A cultura oriental é uma cultura que utiliza uma altura baixa, principalmente para rituais e móveis.

Os rituais mais importantes são feitos no nível do chão, por isso não é surpreendente que muitos móveis sejam de baixa altura.

Mesas de centro, camas ou salas de jantar são uma das tendências na decoração oriental que outros estilos adotaram, como por exemplo o moderno ou o minimalista, nos quais é muito comum ver mesas de centro ou camas baixas.

Elementos decorativos

Esqueça as guirlandas de estilo chinês ou do gato que o recebe toda vez que você entra no restaurante chinês.

Elementos decorativos orientais

Os elementos que são tendência na decoração oriental atual e que não devem faltar em um espaço decorado com este estilo são:

  • As plantas: as plantas proporcionam luminosidade e uma atmosfera relaxante. Se, além disso, tiverem algumas flores coloridas, melhor ainda. As orquídeas são perfeitas.
  • Pedras: se forem adicionadas pedras às plantas, você já terá um relaxante jardim oriental. Sem dúvida alguma, você ficará relaxado apenas observando o jardim.
  • Biombos: para separar os ambientes são utilizados biombos; se eles forem feitos de papel de arroz, melhor ainda. Será um elemento clássico da cultura oriental, mas também muito funcional na sua casa.
  • Tapetes e almofadas: uma vez que o estilo oriental é de baixa altura, tapetes e almofadas são usados para dar maior conforto quando forem feitas atividades no chão.

Conclusão

As tendências atuais na decoração oriental, portanto, são pequenas mudanças que o estilo oriental fez para se renovar e se adaptar aos novos tempos e aos novos seguidores.

É um estilo simples e fácil de ser realizado. É claro, o mais difícil são outros aspectos, como por exemplo manter tudo no lugar, ser organizado, etc.

Temos certeza que se você decidir decorar a sua casa com esse estilo, fará isso de forma perfeita.