Logo image
Logo image

As últimas tendências em cortinas

4 minutos
A grande aliada para decorar as janelas são as cortinas: grandes, pequenas, transparentes, opacas. Você poderá escolher entre uma ampla gama de variedades.
As últimas tendências em cortinas
Última atualização: 23 outubro, 2018

Os tecidos de uma casa são um aspecto muito importante. Um dos tecidos que nós geralmente não prestamos muita atenção são as cortinas. Saber das últimas tendências em cortinas é importante porque elas vestem as nossas janelas.

Obviamente, há muitas maneiras de vestir as janelas: cortinas, persianas, cortinados, painéis japoneses, persianas venezianas, etc.

Há também muitas maneiras de fixar e pendurar: ilhós, franzidos, alças, etc.

O mundo dos tecidos para as janelas é bastante amplo, no entanto, no artigo de hoje, falaremos sobre as últimas novidades em cortinas. Ou seja, as últimas tendências neste tecido tão importante em nossa casa.

Cortinas em degradê

As cortinas com cores em degradê são uma das grandes tendências atuais.

Este tipo de cortina proporciona um ambiente boêmio e também muito original.

A melhor coisa sobre este tipo de cortina é que você pode fazê-las você mesmo. O que é mais pessoal do que cortinas tingidas por você mesmo?

Além disso, combinam muito bem com ambientes contemporâneos e também com estilos como o boho chic.

A última novidade em cortinas: o Tie & Dye

Esse tipo de cortina segue, mais ou menos, a mesma linha das cortinas anteriores.

Se trata de amarrar as cortinas e submergir algumas partes em tinta para formar uma estampa única e muito original.

Naturalmente, este tipo de cortinas também poderá ser feita por você mesmo.

Trazem muita paz e relaxamento ao ambiente e são mais adequadas para uma casa de jovens com um estilo de vida alternativo e até mesmo hippie.

Cortinas bicolores

Se as últimas tendências em cortina estão sendo caracterizadas por alguma coisa, é por utilizar várias cores.

Além das estampas, encontramos também as cortinas bicolores.

Some figure

Este tipo de cortina mistura duas cores, seja somente na parte inferior ou na cortina toda.

A verdade é que as cortinas bicolores são bastante sofisticadas e podem ser muito elegantes, desde que a mistura de cores esteja correta.

Combinação de elementos

Outra tendência nas cortinas é misturar diferentes elementos ou tipos de tecidos para as janelas.

Cabe destacar que algumas combinações são um pouco ousadas ​​e exigem uma instalação especial. No entanto, o resultado é muito interessante.

Cortinas com transparência

Essa combinação é perfeita para lugares onde você quer um ambiente bem iluminado, mas que, às vezes, quer que esteja mais escuro. 

São dois tipos de tecidos. O ideal é que ambos os elementos tenham tons semelhantes, embora seja aconselhável que a cortina com transparência seja mais clara para fornecer mais luz ao ambiente.

Cortinas com persianas

Essa tendência é a versão contemporânea da anterior.

O ideal é combinar uma persiana rolô com uma cortina bem fluida. Isso mistura a rigidez da persiana com a fluidez da cortina.

Some figure

Mais tendências

  • As últimas tendências em cortinas também apresentam essas características.

Se pensarmos bem, há alguns anos, as cortinas deviam ser perfeitamente cortadas ao nível do piso. Aquelas que se arrastavam no chão eram caracterizadas por causar desordem.

A última tendência em cortinas é usá-las das duas formas. Isto é genial!

As cortinas no nível do piso são perfeitas para ambientes e decorações mais clássicas, no entanto, as mais longas ao ponto de arrastar são características de ambientes mais casuais e modernos.

Claro, devemos dizer que as cortinas que arrastam no chão correm o risco de se estragarem mais rapidamente. Mas, tudo é uma questão de cuidado.

  • A última tendência em cortinas é pendurá-las próxima do teto.

Se trata, portanto, de cortinas muito estilizadas e altas que ajudam a cobrir o espaço entre a moldura da janela e o teto.

Some figure

Isso é ótimo para casas com tetos muito altos, porque muitas vezes a haste da cortina é colocada apenas onde a janela termina deixando um grande espaço em branco até o teto, o que não favorece em nada o ambiente.

As cortinas imperfeitas se tornaram o ‘must have’ do clássico

As cortinas drapeadas confeccionadas com tecidos cuja queda é mais rígida e desigual como a organza ou seda selvagem dão um ar romântico e imperfeito que apaixona.

Ficam ligeiramente enrugadas e lembram as cortinas de alguns castelos.

São ideais para ambientes muito clássicos.

Com borlas e não só para quartos de crianças

Outra tendência em cortinas são aquelas com borlas por toda a borda.

São bastante informais e descontraídas. Em ambientes com um estilo clássico ou moderno, é melhor evitá-las.

Para ambientes como a sala de estar ou os cômodos principais, o ideal é que as borlas tenham a mesma tonalidade da cortina. No entanto, se as queremos para o quarto das crianças, ficará perfeito se as borlas forem coloridas.

Conclusão

Como você pode ver, existem muitas tendências em cortinas. Dessa forma, você terá muitas opções.

Como sempre dizemos, todo processo de decoração também envolve criatividade, por isso, se você tiver uma ideia para tornar suas cortinas únicas, vá em frente!

Você poderá experimentar colocar outro tipo de fixação como algum tronco fino de madeira; essa opção ficará ótima em decorações rústicas.

Também poderá pensar em outro tipo de abraçadeira, como um cinto. Sem dúvida, atrairá a atenção de todos os seus convidados.