Vantagens e desvantagens das bancadas de granito na cozinha

28 de agosto de 2019
O granito é um dos materiais mais utilizados para bancadas de cozinha. Por isso, vamos falar hoje das vantagens e desvantagens das bancadas de granito.

As bancadas de granito são sempre um dos principais candidatos a ocupar espaço em qualquer cozinha. É um material que não sai de moda e é continuamente renovado, mantendo todas as suas vantagens. Como nenhum material é perfeito, também apresenta algumas desvantagens.

Neste post, analisaremos todas e cada uma das vantagens e desvantagens de bancadas de granito na cozinha para ajudá-lo a escolher a melhor opção.

Vantagens das bancadas de granito

Se o granito se caracteriza por algo, definitivamente é por ser um material com múltiplas vantagens. É por isso que, durante décadas, tem sido utilizado para cobrir as bancadas de muitas cozinhas. É um material que se renova em relação aos seus designs e, com o passar do tempo, continua plenamente atualizado. Além disso, é um dos materiais mais procurados pelos clientes.

1. Um material muito resistente

Pia de granito

A principal vantagem de uma bancada de granito é a sua resistência. Portanto, essa qualidade é fundamental na escolha do material de uma bancada. Saber que podemos trabalhar com total conforto é fundamental para que nos sintamos à vontade na nossa cozinha.

As bancadas em granito resistem a golpes e arranhões sem qualquer problema. Dessa forma, elas permanecerão intactas anos depois de terem sido instaladas. Esta qualidade é muito importante, pois nem todos os materiais de bancada a possuem.

2. Não é afetado pelas altas temperaturas

Ilha com superfície de granito

Que as bancadas de granito são resistentes às altas temperaturas é um aspecto a se considerar e, em muitos casos, chega a ser decisivo para a escolha deste tipo de material. Ou seja, a ideia de saber que nada acontece, mesmo que você apoie um material quente na bancada, traz muita tranquilidade.

3. Fácil de limpar

Bancadas de granito para a cozinha

Outro aspecto a ser levado em conta é a facilidade de limpeza. Uma mistura de água com sabão é suficiente para que fique perfeito. Além disso, eles não tendem a manchar muito, então uma limpeza regular será suficiente. Quando se trata de enxaguar, basta usar água para remover o sabão e os restos de sujeira.

Sempre pode haver algumas manchas particularmente complicadas, no entanto, geralmente não é necessário esfregar com muita força. Tudo isto faz das bancadas de granito um material perfeito para a nossa cozinha parecer sempre limpa com pouco esforço.

4. Cada design é único

bancada de cozinha com superfície de granito personalizada

O granito é formado pela mistura de vários minerais como feldspato, mica ou quartzo. É por isso que o resultado são bancadas totalmente diferentes, ou seja, nunca haverá dois modelos idênticos. Além disso, cada vez mais têm sido procuradas superfícies de granito de cor única.

Há uma grande variedade de tonalidades que variam desde as opções mais clássicas até as mais arriscadas. Com certeza você encontrará a cor que está procurando e que combina perfeitamente com a sua cozinha.

Desvantagens das bancadas de granito

Como não poderia ser de outra forma, as bancadas de granito também têm algumas desvantagens. No entanto, como você vai perceber, elas não são muito numerosas.

1. Não está ao alcance de todos os bolsos

Cofre em formato de porco.

Talvez a principal razão pela qual muitos compradores optem por outro material seja o preço. É verdade que o granito não é a opção mais barata se compararmos com outros, como madeira ou aglomerado. Entretanto, devemos considerar que os benefícios nem se comparam, já que o granito tem mais vantagens.

Entenda que vale a pena fazer um pequeno investimento em uma bancada de granito. A longo prazo, ele é muito mais lucrativo, já que a sua vida útil é muito maior do que a de outros materiais mencionados anteriormente.

2. Alguns produtos de limpeza podem danificá-lo

Produtos de limpeza para bancadas de granito na cozinha

O principal aviso que todos os vendedores fazem aos seus clientes que acabaram de comprar uma bancada de granito é sobre a limpeza. Como dissemos antes, uma mistura de água com sabão é suficiente para remover as manchas e recuperar o brilho.

Alguns produtos de limpeza mais agressivos podem danificar a camada mais superficial do granito. Como consequência, o brilho e parte das qualidades deste material podem ser perdidos.

Conclusão sobre as bancadas de granito

Depois de fazer essa análise sobre as vantagens e desvantagens das superfícies de granito, a conclusão é clara. O granito é um material a se considerar e uma das melhores opções ao escolher uma futura bancada.

É verdade que ele possui algumas desvantagens, mas elas não são nada comparadas às vantagens do material. Por sua resistência, durabilidade, estética e facilidade de limpeza, as bancadas de granito são uma das melhores opções que o mercado tem atualmente.