O que você deve considerar para mudar a cozinha de lugar

· 3 de março de 2019
Se você está pensando em mudar a cozinha de lugar, então terá que levar vários aspectos em consideração. No artigo a seguir, lhe daremos mais informações.

Muitas vezes, quando planejamos reformar a nossa casa, pensamos entre outras coisas, em mudar a cozinha de lugar.

Embora seja um pouco complicado, isso não significa que seja impossível. No caso dos banheiros, acontece algo parecido. O problema é que nem todas as áreas da nossa casa serão adequadas para abrigar a nossa nova cozinha.

Isso acontece porque temos que levar em conta uma série de aspectos indispensáveis para que assim possamos continuar com a nossa reforma.

Além disso, temos que pensar que haverá mais áreas da casa nas quais teremos que fazer certas obras, pois levaremos alguns cabos pelo teto, piso ou então paredes. Portanto, será preciso derrubar parte das paredes, pisos ou azulejos. Mas ainda que seja um pouco trabalhoso, isso poderá ser feito com sucesso.

Por isso, a seguir mostraremos alguns dos aspectos que você deverá considerar antes de começar a mudar a cozinha de lugar.

Licenças e/ou autorizações

Em primeiro lugar, você deverá consultar quais são as licenças necessárias para iniciar as obras. Para isso, vá até a prefeitura da sua cidade, pois elas podem variar um pouco dependendo da cidade na qual você mora.

Licenças e/ou autorizações

Assim, você ficará sabendo quais documentos deverá apresentar, bem como quais são as taxas relevantes. O mais comum é ter que apresentar um projeto técnico onde fique claro o que se pretende fazer.

Além disso, pense que é preciso levar em conta que existem algumas medidas mínimas para a cozinha, o que é regulado por determinadas normativas. Claro, isso depende um pouco de cada cidade.

Por outro lado, você também precisará de outra permissão caso precise de uma caçamba para entulho, visto que ela ocupará parte da via pública.

Finalmente, também é preciso levar em conta se você mora em um prédio com outros vizinhos. Em caso afirmativo, você deve consultar o conselho de proprietários, ainda que as obras não afetem as áreas comuns do edifício. Se a estrutura da sua casa será afetada, você deverá avisar. Caso contrário, o conselho poderia apresentar uma denúncia.

Instalações específicas de água e gás

Por outro lado, você não deve se esquecer das torneiras de água fria e quente, as calhas e, além disso, das saídas de água e de fumaça.

Quanto às tomadas, você deverá levar em conta qual é a localização atual, para conectá-las sem grandes problemas.

Instalações específicas de água e gás

Pense em quais eletrodomésticos e elementos da cozinha há ralos de escoamento de água: pia, máquina de lavar roupa, lava-louças, etc. Nos banheiros acontece o mesmo com a pia, o chuveiro ou o bidê.

Devemos conduzir os resíduos para as calhas mais próximas. Para chegar até elas, os canos devem passar pela parede e pelo piso. Obviamente, quanto menos distância tiverem que percorrer, melhor. As instalações para o saneamento dos edifícios são fundamentais.

Você também deverá pensar na conexão de gás para o aquecedor, fundamental tanto para a questão da água quente quanto para a calefação. E a mesma coisa acontece com a saída de fumaça pelo exaustor. É uma questão muito importante que, além disso, também vai encarecer as reformas.

Sem dúvida, a melhor coisa seria ter uma equipe de profissionais desde o início. Assim, eles o orientarão caso a reforma pretendida seja viável.

Trocar a cozinha de lugar: as tomadas elétricas

Quanto a este último aspecto, pense que é na cozinha onde costuma estar a maior parte das instalações da casa. Vamos pensar nas tomadas do forno e do micro-ondas, da placa de vitrocerâmica, da geladeira, da máquina de lavar roupa, da máquina de lavar louça, etc.

Mude a cozinha de lugar: tomadas de energia

Portanto, a cozinha é um lugar onde precisaremos de muitos plugues. É algo muito importante para levar em consideração nas reformas das cozinhas.

Além disso, devemos cumprir os regulamentos em vigor em todos os momentos. Como consequência, quando vamos morar em casas muito antigas, somos obrigados a trocar completamente a estrutura elétrica.

Conclusão

Como você pode ver, mudar a cozinha de lugar é algo que leva tempo e que pode se tornar mais caro, por isso é melhor que você o faça com muita tranquilidade. Além disso, recomendamos contar com a ajuda de profissionais, assim tudo será um pouco mais fácil.