Madeira: o material que chegou para ficar

27 de março de 2019
Você gosta de madeira? Neste artigo falaremos sobre os seus cuidados, seus acabamentos e tendências.

Se há um material pelo qual nutrimos uma paixão por séculos, esse material é a madeira. Ela acompanha o homem desde os seus primórdios, conferindo forma às suas armas, casas, móveis, etc. E continua sendo um dos nossos materiais prediletos graças ao calor que proporciona, à versatilidade e à beleza que resulta de qualquer um dos seus acabamentos.

Tipos de madeira

Madeiras macias

Esse tipo de madeira é obtido a partir de árvores de crescimento rápido e são aquelas utilizadas com mais frequência, já que são resistentes, flexíveis e o seu preço é acessível. Alguns exemplos dessas madeiras são o pinus, o cedro e o abeto.

Madeiras duras

Nesse caso, trata-se de madeiras que são provenientes de árvores de crescimento lento, o que faz com que sejam mais caras, já que é preciso esperar mais tempo para cortá-las. O seu uso é destinado à fabricação de móveis de alta qualidade, assim como de utensílios e objetos de decoração. Entre as madeiras duras favoritas estão o mogno, a teca, o carvalho e a oliveira.

painéis de madeira

Acabamentos utilizados na madeira

Um dos acabamentos mais comuns é o envernizado, que além de dar um aspecto muito característico protege a madeira da umidade e dos raios ultravioleta. Ele é ideal para pisos com verniz destinados a áreas úmidas, como os banheiros, as varandas e alpendres.

A madeira natural, ou raw wood, tornou-se uma das principais tendências nos últimos anos. Podemos encontrá-la em acessórios ou móveis cheios de personalidade que, acima de tudo, conseguem respeitar as suas imperfeições, além de transmitirem beleza a partir delas.

Os corantes, diferentemente das tintas, conseguem preservar os veios naturais da madeira, dando-lhe um toque pessoal.

A madeira de reaproveitamento é aquela que chega às praias, desgastada e branqueada; é um recurso natural que o mar empurra na direção do litoral e que pode ser reaproveitado para lhe dar um uso decorativo.

O efeito desgastado faz com que os móveis adquiram um aspecto envelhecido. Dessa forma, com a ascensão do vintage, tornou-se uma das técnicas que está na moda atualmente. Consiste em eliminar a tinta de uma superfície de maneira que pareça que a tinta se desgastou com o passar do tempo.

tábuas de madeira nas paredes

Como cuidar da madeira

Portanto, como parte dos cuidados diários, você deve evitar que a poeira e as partículas grudem na madeira, e para isso nada melhor do que um pano seco ou um espanador.

O azeite de oliva ou a cera de abelha são ideais para o cuidado das madeiras naturais. Você pode aplicar uma camada de alguma delas uma vez por mês para que se mantenham hidratadas.

Se a sua cozinha é de madeira, ela poderá ficar engordurada. Existe uma solução perfeita para eliminá-la sem causar danos à sua cozinha: o vinagre branco. Umedeça um pano seco e limpo e esfregue-o sobre a superfície.

Em seguida, enxague com água quente e seque. É possível que você perceba como no processo a superfície fica pegajosa: é a gordura se dissolvendo. Quando ela sai toda, a superfície fica lisa e reluzente.

A quantidade de resinas, taninos e óleos que compõem cada tipo de madeira as tornam mais duráveis. O mogno, a teca ou o carvalho são os mais adequados para a parte externa da casa.

Contudo, você deve protegê-los dos raios solares UV, que fazem com que eles percam a cor. Além disso, você deve protegê-los da umidade que favorece a proliferação de fungos. Aqui você encontrará algumas sugestões naturais para cuidar da madeira.

envernizar as tábuas

Tendências em madeira

Os móveis brancos combinados com a madeira natural se tornaram um dos protagonistas das casas mais hygge. O seu calor e rusticidade nos lembram o estilo nórdico e nos dão a possibilidade de brincar com o restante dos elementos decorativos, devido à sua versatilidade.

A madeira natural é outra madeira favorita nas casas, além de serem peças sem muito tratamento. Em suma: basta passar um pouco de verniz e você conseguirá conservar as suas formas, cores e imperfeições.

As paredes também se deixaram seduzir por esse material tão cativante. Dessa forma, podemos vê-lo cobrindo desde o piso até o teto ou somente meia parede com sancas. Se você combinar a madeira com alguma cor, ficará maravilhoso.

Agora que você já conhece esse material a fundo, os diferentes tipos que existem, como você deve cuidar dele e as tendências que existem, estamos certos de que você se deixará seduzir pelo seu encanto.