Características dos pisos de terrazzo

13 de fevereiro de 2020
Graças ao retorno das tendências passadas, temos a sorte de redescobrir novas fórmulas de decoração. Por isso, hoje mostraremos as características dos pisos de terrazzo.

Assim como no mundo da moda, no design de interiores também é muito frequente que as tendências passadas retornem. Por isso, se você quer conhecer todas as características dos pisos de terrazzo, não perca este artigo.

Estamos falando de um material de grande relevância para o mundo da decoração. Ele geralmente é encontrado revestindo o piso de grandes áreas, mas também é muito comum vê-lo em outros locais: paredes, bancadas, prateleiras, etc.

Provavelmente, o seu retorno ao mundo da decoração se deve à sua grande capacidade para se adaptar a qualquer espaço, já que esse material acrescenta um toque de elegância e originalidade a qualquer ambiente. Podemos afirmar que ele atua como um toque de cor no espaço.

O que é piso de terrazzo?

Características dos pisos de terrazzo

Banheiro com terrazzo / hola.com

Você provavelmente já viu esse colorido em vários lugares, principalmente em centros comerciais, mas o que é exatamente o terrazzo? Trata-se de um material homogêneo composto de muitos fragmentos de todos os tipos: mármore, vidro, pedras ou granito. Por sua vez, eles são aglutinados com algum tipo de argamassa.

Atualmente, o terrazzo é uma técnica muito complexa. Ele pode ser feito com uma infinidade de materiais. No entanto, a sua origem é um pouco mais simples. O terrazzo foi encontrado pela primeira vez na Itália do século XVI. No início, era feito com os fragmentos dos mármores que sobravam de outras construções.    

Embora a técnica original seja a mesma, ela foi incrementada com a incorporação de diferentes materiais. Ao personalizar as cores e manchas no terrazzo, encontramos uma ampla gama de possibilidades de design que se adaptam a qualquer estilo.

A elegância da cor nos pisos de terrazzo

 terrazzo

Amostras de terrazzo / m.terrazzomosaic.com

Os pisos de terrazzo são a melhor escolha se quisermos que o foco de atenção da nossa decoração sejam as cores. A originalidade do seu design nos permite criar espaços únicos, onde elegância e ousadia são igualmente combinadas.

Por podermos escolher os materiais e cores, a variedade do design é quase infinita. Dessa forma, obtemos um piso único, no qual a paleta de cores é a grande protagonista. Além disso, também podemos criar designs personalizados.

Este recurso é fantástico para trazer um toque de suavidade a espaços de design frio e moderno, incorporando um certo calor visual, mas também é a melhor opção para dar um toque vintage.    

A durabilidade do terrazzo

Características dos pisos de terrazzo

Pisos de terrazzo / novenoce.es

Outra das principais vantagens dos pisos de terrazzo é a durabilidade. Atualmente, podemos encontrar pisos com mais de cem anos que parecem novos, graças à dureza desse material.

Essa característica é o que fez com que ele se tornasse o principal recurso para cobrir o piso de muitos espaços públicos, onde há um grande trânsito de pessoas.

A sua resistência se deve à junção dos cacos de pedra e vidro com resinas e argamassas. Esta combinação faz do terrazzo um material muito resistente. Além disso, como ele não possui uma cor homogênea, caso haja algum arranhão, ele ficará camuflado.

Uma limpeza muito simples para os pisos de terrazzo

Cozinha e banheiro decorados

Espaços / yellowtrace.com

Os pisos feitos com terrazzo estão entre os mais fáceis de limpar. Graças à sua textura manchada e à forte base do aglutinante, é muito difícil manchar esta superfície. Além disso, esse tipo de piso inclui um selante que o torna à prova d’água.

Portanto, para manter a limpeza diária desses pisos, não precisamos de produtos químicos caros, que também podem ser prejudiciais à nossa saúde. Basta um pouco de água e sabão com pH neutro para limpá-lo.

Terrazzo, um material sustentável

Escadas e piso decorados

Escadas e piso / divisare.com

Estes pisos são feitos com lascas de pedra, vidro, mármore ou porcelana recicladas e extraídas de outras construções. Isso implica em menos danos ao meio ambiente, uma vez que há uma redução da quantidade de resíduos.

Por outro lado, a sua instalação inclui uma forte selagem da superfície. Isso evita que qualquer tipo de alérgeno venha a aderir ao piso ou que o mofo se reproduza, tornando assim este material uma das opções mais saudáveis.

Portanto, podemos concluir dizendo que o terrazzo é uma boa opção para a casa, não apenas em termos decorativos, mas também pela própria resistência do material e, além disso, porque ele contribui de forma eficiente com a natureza.

  • Jiménez, E. C.: Limpieza, tratamiento y mantenimiento de suelos, paredes y techos, Madrid, Elearning, 2014.