Como ser criativo na hora de pintar diferentes superfícies

3 de fevereiro de 2019
Você quer usar a sua criatividade para pintar diferentes superfícies? Neste post daremos algumas ideias criativas para inspirá-lo.

Na hora de pintar, é preciso que tenhamos bem claro o que queremos decorar. Por isso, neste artigo lhe mostraremos como você poderá pintar diferentes superfícies. Além disso, também falaremos sobre diferentes técnicas que você poderá utilizar. Existe uma grande variedade de técnicas fáceis de aplicar com poucos materiais.

O mais importante é que você possa se expressar e embelezar os seus espaços com cores e texturas. Por isso, lhe daremos 7 dicas para ser criativo na hora de pintar diferentes superfícies.

Dicas para levar em conta na hora de pintar diferentes superfícies

Como já dissemos, com poucos elementos você poderá decorar a superfície desejada em sua casa. Dessa forma, você poderá pintar paredes, objetos decorativos e funcionais, móveis e muito mais. 

Pintar as paredes

Para pintar as paredes existe uma grande quantidade de técnicas fáceis que você poderá aplicar, adaptando o padrão, a textura ou o desenho às diferentes paredes de sua casa. Poderá combinar duas ou mais cores, aplicando texturas e desenhos a seu gosto.

1. Técnica half-painted

O estilo half-painted é uma técnica para pintar as paredes que é tendência atualmente. Trata-se de pintar a superfície das suas paredes pela metade, ou seja, utilizar uma cor clara de base na parte superior e pintar a metade inferior com uma cor escura. Assim, você poderá aplicar duas cores e decorar os seus espaços de uma forma muito original.

hora de pintar hal painted
Parede em half-painted / pinturasepanto.com

2. Textura nublada

Outra alternativa muito original é pintar as suas paredes com uma textura “nublada”. Para realizar essa técnica, você precisará escolher dois tons de uma determinada cor, um claro e outro escuro. Assim, você deverá aplicar o tom mais claro como base, cobrindo toda a superfície da parede. Deixe secar e, depois, pegue uma esponja ou um pano e molhe na tinta mais escura. Por último, comece a cobrir a superfície com pequenas batidas. O interessante deste acabamento é que seja possível ver a cor clara sob a textura mais escura.

Além disso, se você preferir, poderá inverter a paleta de cores e utilizar o tom escuro por baixo e o claro por cima. Um exemplo muito bonito é utilizar um cinza médio como base e fazer aplicações de sua textura em branco ou cinza claro. Teste várias opções de cores e verá como seus espaços ficarão bonitos.

3. Pinceladas desordenadas

Outra textura interessante na hora de pintar diferentes superfícies são as pinceladas desordenadas aplicadas com um pincel de tamanho médio. Trata-se de misturar um tom de uma determinada cor com um pouco de branco e não os misturar totalmente. Assim, você verá como as linhas do pincel ficam na superfície de maneira irregular. Você poderá criar uma textura muito interessante nas paredes da sua casa.

hora de pintar pinceladas

4. Textura manchada

Agora vamos lhe apresentar a textura manchada nas paredes. Trata-se de aplicar em diferentes seringas, diferentes tons de tinta. Primeiro, você deverá escolher um tom base para as suas paredes, que poderá ser branco ou bege, por exemplo. Depois, esvazie o conteúdo de cada uma das seringas, uma ao lado da outra, desde a parte de cima da parede. Você verá como os tons escolhidos vão começar a escorrer em linhas verticais e irregulares. Deixe secar e você terá feito, assim, uma parede colorida muito criativa. Além disso, essa técnica divertida poderá ficar muito bem em quartos infantis.

5. Padrões geométricos com fita adesiva

Essa última alternativa na hora de pintar as suas paredes de forma criativa são os padrões geométricos. Você só precisará de uma fita adesiva e tinta para paredes nas cores desejadas. Você deve colar a fita na superfície, criando figuras geométricas. Deixe a sua imaginação voar e misture linhas retas, diagonais e crie intersecções divertidas. Assim, você terá espaços diferentes. Pinte cada um deles com os tons desejados e, quando secar, retire as fitas.

Pintar objetos

Você não deve pintar somente as paredes com essas técnicas originais e práticas. Também é possível pintar outros elementos como móveis, objetos decorativos e muito mais.

hora de pintar objetos

6. Frascos de vidro

Pegue vários frascos de vidro que você tenha em casa. Depois, escolha uma ou várias cores de tinta e despeje em um recipiente fundo. Assim, você poderá mergulhar a base dos seus frascos na tinta e incliná-los, para dar mais irregularidade. Dessa maneira, você terá uma linda e simples decoração para os seus frascos de vidro.

7. Taças

Você também poderá pintar taças e louças nas cores e materiais desejados. Se você possui taças brancas, por exemplo, é possível criar lindos desenhos na sua superfície exterior. Você só precisará de um pincel de ponta fina. Pinte e crie belos desenhos em todas as taças, renovando assim a sua louça.

Como você pode ver, existe uma grande variedade de estratégias e formas que podemos utilizar na hora de pintar. Além disso, você poderá combinar várias técnicas e pintar as diferentes superfícies como preferir. Escolha a alternativa que mais lhe agrada e pinte os seus espaços e objetos com muito estilo.