Pneus e rodas para criar lindos móveis

· 15 de dezembro de 2018
Ao invés de comprar móveis novos, muitas pessoas optam por fazer os seus próprios móveis, a partir de diferentes objetos. Neste artigo mostraremos o que você poderá fazer com pneus e rodas.

Os móveis podem ser fabricados a partir de objetos em desuso de todos os tipos. Um dos mais chamativos ​​e, sem dúvida, mais originais, são pneus e rodas. Com eles, pode-se conseguir peças úteis e atraentes, com a sua própria ‘marca’.

Dependendo do país, esse objeto pode ter uma denominação ou outra e, portanto, pode ser um pouco confuso no momento de fazer a sua identificação corretamente. A verdade é que a palavra “roda”, na verdade, designa a parte metálica central da roda de um veículo, sobre a qual o pneu é montado.

Por outro lado, entende-se por “pneu” a peça feita de borracha, que é colocada ao redor da roda, para que o veículo possa se movimentar.

A seguir, apresentaremos algumas ideias para você criar os seus próprios móveis a partir de pneus e rodas, dois materiais que, uma vez que recebem uma segunda utilidade, têm muito a proporcionar, tanto em interiores quanto exteriores.

Pneus e rodas para criar lindos móveis

Os móveis feitos com rodas

As rodas podem ser feitas de diversos materiais: aço, alumínio, magnésio, ligas ou fibras de carbono. Cada um desses materiais tem um aspecto diferente, que, se você souber aproveitar, poderá ajudá-lo a obter peças relacionadas a um determinado estilo decorativo.

Por exemplo, as rodas com um aspecto mais desgastado podem ser incorporadas em decorações grunge, ou vários estilos retrô e rústico. Por outro lado, as rodas cromadas, com um acabamento muito polido e brilhante, podem funcionar melhor em estilos mais modernos.

Devido a sua forma circular, quando as rodas são mantidas inteiras, podemos criar móveis que se tornarão, acima de tudo, mesas e assentos. No entanto, há aqueles que têm mais habilidade manual e conseguem dar um passo além; incorporam rodas cortadas às suas prateleiras ou estantes.

Móveis feitos com pneus e rodas

Para dar às mesas um toque curioso e exibi-las em grande estilo, podemos colocar sobre ela uma lâmina de vidro temperado e uma base de madeira. Em conjunto, o vidro, o metal e a madeira resultam em um objeto muito atraente e visualmente equilibrado.

Algumas pessoas decidem criar as suas mesas com superfícies feitas de cortiça, madeira ou aço, fabricadas sob medida. No entanto, nesses casos, a roda fica semi-oculta. Podemos então adicionar uma base chamativa, que pode ser, inclusive, um pneu.

Quando se criam assentos a partir de rodas, eles exigem uma base firme, mas que também seja confortável. Por outro lado, é fundamental adicionar uma almofada macia e suave para que fiquem confortáveis.

Há pessoas que, embora criem bancos baixos com rodas, preferem utilizá-los com um propósito exclusivamente decorativo. Uma ideia que parece ótima nesses casos, é colocar em cima dos bancos, um tapete de pelo sintético. 

Podem ser utilizados pneus de carros, bicicletas e outros veículos. Nesse sentido, tudo vai de acordo com a própria criatividade.

Móveis feitos com pneus

Assim como acontece com as rodas, podemos criar assentos e mesas com pneus. Em geral, quando os pneus são deixados completamente expostos, os móveis são utilizados para exteriores, enquanto que, quando ficam camuflados com outros materiais, geralmente são utilizados na decoração de interiores.

Com um único pneu, é possível criar mesas de café muito bonitas, por exemplo. E vale destacar que existe a possibilidade de adicionar a estas mesas uma base com pés, feitos de madeira ou outros materiais, para lhes dar um pouco de altura.

Decorar utilizando moveis feitos com pneus e rodas

Em relação aos assentos, estes podem ser muito variados; desde pequenos sofás, poltronas, cadeiras da mesa de jantar, bancos e até pufes

Quando são revestidos de juta e outros materiais de origem vegetal, os móveis feitos com pneus ficam realmente espetaculares. E eles não têm que acompanhar, de forma obrigatória, um estilo rústico ou country; também podem ser incorporados em decorações de estilo escandinavo, minimalista, entre outros.

Conclusão

Atualmente as pessoas buscam produtos que façam parte de um consumo sustentável, ou seja, que utilizem materiais reciclados. Os pneus e as rodas são dois materiais que ajudam a gerar um maior interesse e que, por sua vez, proporcionam um outro tipo de textura à decoração. É importante levar isso em conta, pois permite aproveitar melhor as peças criadas a partir desses materiais.