Cerâmica colorida para o piso
A aplicação cromática que fazemos em casa pode ser trabalhada a partir de diversos aspectos. Geralmente nos concentramos nas paredes, nos móveis e na decoração, mas também existe outra opção muito interessante: a cerâmica colorida para o piso.
Os materiais geralmente utilizados para o piso são principalmente a madeira e a cerâmica. Ambas contribuem esteticamente para os interiores, favorecendo a relação com os outros recursos e participando na harmonia do todo.
A inovação geralmente vem através das tonalidades utilizadas. Elas servem para definir um ambiente; porém, a particularidade é que a percepção visual recebida de baixo passa a ser um suporte para toda a decoração do espaço.
Por que usar cerâmica colorida?
Em uma casa, temos a oportunidade de aplicar recursos que ajudam a valorizar a imagem interna. Se nos limitarmos a repetir os padrões do passado, então não progrediremos de forma alguma. A ideia é que sejam descobertas novas fórmulas para tornar os espaços mais dinâmicos.
A cerâmica é um componente que oferece resistência à passagem do tempo e uma aparência que pode ser muito interessante. Sem dúvida, é uma boa aposta, não só pela dureza do material, mas também pelas possibilidades que apresenta.
Além disso, encontramos diferentes modelos e padrões como, por exemplo, os ladrilhos hidráulicos. Desta forma, se a nossa casa possui um estilo específico, é hora de reforçar a harmonia cromática e promover o diálogo estético.
Se tivermos dúvidas sobre o tipo de piso a ser colocado, existe uma grande variedade de pavimentos.
4 tipos de cerâmica colorida
No mercado, podemos encontrar inúmeros tipos e texturas, tanto em cores lisas quanto com estampas. Antes de fazer a escolha, devemos descobrir os 4 formatos que estão sendo cada vez mais utilizados no design de interiores:
- Os ladrilhos conhecidos como “grés” estão tendo muita demanda. Podem ser encontrados em diferentes tonalidades, mas a gama de tons terrosos é a que tem maior aceitação. Traz um toque aconchegante e rústico ao local, sendo útil para terraços, cozinhas e banheiros.
- É possível que a cerâmica tenha uma certa aparência de madeira. No fundo, trata-se de uma ilusão de ótica. O tom neutro acinzentado é muito recorrente, mas não devemos nos esquecer da variedade de beges, imitando o parquet.
- Para os mais ousados, existem pisos de tons intensos: vermelho, amarelo, turquesa, etc. Obviamente, este tipo de piso adquire um protagonismo singular e condiciona o ambiente do local e o tipo de decoração no seu entorno.
- Outra possibilidade é o grés porcelanato com aparência de mármore. Apresenta um aspecto esmaltado, muito apropriado para espaços mais luxuosos ou de estilo clássico. Pode ser encontrado em diferentes gamas de castanho, verde, azul, tons escuros, etc.
O que a cerâmica colorida nos oferece?
O grau de inovação é alcançado quando conseguimos trazer um conteúdo diferente e único. No entanto, é muito fácil cometer erros. Simplesmente por não termos escolhido o tipo de piso corretamente, podemos produzir uma grande dissonância estética.
Uma das vantagens da cerâmica colorida é que ela se confirma como mais um recurso na decoração. Ou seja, não passa despercebida e contribui, juntamente com os outros elementos decorativos, para gerar um ambiente distinto e acolhedor.
Por outro lado, uma das maiores desvantagens é que ela vai condicionar completamente o espaço. Sem dúvida, a influência é notória e, se não coordenarmos bem os recursos, chegaremos a um estado de tensão, desconforto e estridência.
A escolha da cor dos pisos deve ser cuidadosamente estudada.
Compra e aquisição do produto
Na internet, há uma grande variedade de sites de empresas que se dedicam ao mundo da cerâmica. Esta é uma ferramenta útil que permite a rápida circulação das informações; assim, o cliente pode ter o primeiro contato sem sair de casa.
Apesar disso, é conveniente ir até o estabelecimento para verificar como é o material, quais as qualidades que possui e para ver a cor ‘in situ’. Afinal, não é a mesma coisa contemplá-la através de uma tela do que percebê-la diretamente com a luz natural.
Em suma, antes de prosseguir com a compra, devemos saber quais são as características desse tipo de piso, o que ele pode nos oferecer e, principalmente, construir uma imagem visual do local onde ele será colocado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gilliatt, Mary: El libro de la decoración, Círculo de lectores, 1987.