Razões para colocar um tapete na sala de jantar

· 9 de janeiro de 2019
A seguir, explicaremos quais são as razões para colocar um tapete na sala de jantar, quais são os truques para escolher o mais indicado e outros detalhes interessantes.

Enquanto algumas pessoas decidem decorar sem muitos artifícios ou quase nenhum, no mais puro estilo minimalista ou escandinavo, outros gostam de introduzir determinados elementos e, portanto, decidem incorporar um tapete na sala de jantar.

Devemos lembrar que a sala de jantar é um ponto de encontro tanto para os habitantes da casa quanto para os convidados. Portanto, está exposto ao olhar de várias pessoas. Nesse sentido, a decoração adquire não apenas uma função estética, mas também uma forma de cortesia.

Um bom anfitrião irá procurar fazer com que seus convidados se sintam bem acolhidos dentro de sua casa. Por isso, o espaço deve ter uma certa capacidade de transmitir aconchego através da decoração.

Razões para colocar um tapete na sala de jantar

Um tapete é um acessório cuja função é, acima de tudo, dar destaque ao espaço. Em outras palavras, ajuda a:

  • Dividir os ambientes, ao cobrir um espaço do chão.
  • Criar um ambiente mais acolhedor e, com isso, transmitir uma sensação mais caseira, em linhas gerais.
  • Vestir cômodos, ao proporcionar cor, textura e gerar interesse visual. Essa é a principal razão pela qual esse elemento é usado, tanto na sala de jantar quanto em qualquer outro lugar da casa.

tapete na sala de jantar

Outra razão pela qual geralmente se coloca um tapete na sala de jantar é para proteger os pisos de madeira de arranhões. O que se quer evitar a todo custo, é o desgaste causado pelo arrastamento das cadeiras e pelo próprio tráfego de pessoas.

E, além disso, os tapetes na sala de jantar também ajudam a amortecer o eco dos cômodos vazios e o barulho dos pés quando há visitantes nesta área. Sem dúvida, algo muito conveniente para quem mora em apartamentos, já que a acústica costuma ser um elemento importante.

Dicas para escolher o melhor tapete

  • O tapete deve ter, em relação a cada lado da mesa, um comprimento superior a 60 centímetros. Dessa forma, haverá espaço suficiente para mover as cadeiras ao sentar e levantar, sem tropeçar no tapete. No entanto, não exagere com as medidas, a ideia não é cobrir todo o piso da sala.
  • Evite o branco e as cores claras porque elas refletem facilmente a sujeira.
  • Se as cadeiras da sala de jantar tiverem um assento coberto de tecido, é melhor manter o mesmo estilo no tapete para que o conjunto pareça harmonioso. Caso seja um revestimento de uma única cor, o tapete deve ter uma certa relação com esse tom.
  • Evite estampas exageradas se o restante do espaço tiver acessórios chamativos.

tapete na sala de jantar

  • Não se deve colocar tapetes de tecido macio, pois eles são um ímã para migalhas e outros restos de comida que podem cair no chão. É melhor escolher tapetes de pelos curtos e lisos sem muito volume.
  • Se a sala de jantar for quadrada, é melhor colocar um tapete do mesmo formato. O mesmo se aplica às salas de jantar retangulares, ovais e redondas. A ideia é fornecer uma sensação de ordem através da repetição de geometrias.
  • Caso o tapete tenha sido um dos primeiros elementos selecionados para o espaço, pode ser tomado como base para desenvolver o estilo decorativo.
  • Se não houver nenhum tipo de estampa na sala de jantar, coloque um tapete estampado para dar um toque diferente.

Os melhores materiais

Hoje em dia, o polipropileno é um dos materiais sintéticos mais escolhidos; especialmente pela facilidade que oferece quando se trata de limpeza e resistência. Quanto ao seu design, estes são muito variados, por isso não há necessidade de se preocupar com o fato de que o material possa limitar as suas opções.

Por essas mesmas características, tapetes de carpete também são os mais escolhidos. Cabe destacar que estes têm como característica particular a sua excelente absorção de umidade em caso de derramamento de líquidos ou refeição.

tapete na sala de jantar

Os tapetes de fibra sintética oferecem uma alternativa adequada para pessoas alérgicas, uma vez que repelem o acúmulo excessivo de pelos, poeira e outros agentes potencialmente prejudiciais. Em alguns casos, como tapetes feitos de vinil, o material repele completamente a sujeira.

Para considerar

No caso de ter filhos e animais de estimação em casa, talvez não seja uma boa ideia colocar um tapete na sala de jantar. Não só por questões de limpeza e manutenção. Mas pela possibilidade de as crianças tropeçarem constantemente no tapete ao passar ou ao colocar e retirar a cadeira.

Isso não significa que você não pode tentar encontrar uma opção que funcione e se adapte às necessidades da casa. É tudo uma questão de considerar as dicas mencionadas anteriormente e olhar várias opções antes de escolher um tipo específico.